'
sábado, 31 de outubro de 2009
ABAETETUBA PODERÁ TER ESTÁDIO RECONSTRUÍDO OU MESMO UM NOVO ESTÁDIO
Postado por Edu Valente às 10:36 0 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Política
VISANDO 2010, ANA JÚLIA AFIRMA TER REATADO ALIANÇA COM JADER BARBALHO
A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), disse ter reatado a aliança com o deputado federal e presidente estadual do PMDB, Jader Barbalho. Reclamando de falta de espaço, o PMDB entregou a Secretaria de Saúde à governadora há cinco meses.Mas, em entrevista ao programa Roda Viva, na TV Cultura, ela contou que os dois se reuniram. "Os entendimentos são para que formemos um único palanque no Estado do Pará", disse Ana Júlia, que fez questão de ressaltar que o PMDB ainda participa de seu governo e admitiu que precisa do partido para governar.À saída da entrevista, Ana Júlia disse que Jader pretende concorrer ao Senado no ano que vem. Segundo petistas, a idéia foi objeto de conversa entre ele e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).Peemedebistas, no entanto, insistem para que ele concorra ao governo. A governadora disse que, após a ruptura, foi vítima de ataques dos meios de comunicação da família Barbalho. Mas exaltou o tamanho do partido no Pará e no Brasil.
Postado por Edu Valente às 10:33 2 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Política
domingo, 25 de outubro de 2009
JUSTIFIQUE AQUI SUA RESPOSTA PARA A ENQUETE!
'
'
------------- Fique a vontade! O Espaço é todo seu!
'
'
PS: Uma pequena correção gramatical na enquete: ao invés de "quanto as sua função social", leia-se "quanto a sua função social", no singular. Erro de digitação. Acontece.
Postado por Edu Valente às 16:20 14 comentários
FAZENDO BONITO!
'
O Folha de Abaetetuba está perto da marca de 20 mil acessos. Já estamos contabilizando mais de mil acessos semanais. Logo, logo chegaremos nesta e noutras marcas!
Obrigado aos Leitores pela valiosa participação e contribuição, que faz do Folha o Blog da comunidade abaetetubense.
PS.: Vamos aumentar o número de seguidores do Blog. Inscreva-se aí do lago esquerdo! Não custa nada, é rapidinho! Boa leitura.
Postado por Edu Valente às 16:11 5 comentários
Marcadores: Folha de Abaetetuba
RESULTADO DA ENQUETE: DEU "ÁGUA PARA TODOS!"
'
Votaram na enquete 56 Leitores do Blog. Agradecemos a participação de todos.
Está dado o RECADO às autoridades: Água Potável é a prioridade para a Zona Urbana!
Postado por Edu Valente às 15:46 0 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Enquetes
QUANDO VAMOS APRENDER A LIÇÃO?
Eis que a foto acima mostra o anoitecer na orla de nossa cidade. Um anoitecer hoje obscuro. Esta mesma orla, no calar da noite, torna-se um verdadeiro antro de prostituição, inclusive com muitas adolescentes sendo vítimas de quem se aproveita da pobreza e da miséria para lucrar. No local, em meio à prostituição e as drogas, muitas (os) jovens perdem qualquer resquício de esperança e futuro digno e humano.
As autoridades governamentais e civis organizadas: Providências! Abaetetuba necessita apagar de vez está imagem que não faz jus a grande maioria de nosso povo.
'
'
Postado por Edu Valente às 15:40 4 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Denúncias, Abaetetuba - Violência
IMPUNIDADE E CADEIA NOVA MARCAM DOIS ANOS DO CRIME CONTRA MENINA VIOLENTADA
'
Dos 12 acusados de violentar uma menina ninguém foi responsabilizado; governo do Estado incluiu garota e familiares em programa de proteção.
Há dois anos uma menina de 15 anos era presa e mantida durante 26 dias numa cela de homens em uma cadeia, onde foi violentada. Policiais e até mesmo uma juíza sabia do crime. Ninguém foi punido pela Justiça até agora. A solução do governo do Pará, para o caso foi incluir a garota e sete parentes dela em programas de proteção de testemunhas e colocar abaixo a cadeia em que ela ficou. No lugar, a governadora inaugurou na manhã de sexta-feira (23) um complexo da Polícia Civil, com delegacia e serviços administrativos.
L.S.P. foi presa no dia 21 de outubro de 2007 por suspeita de roubo. No momento da prisão, ela estava sem documentos e foi identificada como maior de idade. Mas, na verdade, a jovem contava com apenas 15 anos. Como a cadeia para onde foi levada, em Abaetetuba, não tinha cela para mulheres, a menina ficou detida com os homens. Durante a prisão, que durou até 14 de novembro, ela sofreu violência sexual. Atualmente, mora em Brasília, segundo o Tribunal de Justiaça do Pará, e sua identidade e localização são mantidos em segredo.
