sábado, 10 de abril de 2010

A VOZ DO LEITOR!


Segundo e-mails recebidos pelo Blog, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a chamada gripe H1N1 ocorreu, neste sábado (10), de forma equivocada em nosso município. Dizem as fontes da informação que não foi permitida, como noticiado em rede nacional de televisão pelo ministro da saúde, a vacinação dos grupos de risco, ou seja, a vacinação de crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.
Em Abaetetuba, apenas foram vacinadas pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos. Segundo as informações repassadas, todos os outros municípios vacinaram também as pessoas dos grupos de risco, por ser uma oportunidade a mais para as pessoas tomarem a vacina. Com este equívoco, muitas pessoas que trabalham durante os dias da semana ficaram chateadas, pois ao chegarem aos locais de vacinação receberam a notícia de que não poderiam tomar a vacina, pois a ordem era vacinar apenas a faixa etária mencionada.

Atendidos os Leitores, está aberto o espaço para réplicas!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

FESTIVAL DO MIRITI AGITA ABAETETUBA



BRINQUEDOS, ARTIGOS E ALIMENTOS DE MIRITI, COM ATRAÇÕES CULTURAIS DE HOJE ATÉ DOMINGO EM NOSSO MUNICÍPIO

O colorido e os belos traços dos tradicionais brinquedos de miriti, patrimônio cultural do Pará, serão a atração, durante três dias, da mais popular festa cultural de Abaetetuba, o Miritifest, que começa hoje e segue até domingo, na praça da Bandeira, centro do município.
Além da exposição dos brinquedos de miriti, o Miritifest reserva aos visitantes uma praça de alimentação com comidas típicas à base do fruto do miriti como vinhos, doces e mingaus. Atividades esportivas também fazem parte da programação: serão realizadas competições como a corrida de batalhadores de bicicletas, já que o município é conhecido como “terra da bicicleta” - por ser o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.
“Fico muito feliz quando acontece o Miritifest. Nessa época, chegamos a receber mais de 30 mil visitantes em Abaetetuba, que é considerada a capital mundial do brinquedo de miriti”, conta o vice-presidente da Asamab, Amadeu Sarges. Segundo ele, a cada ano a feira inova e os brinquedos ganham mais qualidade. Por meio do Sebrae, os artesãos participam de cursos de capacitação, gestão e melhoria do produto. Para a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Abaetetuba, Uyara Póvoas, o Miritifest é um sucesso que se renova a cada ano. “O evento também ajuda a fortalecer a classe dos artesãos locais, além de proporcionar contatos para futuros negócios”, diz Uyara.
O Miritifest, que será aberto hoje, às 19h, ao som de bandas locais e com a escolha da Garota Miritifest, continua amanhã e domingo, com grupos de dança, shows humorísticos, premiações, festival de música, show pirotécnico, entre outras atrações.
Em 2009, mais de 30 mil pessoas visitaram a feira, que contou com a participação de 80 artesãos, que chegaram a comercializar mais de três mil peças, gerando o lucro de R$ 15 mil reais. A expectativa é de que esses números sejam superados este ano.
O Miritifest é realizado em parceria com o Sebrae Pará, prefeitura municipal de Abaetetuba, Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti – Asamab, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação Comercial e Empresarial, Conselho da Mulher Empresária do município.

PROGRAMAÇÃO

HOJE (SEXTA-FEIRA)
19h – Banda Virgem da Conceição
20h – Abertura Oficial
21h – Cleudete e Cia
22h – Concurso Garota Miriti Fest
23h – Muiraquitãs

AMANHÃ (SÁBADO)
9h – Grupo de Dança Miriti Festa – Rio Tauá
9h30 – Centro de Convivência da Pessoa Idosa
10h – Grupo Flor da Terceira Idade
10h30- Banda Vereda
11h30 - Sandália de Ambuá
12h30 – Beto dias e Fredson
19h – Banda Tribo’s
20h – Grupo de Expressão Folclórica Parauaras da 3ª idade
20h30 – Nativos e Cia
21h30 – Banda Inspiração
22h30 – Harmonia Show
24h30 – Lia e Banda

