sexta-feira, 4 de junho de 2010

UMA ANÁLISE QUE CONSIDERO COERENTE

'

Do Valor Econômico (Por Paulo de Tarso Lyra)

Jader, que no fundo não se sentia muito atraído a concorrer novamente ao governo paraense (cargo que já ocupou duas vezes) admitiu pressões do Planalto e da direção nacional do PMDB

PT e PMDB no Pará estão mais próximos de um acordo após a decisão do deputado Jader Barbalho de concorrer ao Senado, abrindo mão de competir ao governo estadual. Jader, que no fundo não se sentia muito atraído a concorrer novamente ao governo paraense (cargo que já ocupou duas vezes) admitiu pressões do Planalto e da direção nacional do PMDB - especialmente após a confirmação da candidatura de Michel Temer (SP) como vice na chapa presidencial da petista Dilma Rousseff.

A união só não foi ainda sacramentada porque setores do PMDB paraense nutrem profunda aversão pela governadora Ana Júlia (PT-PA) e recusam-se a apoiá-la para a reeleição. Na noite de quinta, como uma maneira de marcar posição, o diretório local apresentou o nome do presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Domingos Juvenil (PMDB), como pré-candidato do partido ao governo estadual.

O impasse paraense foi incluído no rol dos problemas nevrálgicos a serem resolvidos na coligação nacional PT-PMDB. A campanha de Dilma precisa dos votos da região Norte para compensar possíveis reveses no Sudeste e Sul. Os petistas sabem também que é impossível êxito no Estado sem uma aliança firmada com Jader. “Ninguém se elege no Pará sem o PMDB. E o PMDB aqui é Jader”, resumiu um líder do PMDB.

A expectativa é que nova reunião, envolvendo Jader, os presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), do PT, José Eduardo Dutra (PT-SE) e o ministro da Coordenação Política, Alexandre Padilha, aconteça após o feriado de Corpus Christi.

Jader e Ana Júlia reuniram-se duas vezes nos últimos dez dias, sempre na casa do pemedebista. No primeiro encontro, realizado no dia 21, discutiram o projeto que autorizava um empréstimo de R$ 366 milhões do BNDES para o governo paraense como contrapartida às obras do PAC. Jader prometeu à governadora que a obstrução feita pelo PMDB, apoiada pelo PSDB e pelo DEM, seria retirada, facilitando a aprovação.

O PMDB cumpriu o acordo, mas diminuiu os poderes de Ana Júlia. Uma emenda apresentada pela bancada pemedebista fez com que a distribuição dos recursos não ficasse centralizada no governo estadual, pulverizando as verbas pelos municípios - o PMDB governa 42 cidades, sendo a principal força municipal paraense, seguido pelo PT com 25.

Na manhã da segunda 24, houve nova reunião entre Jader e Ana Júlia, com a presença de alguns aliados, como o deputado estadual Parsifal Pontes (PMDB). Nesse encontro, Jader sinalizou a Parsifal a possibilidade de uma retomada das conversas com o PT, incluindo a candidatura a vice-governador e a recomposição do espaço perdido pelo PMDB, voltando o desenho da coalizão ao formato original de 2006.
Do Folha de Abaetetuba: O que vocês acham?

OS DONOS DO BLOG!

É o lugar onde vocês sempre deveriam estar: NA PÁGINA PRINCIPAL!

'

Estes são os donos do folhadeabaetetuba.blogspot.com. É por eles que fazemos o maior e mais independente Blog Jornalistico da comunidade abaetetubense.
'
Um grandissíssimo abraço a todos os Seguidores do Folha de Abaetetuba! E você Leitor, seja um deles: Basta clicar aí do lado em SEGUIR O BLOG.
'

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ENQUETES "BOMBANDO", O POSTER JÁ PENSA EM PRORROGAR A VOTAÇÃO ATÉ DOMINGO!


POLÍTICA PRA "INGRÊS" VER NA PÉROLA DO TOCANTINS!

