BRINQUEDOS, ARTIGOS E ALIMENTOS DE MIRITI, COM ATRAÇÕES CULTURAIS DE HOJE ATÉ DOMINGO EM NOSSO MUNICÍPIO
O colorido e os belos traços dos tradicionais brinquedos de miriti, patrimônio cultural do Pará, serão a atração, durante três dias, da mais popular festa cultural de Abaetetuba, o Miritifest, que começa hoje e segue até domingo, na praça da Bandeira, centro do município.
Além da exposição dos brinquedos de miriti, o Miritifest reserva aos visitantes uma praça de alimentação com comidas típicas à base do fruto do miriti como vinhos, doces e mingaus. Atividades esportivas também fazem parte da programação: serão realizadas competições como a corrida de batalhadores de bicicletas, já que o município é conhecido como “terra da bicicleta” - por ser o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.
“Fico muito feliz quando acontece o Miritifest. Nessa época, chegamos a receber mais de 30 mil visitantes em Abaetetuba, que é considerada a capital mundial do brinquedo de miriti”, conta o vice-presidente da Asamab, Amadeu Sarges. Segundo ele, a cada ano a feira inova e os brinquedos ganham mais qualidade. Por meio do Sebrae, os artesãos participam de cursos de capacitação, gestão e melhoria do produto. Para a gerente do Escritório Regional do Sebrae em Abaetetuba, Uyara Póvoas, o Miritifest é um sucesso que se renova a cada ano. “O evento também ajuda a fortalecer a classe dos artesãos locais, além de proporcionar contatos para futuros negócios”, diz Uyara.
O Miritifest, que será aberto hoje, às 19h, ao som de bandas locais e com a escolha da Garota Miritifest, continua amanhã e domingo, com grupos de dança, shows humorísticos, premiações, festival de música, show pirotécnico, entre outras atrações.
Em 2009, mais de 30 mil pessoas visitaram a feira, que contou com a participação de 80 artesãos, que chegaram a comercializar mais de três mil peças, gerando o lucro de R$ 15 mil reais. A expectativa é de que esses números sejam superados este ano.
O Miritifest é realizado em parceria com o Sebrae Pará, prefeitura municipal de Abaetetuba, Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti – Asamab, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação Comercial e Empresarial, Conselho da Mulher Empresária do município.
PROGRAMAÇÃO
HOJE (SEXTA-FEIRA)
19h – Banda Virgem da Conceição
20h – Abertura Oficial
21h – Cleudete e Cia
22h – Concurso Garota Miriti Fest
23h – Muiraquitãs
AMANHÃ (SÁBADO)
9h – Grupo de Dança Miriti Festa – Rio Tauá
9h30 – Centro de Convivência da Pessoa Idosa
10h – Grupo Flor da Terceira Idade
10h30- Banda Vereda
11h30 - Sandália de Ambuá
12h30 – Beto dias e Fredson
19h – Banda Tribo’s
20h – Grupo de Expressão Folclórica Parauaras da 3ª idade
20h30 – Nativos e Cia
21h30 – Banda Inspiração
22h30 – Harmonia Show
24h30 – Lia e Banda
DOMINGO
9h – Balé Moderno Insa
9h30 – Grupo de Danças – Apae
10h – Banda Krasis
10h30 – Ney Viola
11h30 – Show humorístico Vardivino
12h30 – Grupo Nossa Raiz
19h – Festival de Música
20h – Moisés Idade de Lobo
21h – Premiações
21h30 – Banda Carpe Diem
22h – Banda Marcelino do forró
23h – Grupo Talismã
24h – Banda Abaeté Latim Jazz
Créditos: Diário do Pará
10 Comments:
Edu, felizmente existe uma coisa chamada justiça divina. Pena que as pessoas teimam em não acreditar nisso. O fato verídico é que Deus realmente castiga. Prova disso é o Miritifest, um evento do povo usado para “merchandising político”. Por isso deveria, a partir de agora se chamar “Yellow Fest”? O nome cairia bem, pois a prefeitura encheu a cidade de bandeiras amarelas em suposta alusão ao evento, ou será que foi em pura denotação PSDBista? Quase ninguém nessa cidade mais é trouxa. Digo quase, pois alguns ainda permanecem defendendo este Governo trapalhão que em 16 meses ainda não mostrou para o que veio. Mostrem pra que vieram seus trapalhões e eu, então, baterei palmas de pé para vocês!
