quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aluno de Abaetetuba irá para feira de ciências nos EUA

' No próximo mês, o paraense Rafael Carmo da Costa, 17 anos, aluno da Escola Estadual Professora Benvinda de Araújo Pontes, localizada no município de Abaetetuba, nordeste do Pará, vai mudar sua rotina graças ao interesse pela pesquisa científica. Ele seguirá para Los Angeles, na Califórnia (EUA), onde participará da maior feira de ciências do planeta, a Intel Isef (International Science and Engineering Fair), que chega à 62ª edição.


A participação do primeiro estudante paraense no evento internacional foi garantida com a apresentação do trabalho 'Pesquisando a Ação Larvicida do Melão de São Caetano (Mormodica charantia)', que conquistou o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na categoria de Ciências da Saúde, e o segundo lugar, na categoria Inovação.


No período de 8 a 13 de maio, ele integrará a delegação da Febrace, que será formada por 15 estudantes e nove professores igualmente premiados, representando os Estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Pará (Fapespa), por meio do Programa de Iniciação Científica Pibic Jr., o projeto tem orientação da professora Maria Gorete da Paz, do Clube de Ciências de Abaetetuba, um dos municípios polos do Pibic Jr. no Pará, onde atualmente há 150 bolsistas do projeto, todos alunos de escolas públicas, desenvolvendo trabalhos de iniciação científica sob orientação dos professores vinculados ao Clube de Ciências de Abaetetuba.


O pesquisador observou que o melão de São Caetano poderia ser um larvicida contra o mosquito transmissor da dengue, já que é eficaz contra piolhos, e resolveu testar nas larvas do Aedes aegypti. A pesquisa confirmou as diversas propriedades terapêuticas atribuídas à planta. 'Nós conseguimos fabricar a partir de uma planta um método natural para combater a larva do mosquito da dengue, não só para o Pará, mas para o Brasil inteiro', afirma Rafael.



0 Comments: