quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CSFX: MODELO DE ENSINO


Escola tem nota alta no Ideb

Fundada há 45 anos, a escola "São Francisco Xavier", localizada no centro de Abaetetuba, funciona em regime de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Diocese do município. Entre os projetos positivos da unidade de educação, que no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obteve a nota 4.4, estão ações como a gincana solidária, realizada com alunos do 1º e 2º anos; e a gincana literária com a participação dos alunos do ensino fundamental. A escola recebeu prêmio nacional pelo projeto “ Ato da Barca Amazônica”.

A ação conjunta possibilita a implementação de projetos pedagógicos como forma de integração com a comunidade. O professor Manoel Carlos da Silva, diretor da escola, pontuou os recursos didáticos que mantêm a escola de portas abertas de domingo a domingo. A instituição foi a pioneira na década de 80 a escolher seus diretores de forma democrática. As matrículas obedecem o processo de cotas destinadas à Seduc e a Diocese.

Abraçar novas ideias e implementar ações de parceria é o caminho que vem sendo seguido pela atual direção, que desenvolve ações e projetos com a intenção de manter a integração não apenas com alunos, mas com pais, responsáveis, corpo docente e a comunidade.

A “São Francisco Xavier” mantêm a relação entre escola/aluno/pais, por meio de reunião bimestral com os pais ou responsáveis pelas crianças. Preocupados com o desempenho dos alunos durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a escola realiza todos os finais de semana oficinas das disciplinas obrigatórias no exame. No último vestibular a escola teve um saldo de 250 alunos aprovados. Atualmente 150 participam das aulas ministradas em moldes de cursinho preparatório visando o próximo vestibular. A ação é uma contrapartida com a Secretaria Municipal de Assistência do município.

Com infraestrutura que comporta 2.664 alunos, 110 professores, além do corpo técnico, a “São Francisco Xavier” dispõe de quadra coberta; sala de leitura; sala de informática para os alunos e comunidade; sala de educação especial; laboratório multidisciplinar e sala de educação física.

(Agência Pará)

http://www.diarioonline.com.br/noticia-162332-escola-de-abaetetuba-tem-nota-alta-no-ideb.html

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OPERAÇÃO SENTINELA: POLÍCIA FEDERAL PRENDE MENOR COM 4 QUILOS DE COCAÍNA

Policiais Federais da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Entorpecentes da Superintendência Regional do Estado do Amapá – DRE, efetuaram a prisão de um menor de 16 anos no porto de Santana (AP). Depois de dois meses de investigações, ocorridas durante a “Operação Sentinela”, os policiais federais descobriram que o menor havia tomado um barco em Santarém (PA) com destino a Santana (AP), transportando entorpecentes para abastecer traficantes do Amapá. Quando o barco chegou a Santana na madrugada de hoje, o menor, natural de Abaetetuba (PA), foi apreendido por Policiais Federais com cerca de 4 quilos de pasta base de cocaína. A “Sentinela” é uma operação permanente da Polícia Federal, em âmbito nacional, com o objetivo de combater o tráfico de armas e entorpecentes, nos estados brasileiros fronteiriços. Segundo investigações policiais, a droga é oriunda da Bolívia, tendo entrado pelo país pelo Mato Grosso, passado pelo Pará e chegado ao Amapá, quando foi apreendida. O entorpecente foi pesado e periciado pela Polícia Federal, tendo em seguida sido encaminhado à Delegacia do Menor de Macapá, juntamente com o adolescente apreendido para a realização dos procedimentos legais.


Defensoria oferece serviços em Abaetetuba

'

Até a próxima quinta-feira (18), a população de Abaetetuba (município da Região do Baixo Tocantins), terá à disposição os serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Estado, dentro da "Semana da Defensoria Pública em Abaetetuba: Amamos Abaetetuba e Somos da Paz”, iniciada no último dia 14, em comemoração aos 116 anos de autonomia política do município.