DOMINGO
9h – Balé Moderno Insa
9h30 – Grupo de Danças – Apae
10h – Banda Krasis
10h30 – Ney Viola
11h30 – Show humorístico Vardivino
12h30 – Grupo Nossa Raiz
19h – Festival de Música
20h – Moisés Idade de Lobo
21h – Premiações
21h30 – Banda Carpe Diem
22h – Banda Marcelino do forró
23h – Grupo Talismã
24h – Banda Abaeté Latim Jazz

Créditos: Diário do Pará

quinta-feira, 8 de abril de 2010

É bom saber: O que é o Bairrismo?


O chamado “bairrismo” é a qualidade ou ação de quem freqüenta ou habita um “local a que tem extremo apreço”. De quem defende os interesses do bairro, comunidade ou de sua terra, tanto por atitudes de defesa exacerbada de suas alegadas virtudes, ou, por analogia, da terra natal de alguém. O termo geralmente possui uma conotação controversa, positiva ou negativa, pois ao bairrismo está vinculado a uma visão que despreza o que vem de fora ou mesmo valoriza o que vem de dentro. Na política, o “bairrismo” pode ou não ser encarado como uma atitude positiva, de amor e orgulho por uma região? Depende! De que, então? Simples: Depende do que os Políticos, cheios de promessa, que levaram nossos votos deram, de fato, de retorno ao nosso povo. Será que em tempos de globalização vale a pena ser bairrista? Vá até a enquête e opine!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Eleições 2010: O que vem por aí!?

Há aproximados 180 dias (6 meses) das Eleições 2010, o vento que sopra por aqui ainda é frio (bem friozinho). Posso garantir que ventos mornos já se encaminham pra estas bandas, o que vai tornar Abaetetuba um cenário bastante interessante nas eleições deste ano. Ao longo das próximas semanas, o Blog vai retratar o cenário político em Abaetetuba e na Região Tocantina, em todos os seus aspectos. Afinal, a democracia se faz de posicionamentos e questionamentos, que devem ser esmiuçados ao máximo, para que o Leitor forme uma opinião consistente e faça bonito em outubro.

O cenário local

Como (possíveis) pré-candidatos ao pleito eleitoral deste ano, temos alguns cidadãos debutantes e outros tantos tarimbados em eleições. Afinal, Abaetetuba é um grande colégio eleitoral, o sexto paraense, com potencial teórico para fazer seus representantes nas diversas cadeiras do legislativo, o que na prática não tem acontecido por aqui, por vários motivos que vamos discutir ao longo das próximas semanas. 
Papo furado de lado, vamos ao que interessa... Os candidatos e candidatas (em ordem alfabética, para não privilegiar ou desmerecer ninguém):

- Alcides Negrão – “Chita” (PSDB): Vereador eleito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado federal*.
- Antônia Botelho (PCdoB): Vice prefeita na gestão municipal 2005-2008, deve concorrer ao cargo de deputada estadual.
- Cláudio Rodrigues - "Cabinho" (PSC*): Candidato a vereador em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Daniel Boney (PSL*): Estreante na política, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- João de Deus (PMN): Candidato a deputado estadual em 2006, deve concorrer a deputado estadual.
- José Nery (PSOL): Senador da republica na suplência da governadora Ana Júlia, deve concorrer a deputado estadual.
- Jotalino (PRTB*): Se for confirmada candidatura, deve concorrer a deputado estadual*.
- Miriquinho Batista (PT): Deputado estadual eleito em 2006, deve concorrer ao cargo de deputado federal*.
- Raimundo Vieira – “Vieirinha” (PSB): Ex-candidato a vereador, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Vanildo Maciel – “Pipico” (PT): Vereador eleito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Vicente Maciel (PMDB): Candidato a prefeito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado federal.
- Zé Miguel (PR): Candidato a prefeiro em 2008, se for confirmada candidatura, deve concorrer a deputado estadual*.

( * Informações a serem confirmadas pelos candidatos e pelo Blog).