quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aluno de Abaetetuba irá para feira de ciências nos EUA

' No próximo mês, o paraense Rafael Carmo da Costa, 17 anos, aluno da Escola Estadual Professora Benvinda de Araújo Pontes, localizada no município de Abaetetuba, nordeste do Pará, vai mudar sua rotina graças ao interesse pela pesquisa científica. Ele seguirá para Los Angeles, na Califórnia (EUA), onde participará da maior feira de ciências do planeta, a Intel Isef (International Science and Engineering Fair), que chega à 62ª edição.


A participação do primeiro estudante paraense no evento internacional foi garantida com a apresentação do trabalho 'Pesquisando a Ação Larvicida do Melão de São Caetano (Mormodica charantia)', que conquistou o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na categoria de Ciências da Saúde, e o segundo lugar, na categoria Inovação.


No período de 8 a 13 de maio, ele integrará a delegação da Febrace, que será formada por 15 estudantes e nove professores igualmente premiados, representando os Estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Pará (Fapespa), por meio do Programa de Iniciação Científica Pibic Jr., o projeto tem orientação da professora Maria Gorete da Paz, do Clube de Ciências de Abaetetuba, um dos municípios polos do Pibic Jr. no Pará, onde atualmente há 150 bolsistas do projeto, todos alunos de escolas públicas, desenvolvendo trabalhos de iniciação científica sob orientação dos professores vinculados ao Clube de Ciências de Abaetetuba.


O pesquisador observou que o melão de São Caetano poderia ser um larvicida contra o mosquito transmissor da dengue, já que é eficaz contra piolhos, e resolveu testar nas larvas do Aedes aegypti. A pesquisa confirmou as diversas propriedades terapêuticas atribuídas à planta. 'Nós conseguimos fabricar a partir de uma planta um método natural para combater a larva do mosquito da dengue, não só para o Pará, mas para o Brasil inteiro', afirma Rafael.



Em poucas linhas...


Imprensa em Abaetetuba


- A imprensa de Abaetetuba está “atenta” aos diversos problemas e mazelas enfrentados pela população. Podemos dizer que não falta agora notícia! Que bom...


- Depois de 19 anos, surgiu um assunto importante, referente a uma obra que ficou inacabada de um hospital regional de Abaetetuba, chamado Heraldo Pantoja, onde à época foi construído apenas o primeiro bloco do referido hospital. Quisera que os políticos se unissem para o “bem”, visando resgatar o projeto em benefício da população, e não para o “mal”, buscando serem o “pai da criança”.


Educação em Abaetetuba


- SINTEPP convocou assembléia geral na Barraca de Nossa Senhora da Conceição para hoje (14/04). Na pauta: jornada de trabalho, gratificações, formação continuada, retroativos, correções salariais, gestão democrática, plano de educação, combate ao assédio moral, entre outros.


- Entrega da revitalização da 3ª URE foi marcada pela presença do Secretário de Estado de Educação e de muitos políticos locais que buscavam um espaço para “sair na foto”.


- No mesmo dia, foi formalmente anunciada a ampliação do Colégio São Francisco Xavier, que contará com mais um bloco no segundo piso.


- Notícias apontam que uma Escola da Zona Rural do município, em construção, teve parte de sua estrutura física destruída antes mesmo da inauguração. Os navegantes avisam: “Culpa da empresa que estava construindo”.


Saúde em Abaetetuba


- Situação considerada precária no setor saúde do município está causando grandes dores de cabeça à gestão (e continua sendo o principal “calcanhar de Aquiles”). A imprensa local ofereceu grande cobertura à falta de médicos no município, serviços insuficientes e atraso no pagamento de trabalhadores e prestadores de serviço. Ficou explícito que existe grande deficiência de gestão na área da saúde do município.


- A Diocese de Abaetetuba, através do Bispo, quando procurado pela imprensa na semana passada, informou o atraso no pagamento do “Hospital das Irmãs” e questionou do investimento alto no carnaval, enquanto que para a saúde não haveria dinheiro.