Segundo o defensor público geral, Antônio Roberto Cardoso, o objetivo desse tipo de programação é tornar “a Defensoria Pública mais presente no cotidiano da população local”. A coordenadora do evento, Marialva Santos, ressaltou que além de promover a defesa e a garantia de direitos do cidadão, a Defensoria também aproveita essas iniciativas para divulgar os programas que desenvolve em benefício da sociedade.

A instituição está oferecendo, entre outros serviços, o Balcão de Direitos, montado no colégio São Francisco Xavier. Segundo o coordenador do Programa Balcão de Direitos, Jucemir Siqueira, logo no primeiro dia do evento foram emitidas 157 Carteiras de Trabalho; 200 Carteiras de Identidade; 557 fotos; 85 Certidões de Nascimento, 2ª via; 192 CPFs, e realizados 25 atendimentos jurídicos, totalizando 1.216 benefícios.

Polícia Militar combate o tráfico de drogas em Abaetetuba e Santa Izabel

'

Uma atitude suspeita, levou a prisão a de um traficante de drogas em frente a uma escola no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins.

O suspeito estava em uma motocicleta, com a placa adulterada, e portava nove petecas de cocaína e cerca de meio quilo de maconha. A ação faz parte do trabalho preventivo e repressivo contra a criminalidade, realizado pelo sistema de segurança pública em todo o Estado.

No último final de semana, em Santa Izabel do Pará, município da Região Metropolitana de Belém, homens do 12º Batalhão de Polícia Militar, sediado no local, participaram da Operação Saturação, também voltava ao combate ao tráfico de drogas.

O Comando da 17ª Zona de Policiamento reuniu as guarnições e ocupou as ruas do município, conseguindo apreender 70 papelotes de cocaína em poder de uma adolescente de 14 anos, que vivia com um traficante do bairro das Acácias, local da apreensão.

O Conselho Tutelar do município acompanhou todos os procedimentos da polícia. A operação foi planejada a partir de levantamentos feitos pela PM e de denúncias apresentadas pela população. Ao ser apreendida, a adolescente disse que seu companheiro desconhecia a existência da droga que ela conduzia, pois se tratava de material para consumo próprio e também para venda.

Segundo o Comando da PM, as ações de enfrentamento ao tráfico continuam sendo intensificadas em todo o Estado, contando com a parceria dos órgãos de segurança pública e prefeituras.


http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_noticia=548231&id_modulo=388



Da Agência Pará (... O outro lado)

Seduc debate com professores e Sintepp melhorias para o Ensino Modular


A melhoria das condições de trabalho dos professores que atuam no Sistema Modular de Ensino (Some) foi o tema da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (10), entre o secretário de Estado de Educação em exercício, Waldecir Oliveira, professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e teve a participação do diretor de Ensino Médio e Educação Profissional, José Roberto Silva; da coordenadora de Recursos Humanos, Maria José Brígido; do assessor jurídico, André Cavalcante, e do assessor político, Altmá Alves.

Entre as reivindicações apresentadas pelos professores está a regularização do pagamento do aluguel de casas cedidas para professores do Some, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins. Há pendências referentes ao período de 2008 a 2010. Segundo eles, parte do pagamento já efetuado apresenta irregularidades. O problema somente poderá ser solucionado após análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE), já que foram constatados erros nesses processos.

Para regularizar o serviço prestado a partir deste ano, está marcada uma reunião para esta quinta-feira (11), entre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da 3ª Unidade Regional de Educação (URE) de Abaetetuba.

Sobre a nomeação de aprovados nos concursos públicos da Seduc, o secretário em exercício Waldecir Oliveira informou que a chamada dos servidores é feita de acordo com a demanda apresentada por cada URE. Segundo ele, a Unidade Regional atende a demanda do Some em cada localidade. Para a URE de Abaetetuba, todos os aprovados já foram nomeados e as chamadas já estão no cadastro de reserva. “A Seduc não nomeia temporário para onde há concursados, até mesmo no cadastro de reserva”, explicou o secretário.