Clarice Maria de Andrade, juíza de Abaetetuba à época, é investigada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por dois motivos: saber que uma menor estava presa com homens e não tê-la tirado de lá e elaborar suposto documento falso enviado à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Pará se explicando. Ela pediu para ser transferida e, hoje, atua em Castanhal (PA). A fonte da informação não conseguiu localizá-la para comentar o assunto.
O caso ganhou repercussão internacional e chocou autoridades. A presidente da OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil), Angela Sales, disse que o processo criminal deveria ser acelerado.
- É lamentável. O processo deveria andar mais rápido e é o Ministério Público quem deveria agir.
Após saber do que aconteceu, a promotora de Justiça de Abaetetuba à época, Ana Carolina Vilhena Gonçalves, abriu investigação. O resultado disso foi a denúncia oferecida em junho de 2008 contra 12 pessoas, entre elas, agentes carcerários e policiais civis. Ana Carolina diz que a ação já deveria ter sido julgada, mas que acabou atrasando, segundo ela, por causa de trâmites do processo. Hoje um outro promotor acompanha os depoimentos.
Questionado se a sociedade não deveria ter uma resposta passados dois anos, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Flávio de Melo Figueiredo, disse ao site que “em termos de ações do governo do Estado existem bastantes argumentos [respostas] nesse sentido”. A reportagem quis saber quais e ele disse que a inclusão da garota e de sete parentes seus em programas de proteção à testemunha e a demolição da antiga delegacia e construção de uma nova e mais completa no lugar são as respostas do governo do Estado do Pará para o caso.
Postado por Edu Valente às 15:09 9 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Notícias, Abaetetuba - Violência
ABAETETUBA CONTEMPLADA COM AÇÕES DO PNUD
De acordo com a prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho (PSDB), o município concorreu com mais de 100 de todo o país, tendo sido o único da região amazônica a ser selecionado. Os outros foram: Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marlieria (MG). Na última semana, nos dias 21 e 22, a comissão do Pnud e CMN realizou três oficinas de divulgação do 'Projeto de fortalecimento de gestão para o desenvolvimento'. As duas primeiras foram feitas com a iniciativa privada e Ongs, respectivamente, e a última reuniu esses dois setores com o governo municipal para iniciar um processo de planejamento de ações, que iniciarão no ano que vem.
Francinete Carvalho destaca que um aspecto interessante do projeto é a realização de um diagnóstico de necessidades, no qual ficarão definidas as prioridades da população de Abaetetuba para a implementação de políticas públicas. O lançamento oficial será em dezembro, em Brasília.
Postado por Edu Valente às 15:05 11 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Notícias, Utililidade Pública
MULHER É PRESA POR ACUSAÇÃO DE TORTURAR CRIANÇA
A criança teve as mãos queimadas com uma colher fervente e apresentava sinais de espancamento pelo corpo. O fato foi denunciado inicialmente ao Conselho Tutelar de Abaetetuba, que encaminhou as informações à Superintendência Regional da Polícia Civil do Baixo-Tocantins. A delegada Leina Souza, de plantão na unidade policial, determinou uma equipe policial fosse ao endereço da mulher, que mora no bairro São Lourenço.
De acordo com a denúncia anônima, Mariza espancava a criança praticamente toda semana com um cinto e até com fios elétricos. Na casa, os policiais resgataram a criança e prenderam a mulher. Para surpresa dos agentes, a criança estava com as mãos feridas com queimaduras. De acordo com a acusada, a mãe biológica ficou de retornar a Abaetetuba no final do ano para levar o filho. A mãe biológica foi comunicada pela delegada sobre o fato.
O menino foi obrigado a segurar uma colher fervente pela mulher. Segundo a delegada, a criança era cuidada pela tia desde o início deste ano, pois a mãe biológica, irmã da acusada, casou-se e foi morar com outra família em São Miguel do Guamá. Mariza confessou, em depoimento, ter queimado as mãos do menino para castigá-lo e ter usado fios elétricos durante as suas agressões. Ela alegou que a criança costuma aparecer em casa com dinheiro de origem desconhecida.
Inicialmente, o menino foi levado ao hospital para receber atendimento médico. Depois, retornou à unidade policial, de onde seria levado a exame de corpo de delito. Na unidade policial, as assistentes sociais perceberam que o menino apresentava sinais de espancamento nas costas e na barriga.
Mariza é casada e tem um filho de três anos. O companheiro dela trabalha fora do Estado. A agressora foi enquadrada na lei 9.455/97, com base no artigo I, inciso II, por tortura. A criança encontra-se no abrigo do Conselho Tutelar.
Ascom/Polícia Civil)
Postado por Edu Valente às 07:50 0 comentários
Marcadores: Abaetetuba - Denúncias, Abaetetuba - Polícia, Abaetetuba - Violência