- O Conselho de Saúde local também culpou a gestão, através de nota de esclarecimento, divulgada nos meios de comunicação locais;


- A Câmara de Vereadores realizou uma audiência para tratar exclusivamente do assunto. Mas seria interessante que as sessões da câmara voltassem a ser veiculadas pelas rádios locais. Seria ótimo para que a população do município tomasse ciência da atuação dos vereadores e de seu posicionamento frente aos assuntos de interesse público;


- A nova secretária municipal de saúde, a 6ª da gestão atual, assumiu a menos de um mês. Uma pasta que poucas pessoas do município estariam dispostas a aceitar.


Obras em Abaetetuba


- Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) a Contratação pelo município, através da tomada de preço 002/2011, de empresa especializada para recuperação de vias públicas com CBUQ. Número e Valor dos Contratos: Nº 042/2011 - R$ 1.241.519,40. A empresa é a Maia Construções LTDA- CNPJ: Nº 04.306.886/0001-57. Tomara que dessa vez o asfalto venha, pois a cidade está precisando.


Política em Abaetetuba


- Os partidos políticos em Abaetetuba já estão se organizando para o pleito eleitoral de 2012 através da “montagem” e “organização” de suas comissões e diretorias. O prazo para as mudanças de legenda partidária é de pelo menos um ano antes do pleito eleitoral. Desde já os partidos estão se fortalecendo, pois 2012 deste já promete!

terça-feira, 12 de abril de 2011

INTERESSE PÚBLICO? DE QUEM E POR QUÊ?




REVOGACAO DE LICITACAO

NUMERO DE PUBLICACAO: 220845


O secretario de estado de obras publicas, no uso de suas atribuicoes legais, e nos termos do art. 49 da lei federal nº. 8.666/93, torna publico a revogacao do procedimento licitatorio na modalidade Concorrencia Publica nº. 01/2010, cujo objeto e a construcao de Hospital de Pronto Socorro do Trevo de Igarape Mirin, no municipio de Abaetetuba, neste Estado, por razoes de interesse publico.


Belem, 11 de abril de 2011. Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto. Secretario de Estado de Obras Publicas.


DO FOLHA DE ABAETETUBA:


Para o Estado (que é impessoal) decidir a construção do hospital foram feitas audiências públicas nos municípios interessados que priorizaram a implantação do mesmo (interesse público). Ficou uma dúvida agora: Se será feito novo processo licitatório ou se a construção do hospital está cancelada? Alguém sabe?

Estudante Abaetetubense participará da maior feira de ciências do mundo

'



No próximo mês de maio, o paraense Rafael Carmo da Costa, aluno da Escola Estadual Professora Benvinda de Araújo Pontes, localizada no município de Abaetetuba, nordeste do Pará, vai mudar sua rotina graças ao interesse pela pesquisa científica. Ele seguirá para Los Angeles, na Califórnia (EUA), onde participará da maior feira de ciências do planeta, a Intel Isef (International Science and Engineering Fair), que chega a sua 62ª edição.

A participação de Rafael Carmo da Costa no evento internacional foi garantida com a apresentação do trabalho "Pesquisando a Ação Larvicida do Melão de São Caetano", que conquistou o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na categoria de Ciências da Saúde.De 8 a 13 de maio, ele integrará a delegação da Febrace, que será formada por 15 estudantes e nove professores igualmente premiados, representando os Estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Pará (Fapespa), por meio do Programa de Iniciação Científica Pibic Jr., o projeto "Pesquisando a Ação Larvicida do Melão de São Caetano" ficou ainda em segundo lugar, na categoria Inovação.


O projeto tem orientação da professora Maria Gorete da Paz, do Clube de Ciências de Abaetetuba, um dos municípios polos do Pibic Jr. no Pará, onde atualmente há 150 bolsistas do projeto, todos alunos de escolas públicas, desenvolvendo trabalhos de iniciação científica sob orientação dos professores vinculados ao Clube de Ciências de Abaetetuba.


