Ocorreu em Belém-Pa, na noite desta sexta-feira, 7, o lançamento oficial da 5ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). O objetivo do evento foi integrar produtos e serviços da atividade turística na nossa Região, para ampliação, promoção e comercialização destes destinos (turísticos) junto aos demais mercados emissores nacionais e internacionais. A FITA, na verdade, ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, com o tema "Turismo é Negócio na Amazônia". A feira é considerada a grande oportunidade para que o “mundo todo” possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos, de diferentes segmentos, existentes na Região Amazônica.
Nesta cerimônia de lançamento, a Paratur certificou os municípios avaliados e classificados pelo Ministério do Turismo, conforme estipulado pela Política de Regionalização do Turismo, que qualificou as cidades paraenses e de todo o Brasil em três categorias: 1ª Municípios Turísticos, 2ª Municípios com Potencial Turístico e 3ª Municípios para Apoio ao Turismo.
Vejam a classificação:
1ª Municípios Turísticos (14 municípios): Receberam o selo Ametista.
São eles: Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Curuçá, Conceição do Araguaia, Cametá, Marabá, Marapanim, Parauapebas, Salinópolis, Soure, Santarém e Tucuruí.
2ª Municípios com Potencial Turístico (03 municípios): Receberam o selo Jade.
São eles: Maracanã, Oriximiná e Salvaterra
3ª Municípios para Apoio ao Turismo (16 municípios): Receberam o selo Topázio.
São eles: Abaetetuba, Alenquer, Belterra, Brasil Novo, Canaã dos Carajás, Capanema, Itupiranga, Jacundá, Óbidos, Ponta de Pedras, Redenção, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Tracuateua, Vitória do Xingu e Xinguara.
Do Folha de Abaetetuba: Por quê somos Topázio? O que é que Barcarena tem que nós não temos (além do dinheiro é claro)? É triste. Nós estamos no mesmo patamar que “Brasil Novo”, “Ponta de Pedras”, “Canaã”. Tá feio (...)!