PCCR - Waldecir Oliveira reafirmou o compromisso da Seduc de implementar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) a partir do mês de outubro. Ele destacou, ainda, que alguns pontos do PCCR são inconstitucionais e, conforme já havia sido acordado com representantes do Sintepp, serão corrigidos antes de sua implantação.

Entre as irregularidades encontradas está a forma em que se constituiu a Gratificação Some, hoje chamada de ajuda de custo. No PCCR, a Gratificação Some passa a integrar a remuneração do profissional. O dispositivo utilizado, no entanto, é incontitucional, já que o cálculo seria baseado em uma gratificação sobre outra.

“Estamos analisando qual é a alternativa que temos para solucionar a questão”, disse o secretário, acrescentando que as correções serão feitas até outubro, com o acompanhamento do Sintepp. Ele informou ainda que a gratificação, com a implementação do PCCR, também contemplará o mês de julho e o 13ª salário do professor, o que não ocorre atualmente.

Waldecir Oliveira também apontou, entre as falhas identificadas, a ausência de professores de outras modalidades de ensino e de categoria profissional, como a educação indígena e os técnicos em educação.

Sérgio Chene - Seduc

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=81880

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

à nossa Pérola Amada: PARABÉNS ABAETETUBA!










Fotos: Panorâmio (Angelo Paganelli)

GOVERNADOR EM VISITA A ABAETETUBA

O município de Abaetetuba, no nordeste paraense, completa 116 anos de emancipação nesta segunda-feira, 15, e a programação de aniversário, organizada pela prefeitura, contou com a presença de um convidado muito especial. O governador Simão Jatene chegou de surpresa, pela manhã, acompanhado de uma comitiva formada por secretários de Estado, e foi recepcionado pela prefeita Francinete Carvalho. "Fizemos um convite formal para que ele participasse das comemorações, mas pensávamos que ele não viria. É uma alegria poder ter o governador conosco neste dia!"

Além de acompanhar a programação dos 116 anos do município, o governador Simão Jatene também quis conhecer pessoalmente o Hospital Santa Rosa, construído há 28 anos e que há muito vinha solicitando atenção do governo. A unidade, com mais de 3.500 metros quadrados, enfrenta uma situação precária que, segundo Jatene, deve começar a mudar ainda este ano. Durante a visita, o governador anunciou que o hospital passará por uma grande reforma nos próximos meses.

"Esta é a primeira vez que um governador paraense visita o nosso Hospital. Tínhamos solicitado uma atenção maior do Estado para esse problema, que afeta toda a população do município, mas não tínhamos esperança de que o governador atendesse nosso pedido, e mais ainda, que nos visitasse já em seu primeiro ano de gestão. Este foi, sem dúvida, o maior presente para Abaetetuba”, declarou.

Integrante da comitiva governamental, o secretário especial de Proteção e Desenvolvimento Social, Zenaldo Coutinho, ressaltou a importância de incursões como essa. "É muito bom que o chefe do Executivo Estadual possa conhecer de perto as demandas de uma cidade, pois esse o melhor caminho para liberar os recursos necessários. Além da reforma do Hospital Santa Rosa, já assegurada pelo governador, também vamos iniciar o Programa Asfalto da Cidade, que vai garantir a pavimentação de 15 km de vias”, informou Zenaldo.

Os anúncios, feitos durante as comemorações oficiais pelo 116º aniversário de Abaetetuba, na Praça da Bandeira, contaram também com a presença dos secretários de Obras Públicas, Joaquim Passarinho; de Educação, Cláudio Rodrigues, e de autoridades municipais.

Dani Franco - Secom

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=82127

Preso homem suspeito de vender droga em escola


Policiais militares da 3ª CIPM/Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, sob o comando do major Silva Júnior efetuaram a prisão de João Raimundo Cardoso Baia, conhecido como “Buda”, em frente a um colégio daquele município, com considerável quantidade de entorpecentes, prontas para a venda.