'
'
Na última sexta-feira (28/05), Abaetetuba recebeu um belo palco montado durante todo o dia na praça matriz de Nossa Senhora da Conceição, bem no centro da cidade. Bem ali, logo mais a noite ocorreria a “festa” de entrega de maquinários (uma caçamba, uma pá carregadeira e um trator de pneu) e serviços (inauguração de espaço no Hospital de Santa Rosa) pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, ao município.
Friso aqui, com justiça, que não seria a primeira, nem a segunda vez que Ana Júlia viria visitar Abaetetuba, com a entrega de obras e serviços, em seu governo. Mas “papo furado de lado”, vamos ao que interessa.
Neste dia, a governadora visitaria respectivamente três municípios: Mocajuba (pela manhã), Igarapé Miri (pela tarde) e Abaetetuba (pela noite). De fato, visitou os dois primeiros municípios. Sendo que, segundo sua assessoria de imprensa, a governadora passou mal e não pode vir a Abaetetuba, seguindo então de Igarapé-Miri direto para Belém.
De qualquer forma o “evento” em Abaetetuba iria ocorrer, e ocorreu! Porém, acabara de ganhar neste momento elementos digamos “interessantes” e “bem peculiares”.
O que deveria ser mais um evento normal com a participação popular, tornou-se uma demonstração de imaturidade política de ambos os lados, devido a velhas "picuinhas políticas" pouco proveitosas. Isto demonstra que as eleições desse ano vão ter um “tempero extra bem característico (ou desagradável)” (quem sabe uma mistura de urucum com vinho de miriti!).

O EVENTO:

“Circo” (ou seja, Palanque) montado, a turma da militância fez sua parte: Do lado petista, vários ônibus trouxeram grande contingente populacional para aplaudir a governadora. Do lado psdbista, não ocorreu grande articulação, o que demonstra que os “cientistas políticos” do governo municipal psdbista não são tão “cientistas” assim. A praça, então, “avermelhou”!
Fala daqui, toma grande vaia: HUUUUUUUU!
Fala dali, e toma mais vaia: HUUUUUUUU!
Fala açula toma pequena vaia! HUUUUUUUUU!
E mais vaia... HUUUUUUUUU!

RESUMO:

A governadora não veio. A festa não foi festa. Só compareceram ao evento militantes de ambos os lados que precisam amadurecer politicamente. A população ficou em suas casas assistindo TV. Os representantes de ambos os governos, municipal e estadual, foram vaiados uns pelos outros(alguns falaram muita bobagem e até mereceram, registre-se!). Abaetetuba mostrou uma imagem que precisa acabar!

E você, o que achou? Mande seu comentário... HUUUUUUUUUU! Rsrsrs!)

AL APROVA PROJETO QUE DECLARA BRINQUEDO DE MIRITI PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARÁ

'
'

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou ontem, 02 de junho, o Projeto de Lei de autoria do deputado Carlos Martins que declara patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará o brinquedo de miriti. O projeto segue para sanção governamental, para só então ser publicado no Diário Oficial e virar Lei.

A arte de produção dos brinquedos de miriti sempre foi admirada pela sociedade paraense. Os objetos retratam o cotidiano de um povo ribeirinho, são referências a elementos típicos da Amazônia, com sua fauna e flora rica e diversificada. O que chama atenção nos brinquedos são suas cores e beleza, o material é semelhante a um isopor, por isso agrada tanto as crianças e encanta os adultos, principalmente na época do círio. A criatividade e tradição vêm do município de Abaetetuba, herdada dos antepassados indígenas.

A confecção deste artesanato é exclusiva do Pará e possui um caráter sustentável – não agride o meio ambiente já que a fibra é biodegradável – e contribui com o desenvolvimento de muitas famílias abaetetubenses sem prejudicar a natureza. Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba possui aproximadamente 103 artesãos registrados. Todos trabalham o ano todo com a confecção dos brinquedos.

“A beleza e a importância cultural e histórica destes brinquedos fazem com que estes objetos mereçam ser reconhecidos como patrimônio cultural do Estado. Acredito que desta forma vamos valorizar o que é nosso, preservando um artesanato que é a cara do Pará” destaca Carlos Martins.