segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Empresa Arapari pode ser interditada

'
A empresa hidroviária Arapari Navegação Ltda., que atua nos municípios de Moju, Barcarena, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Cametá, entre outros, poderá ser interditada. A razão é o descumprimento de algumas cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa em outubro do ano passado com as promotorias de Defesa do Consumidor e da Pessoa com Deficiência e Idosa, que exigia ajustes na qualidade dos serviços prestados pela empresa.
De acordo com o laudo técnico realizado em 24 de agosto deste ano pelo Procon-Pará, a empresa não garantiu atendimento prioritário a gestantes, idosos e pessoas com deficiências físicas, como havia se comprometido no TAC. Além disso, também não cumpriu os critérios básicos exigidos para que pessoas com mobilidade reduzida (idosos e com deficiências físicas) tivessem acesso aos terminais dos portos das embarcações.
O laudo verifica ainda que não foram colocadas embarcações em boas condições físicas, assim como os equipamentos de segurança continuam em péssimas condições para o uso, colocando em risco a vida dos usuários.
A situação gerou uma reunião ontem entre o Ministério Público do Estado (MPE), Agência Reguladora do Consumidor (Arcon) - que é responsável pela regulação do serviço hidroviário, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Procon, Corpo de Bombeiros (CBM), OAB-PA, (Ordem dos Advogados do Brasil) e ainda Cpaor (Capitania dos Portos da Amazônia Oriental), para discutir medidas urgentes em relação ao não cumprimento do TAC, quando foi levantada a possibilidade de interdição.
Segundo a promotora de justiça do Consumidor, Helena Maria de Oliveira Muniz, “O TAC será cumprido. A população precisa ser alertada dos riscos que está correndo ao usufruir de serviços que não visam a segurança do passageiro. Medidas urgentes serão tomadas”.O DIÁRIO tentou contato com a empresa Arapari, mas não conseguiu ouvir ninguém que pudesse responder aos questionamentos.

Fonte: Diário do Pará

1 Comment:

Anônimo said...

eu estou insastifeito com o atendimento das empresas que presta serviços para população de abaetetuba depois que ajaruma foi vendida para arapari ficou sendo so de um dono não temos concorrentes os horarios de saída de abaetettuba para belém podem até ser diferenciadas chegando no porto de arapari os passageiros fica esperando todos os outros de horarios diferentes para poder ir travessar só num barco.outro sim um dia eu foi a Belém pela alça na viagem 6hs30 cedo o motorista do onibus foi parando na estradra pegando sacas de açai eu calculei que cada saca poderia ter 3 latas de açai dentro,aviagem tuda o onibus parecia que as rodas traseiras estava esbarrando em alguma coisa de tanta carga, chegando em frente a prefeitura de ananideua um pouco la na frente numa parada descarregaram as sacas de açai ai eu pode conferir tinha mais de 122 sacas, todo os passageiro chingava o motorista com uma cobradora que o onibus era passageiro, não para carregar carga.ray martins abaetetuba.