Denúncias de pais de alunos davam conta que um elemento que utilizava uma motocicleta com a placa adulterada estava sendo visto diariamente na hora da chegada e saída dos alunos na porta da Escola Bernardino Pereira na rua Magno de Araújo em Abaetetuba.

João foi pego com nove “petecas” de substância similar a cocaína, uma trouxa de maconha, um aparelho celular e a quantia de R$ 60,00. Na casa dele foram encontradas trouxas de maconha e 200 gramas de substância similar a maconha em uma caixa de papelão. Raimundo foi levado para a delegacia de Abaetetuba para responder pelo crime. (Diário do Pará)


http://www.diarioonline.com.br/noticia-161953-preso-homem-suspeito-de-vender-droga-em-escola.html

Homem mata e confessa com frieza o crime

Um crime que o assassino confessou que não se arrepende e nem conta o que o levou a matar a facadas Ivanildo Dias Maciel chocou moradores da rua Justo Chermont na orla da cidade de Abaetetuba, Região do Baixo Tocantins. O cabo Vilhena do destacamento da Polícia Militar daquele município foi deslocado para atender uma ocorrência de esfaqueamento de um homem na orla da cidade e já encontrou a vítima agonizando e em segundos faleceu quando recebia socorro do resgate do Corpo de Bombeiros.

De posse de informações o policial juntamente com sua guarnição foi avisado que o autor do crime estaria na praça da Conceição, não muito distante do local do crime. Buscas foram feitas para encontrar o criminoso. Paulo Ribeiro de Sousa Filho, um morador de rua, é o suspeito.

Segundo o policial a faca usada no crime estava suja de sangue e foi encontrada escondida em um banco da praça da Conceição. Preso e algemado o acusado foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba onde disse ao delegado de plantão que não se arrepende do que fez, mas não informou o motivo que o levou a matar a vítima.

Uma das testemunhas Miguel Pinto Ferreira disse que estava na praça Justo Chermont onde tem um ponto comercial quando viu chegar o assassino com a faca na mão dizendo “Não é pra ti”. Em seguida saiu em direção a loja Marisqueira quando a vítima que era conhecido por “Rambo” caminhava de cabeça baixa.

“Ele vigiava barcos aqui na orla e tinha acabado de acordar” disse a testemunha em depoimento. O assassino se aproximou e cravou a faca no pescoço de “Rambo” e fugiu em seguida. (Diário do Pará).

http://www.diarioonline.com.br/noticia-161967-homem-mata-e-confessa-com-frieza-o-crime.html

Protesto pede atenção ao ensino modular


Professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) realizaram um manifesto ontem em frente à Secretaria de Estado de Educação para protestar contra a falta de pagamento da gratificação que os professores utilizam para locomoção e alimentação. O Some conta com cerca de mil professores, que atuam em áreas de difícil acesso que não possuem condições de ter uma escola regular, como comunidades ribeirinhas e ilhas.
Mateus Ferreira, membro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Pará (Sintepp-Pa), explica que alguns espaços nessas comunidades são adaptados para que sejam realizadas aulas do ensino médio. “Para os professores irem aos locais precisam de condições mínimas, como casa e despesa de deslocamento. Alguns locais não tem nem água potável”, afirma.
O professor Aloísio Pinheiro é do Some de Abaetetuba e percorre ao longo do ano 21 localidades para lecionar. Ele conta que a gratificação do mês de julho não foi paga, o que compromete o andamento das aulas.
“Toda vez que não pagam o mês de julho as aulas param em agosto”, diz. Segundo ele, outro problema também é a falta de pagamento do aluguel de vinte casas em Abaetetuba, onde os professores ficam hospedados. No final da manhã, os professores foram recebidos na Seduc para uma reunião com Waldeci Costa, secretário de Educação em exercício, o assessor político Altmá Alves e o diretor de ensino médio em educação profissional, José Roberto Silva. Procurada, a Seduc informou que se manifestaria por meio de nota oficial. O documento não havia chegado até o fechamento desta edição.