sábado, 23 de outubro de 2010

Um consolo para os servidores públicos que se sentem prejudicados...

O Blog tem recebido diversas reclamações (muitas impublicáveis) de servidores públicos municípais que se queixam dos "métodos de gestão" ao qual estão submetidos. Não sei se a reportagem a seguir ajuda, mas talvez pelo menos todo sofrimento não seja tão em vão.
Reportagem: "O que não mata deixa você mais forte"

Estudo com 2.400 americanos confirma máxima: quem passou por mais adversidades criou mais resistência psicológica.
Pessoas pesquisadas sofreram diferentes tipos de trauma, de morte na família à violência urbana, ao estresse extremo no emprego. O que não mata deixa mais forte. Além de ser uma citação do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, essa é a constatação de um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, que vai ser publicado na próxima edição do "Journal of Personality and Social Psychology".
Para chegar a essa conclusão, o pesquisador Mark Seery e sua equipe acompanharam 2.398 americanos entre 2001 e 2004. As pessoas que passaram por acontecimentos adversos e traumáticos tiveram menos sintomas de estresse e relataram mais situações de bem-estar do que aquelas que passaram por menos dificuldades.
Foram avaliadas 37 categorias diferentes de trauma psicológico ou físico. "Entendemos que existe uma relação entre experiências ruins e resiliência", diz Seery à Folha.
A resiliência é um termo da física adotado pela psicologia. Na ciência, é a possibilidade de um material voltar à forma anterior depois de sofrer pressão ou deformação. Para a psicologia, é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações negativas e retirar algo de positivo da experiência.
De acordo com Seery, o cérebro é capaz de aprender com cada trauma e se tornar mais experiente e mais forte.
JULIANA VINESDE
FOLHA DE SÃO PAULO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Charge do Mariano

'
Gostem ou não, foi de uma sacada sensacional.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pelo andar da carruagem (...)

'

(...) E pelos “murmúrios borbulhantes na atmosfera abaetetubense” (acho que tô inspirado hoje, rsrs.), teremos mudanças no secretariado municipal. “Diz que” já até foi noticiado na rádio!
Não, não! Não fiquem tristes, afinal, mudanças são coisas boas! Mudanças pra novos ares, mudança de vida, de estilo, de crença, costumes (...). Mudança de marido, namorado, amante(...) Mudança de espírito (...) Enfim, mudança até de humor! Até a lua muda... E constantemente! Abaetetuba vive de mudança! Tomara que a que estar por vir seja para melhor! Pensando bem, a mudança é uma incógnita!

Ah... Já ia esquecendo: Um doce pra quem adivinhar quem está com um pé na porta pra sair? Ou seria um pé pra fora da janela?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As torneiras e tetas estão secando.

'

Uma realidade quase incontestável é que teremos governos com bandeiras partidárias diferentes a nível Estadual e Federal. Os candidatos à frente nas pesquisas dificilmente serão derrotados pelos seus adversários, haja vista que dispõem de argumentos que, por motivos bem distintos, lhes asseguram vantagem na construção de uma imagem de a “melhor opção de credibilidade em cada esfera de gestão”. São campanhas opostas, com finalidades parecidas.
Em Nível Federal, seguramente alguns militantes estaduais e municipais do PT deverão subir de patente, porém com um detalhe: Apenas vão ascender os mais bem preparados. A concorrência será grande! E ficarão provavelmente muitos chupando dedo, pois ocuparam de ultima hora os cargos de autarquias, fundações e secretarias regionais do estado no município, antes cedidos gentilmente à noiva baranga (o PMDB). Estes personagens nem tiveram tempo de mostrar serviço e, muito provavelmente, nem terão. E se tivessem? Não sei dizer! (Rsrs).
Em Nível Estadual, o clima é de festa! Uma festa aonde ninguém quer chegar atrasado, pois existem bem menos lugares (assentos) do que convidados, por isso, quem se atrasar fica de fora! Claro que as credenciais (digo, os ingressos para a festinha) serão VIP’s para os membros dos partidos da base aliada da coligação PSDBista, mas existem alguns penetras que irão garantir ingressos também na área VIP. Também serão convidados os chamados “personas gratas” que terão lugar especial na área VIP, independente de legenda partidária. Será uma festa saborosa, pois não deve ter sido fácil pra “turma” ficar de fora: Culpa do sobrancelhudo, que agora será um dos patronos da festa.
Em nível municipal, o clima é tenso. Tenso dos dois lados. Pode acontecer o seguinte: Todos os lados ficarem chupando dedo! Nem tanto, pois deve haver a partilha dos cargos das autarquias, fundações e secretarias regionais do estado no município. A briga vai ser feia, pois todo mundo diz que tá apoiando, só que o voto teima em não aparecer na urna.

Aguardem os próximos capítulos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Empresa Arapari pode ser interditada

'
A empresa hidroviária Arapari Navegação Ltda., que atua nos municípios de Moju, Barcarena, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Cametá, entre outros, poderá ser interditada. A razão é o descumprimento de algumas cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa em outubro do ano passado com as promotorias de Defesa do Consumidor e da Pessoa com Deficiência e Idosa, que exigia ajustes na qualidade dos serviços prestados pela empresa.
De acordo com o laudo técnico realizado em 24 de agosto deste ano pelo Procon-Pará, a empresa não garantiu atendimento prioritário a gestantes, idosos e pessoas com deficiências físicas, como havia se comprometido no TAC. Além disso, também não cumpriu os critérios básicos exigidos para que pessoas com mobilidade reduzida (idosos e com deficiências físicas) tivessem acesso aos terminais dos portos das embarcações.
O laudo verifica ainda que não foram colocadas embarcações em boas condições físicas, assim como os equipamentos de segurança continuam em péssimas condições para o uso, colocando em risco a vida dos usuários.
A situação gerou uma reunião ontem entre o Ministério Público do Estado (MPE), Agência Reguladora do Consumidor (Arcon) - que é responsável pela regulação do serviço hidroviário, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Procon, Corpo de Bombeiros (CBM), OAB-PA, (Ordem dos Advogados do Brasil) e ainda Cpaor (Capitania dos Portos da Amazônia Oriental), para discutir medidas urgentes em relação ao não cumprimento do TAC, quando foi levantada a possibilidade de interdição.
Segundo a promotora de justiça do Consumidor, Helena Maria de Oliveira Muniz, “O TAC será cumprido. A população precisa ser alertada dos riscos que está correndo ao usufruir de serviços que não visam a segurança do passageiro. Medidas urgentes serão tomadas”.O DIÁRIO tentou contato com a empresa Arapari, mas não conseguiu ouvir ninguém que pudesse responder aos questionamentos.

Fonte: Diário do Pará