Rafael é membro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica e do Clube de Ciências de Abaetetuba, instituições que também respondem pelo projeto.Combate à dengue - O melão de São Caetano prolifera com rapidez em ruas e quintais de Abaetetuba, como erva daninha. Antes da pesquisa de Rafael, só era utilizado na produção de chás. O pesquisador observou que a planta poderia ser um larvicida contra o mosquito transmissor da dengue, já que é eficaz contra piolhos.


Ele resolveu testar nas larvas do em. A pesquisa confirmou as diversas propriedades terapêuticas atribuídas à planta. Rafael iniciou a avaliação também das sementes e usou o extrato líquido e seco da folha fresca, o pó da folha desidratada, a semente e o bagaço resultante da extração do sumo da casca e das flores."Confirmamos a ação larvicida da planta, além de sua eficiência quando utilizada na forma de pastilhas, produzidas a partir das folhas frescas, em aparelhos elétricos. No entanto, a continuação da pesquisa é necessária para que se possa isolar e identificar as substâncias bioativas", explicou Rafael.


Febrace A 9ª Febrace aconteceu de 22 a 24 de março, e recebeu mais de 300 projetos finalistas de todo o Brasil, selecionados entre os 1.480 inscritos. Os finalistas, entre os quais seis paraenses, foram contemplados após avaliação de profissionais de mercado e pesquisadores mestres e doutores da Universidade de São Paulo (USP) e universidades parceiras, totalizando 280 avaliadores voluntários.Os seis projetos de Abaetetuba, os únicos representantes do Pará no evento, foram inscritos pelos professores Gilberto Luís Sousa da Silva, Maria Gorete Paz, Clelivaldo Santos da Silva, Benedita Antonia, Rodrigues Vieira e Fátima Vasconcelos.


Além do projeto de Rafael Costa, se destacou na Febrace o projeto "Matapi Ecológico - Uma Solução para a Captura e Comercialização do Camarão no rio Tauerá de Beja, no Município de Abaetetuba-PA", da aluna Regiane Araújo da Silva, com orientação do professor Gilberto Luís.Mostra - O projeto ganhou o primeiro lugar na categoria de Ciências Agrárias e participará da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá em outubro, no Rio Grande do Sul, e o segundo lugar em Relevância Social.


"Tivemos apoio de alguns empresários, das Secretarias de Educação Municipal de Abaetetuba e Igarapé- Miri, Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e Fapespa, a qual faz um trabalho fundamental na vida de alunos e professores, pois com o programa Pibic-Jr muitos contemplados têm suas vidas mudadas, de uma forma positiva", afirmou o professor Gilberto Luís.


Segundo ele, a iniciação científica é uma das ferramentas mais importantes para o aumento da qualidade de vida e o desenvolvimento social do país. "Quem ganha também com isso é a família, que se orgulha de ver o filho progredindo. Oportunidades como essas têm que ser dadas a mais jovem e professores. Com isso podemos mudar o rumo da sociedade, buscando o engajamento de jovens nos estudos e na pesquisa", concluiu.Também foram premiados na Febrace os projetos "Forno Solar: uma proposta para desinfecção de águas ribeirinhas" e "Abaetetuba, a outrora Terra da Cachaça".

A participação de Rafael Carmo da Costa no evento internacional foi garantida com a apresentação do trabalho "Pesquisando a Ação Larvicida do Melão de São Caetano", que conquistou o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na categoria de Ciências da Saúde.


Na foto, estudantes paraenses que participaram da 9a edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Abaetetuba:Traficante tenta subornar Pm para escapar do flagrante.



