'
Os estudantes que residem no município de Abaetetuba, liderados pela associação de universitários, que freqüentam a UEPA (Universidade do Estado do Pará) do município de Moju, realizaram, no dia 04 do mês em curso um protesto, em frente à sede da Prefeitura Municipal, contra de decisão da gestora Francineti Carvalho de dar fim ao incentivo financeiro que a gestão anterior petista concedeu, a título de incentivo de transporte, a associação dos referidos estudantes. Na manifestação, o grupo de estudantes com rostos pintados e adereços como nariz de palhaço e apito protestaram “em coro” contra a decisão da prefeita. Certamente, algum político da aposição apoiou o movimento, talvez o mesmo dos outdoors de outrora que correram na cidade (e cujo processo está arrolado na justiça). Contudo, temos que admitir que a reivindicação é legitima, uma vez que não houve justificativa plausível da gestora para suspender o incentivo, além do que os recursos foram orçados no ano passado para tal fim. Também serve de justificativa aos estudantes, o fato de o Campus da UEPA do Moju ter sido projetado inicialmente para ser instalado em Abaetetuba, o que não foi viabilizado por falta de sensibilidade da gestão PSDBista da época. Um fato claro que evidencia o erro cometido, se deve ao Campus do Moju ter atualmente matriculados no ano letivo certa de 75% de estudantes provenientes do município de Abaetetuba.
Depois do protesto em frente à prefeitura, os estudantes partiram para câmara de vereadores, onde protestaram do espaço da Tribuna Popular. Depois de muitos aplausos e vaias por parte dos manifestantes frente aos discursos dos vereadores, parece que o legislativo decidiu apoiar a causa dos estudantes, mesmo a prefeita tendo maioria governista na câmara.
Parece que este foi o segundo erro cometido pela gestão PSDBista em dois meses de mandato. Se continuarem assim tão mal assessorados, os petistas só terão a agradecer. E o município a padecer.