Ivanildo Feio e Dorivaldo Sarges foram presos



A Polícia Militar em Abaetetuba, através da 3ª CIPM, vem atuando firme no combate a criminalidade, tanto que a equipe do aspirante a oficial Ildson Carvalho, com o cabo Reginaldo e soldado Uelton, dando continuidade a operação “Broken Windows” ou “Janela Quebrada” retirou mais dois criminosos de circulação em Abaetetuba desta feita por tráfico de drogas. A equipe realizava uma saturação nos bairros da cidade de Abaetetuba e, ao adentrar em uma vila de casas conhecida como Jairlândia, no bairro do Algodoal, se deparou com Ivanildo Sarges Feio e Dorivaldo Sarges, em atitude suspeita em uma motocicleta.

O local, segundo Carvalho, era uma casa utilizada para planejamento, consumo e venda de entorpecentes. Ao abordarem os suspeitos, foi encontrada no bolso da bermuda de Ivanildo Sarges Feio uma boa quantidade de droga em um saco plástico e mais dinheiro em espécie, possivelmente oriundo da venda de drogas.

Ambos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba para os devidos procedimentos legais, sendo que, no trajeto para a delegacia, Ivanildo Sarges pediu para que os policiais militares “aliviassem” sua situação, oferecendo dinheiro em espécie para que a guarnição o liberasse, encontrando, com isso, mais um agravante para ser autuado em flagrante.

“Estamos através da Operação ‘Broken Windows, coordenada pelo major Silva Jr. intensificando nossas ações no município de Abaetetuba e adjacências, no sentido de tirarmos de circulação indivíduos que tentam burlar a lei e comprometer a sossego público” informou o aspirante Ildson Carvalho.

Em outra frente de atuação, policiais militares de Abaetetuba realizando incursões no bairro do Cristo Redentor, no sentido de coibir o roubo e furto de motos no município, se depararam com um indivíduo não identificado em uma moto Honda CG 125, que fugiu abandonando o veículo. Ao ser feita a verificação da procedência da moto junto ao Detran local, se constatou que a moto havia sido furtada no município de Marabá.

Com isso, os policiais militares encaminharam a moto para a autoridade policial de plantão, delegado Maurício de Menezes Pires, para realizar os devidos procedimentos legais.

(Diário do Pará)

domingo, 10 de abril de 2011

Após assaltar posto de gasolina, homens são presos

'

O crime não compensa e esta lição, ao que parece, dois elementos não conseguiram certamente assimilar. E, por esta razão, acabaram presos depois de terem sido reconhecidos como autores de um assalto a fregueses de um posto de gasolina, no município de Abaetetuba, Baixo Tocantins.

A casa “começou a cair” para Moisés Baia Costa, 22 anos, e Marcio Ruis Rodrigues, 21 anos, quando o Grupamento Tático, integrado pelos cabos Quaresma e soldados Barreto e Nunes, fazia incursões nos bairros da Aviação e São Lourenço. Os policiais se depararam com os acusados que, por sua vez, têm várias passagens pela Delegacia de Polícia de Abaetetuba.

Como são conhecidos pela prática de roubo na cidade, os policiais militares não tiveram dúvidas em abordá-los, uma vez que havia uma denúncia dando conta que a dupla tinha praticado um assalto a fregueses do posto de combustíveis.

Com toda a cautela, os policiais militares deram voz de prisão aos acusados, que ignoraram a ordem policial e fugiram do local, sendo então perseguidos e presos quando alcançavam a avenida São Paulo, próxima à rua João de Deus, periferia de Abaetetuba.

Em depoimento na Polícia Civil, os acusados não tiveram como negar, já que foram reconhecidos por uma das vítimas que acompanhou os policiais até a delegacia para prestar depoimento e identificar a dupla como autora do assalto ao posto de gasolina.

Durante a busca pessoal nos indivíduos, foi encontrado com o Moisés Baia Costa um revólver calibre 38 com três munições não deflagradas. Elas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba.

ENQUADRADOS

O delegado Roberto Gomes Neto enquadrou Moisés Baia Costa e Marcio Ruis Rodrigues por assalto e porte ilegal de arma de fogo. (Diário do Pará)