Esqueci de falar do castigo. Pois é!O castigo veio dos céus: Uma baita chuva durante todas as noites do evento. Coisa dívina...
MUITA CHUVA. REALMENTE SÃO PEDRO NÃO COLABOROU.
Aos “Anônimos”
Já me reportei ao Edu anteriormente e manifestei a ele o desejo de não ver publico no Blog comentários de Anônimos, pois é lamentável não se vê o dono da opinião manifestada.
Em se tratando de Festival do Miriti, pouco se mudou nestes 07 (sete) anos, basta observar que o evento quer queira, quer não, não anda com suas próprias pernas, está sempre dependendo de gestores municipais.
Isso é o faz ser sempre o mesmo, acabam fazendo uma melhoria aqui, outra ali, mas as mudanças significativas não acontecem.
Vejam o caso o “Rock na Proa”, momentaneamente deixou de existir, notem bem o motivo: era patrocinado em parte pela gestão municipal, e acabou deixando de existir por conta da falta deste apoio (patrocínio), inclusive serviu de plataforma política para disputa de vários cargos no Legislativo Municipal.
O Festival do Miriti não é diferente, já se passaram vários gestores desde o seu início e sempre foi assim, críticas dos “Vermelhos” e crítica dos “Amarelos”, Abaetetuba é mais que isso, o Festival do Miriti é mais que isso, contudo, existem pessoas que esquecem disso e ficam alimentando essa disputa inútil.
Desde que cheguei aqui há 25 (vinte e cinco) anos atrás, nunca vi, nenhum projeto na área de cultura, esporte e lazer, quando aparece uma pessoa capacitada esbarra no apadrinhamento político de uma minoria que só pensa nisso, ou em outras pessoas que só querem tirar lucro da situação, veja o caso do Carnaval Abaetetubense, que deixou de ser carnaval a muito tempo para ser um modelo simplório do carnaval da Bahia.
Precisamos ser mais Abaetetubenses e menos políticos partidários, Abaetetuba merece ser vista com mais afeto, e menos interesse.
Quanto aos “Anônimos” como já falei anteriormente, são àqueles que nunca aparecem, ou por terem vergonha, ou por terem rabo preso, ou ainda por serem fracos demais.
Muito obrigado Rui pela brilhante participação. Apenas reitero aos Leitores que do lado esquerdo da página inicial do Blog existe a opção de criar um perfil, como seguidor do Blog. Criando um perfil, fica mais fácil assinar os comentários.
Grande abraço!
Rui de que, (*Texto moderado) da " Dra Eliete........
Mostrar para o mundo, esse é o começo.
Ações como a do Edu devem ser valorizadas, pois promovem a nossa cidade e mostram a todos, em qualquer lugar do planeta, que nós existimos.
Procuro também fazer a minha parte, desde quando o site Panoramio começou eu tenho postado fotos dos lugares de Abaetetuba, neste site, tem-se a oportunidade de mostrar os lugares com as coordenadas geográficas. Fui um dos primeiros e depois de colocar mais de 600 fotos, vi aparecer no panoramio o mapa da nossa cidade, hoje as minhas fotos servem de referência para vários usuários, em qualquer lugar que estejam para terem acesso ao que melhor temos.
Verifiquem as fotos, façam também outros albuns, entre no site e vejam
http://www.panoramio.com/user/556746
Muito legais as suas fotos. É um excelente material sobre nosso município. Como elas se espalham pela rede mundial rapidamente, talvez até tenha usado alguma foto sua sem mencionar os créditos. Coisa resolvida, agora!
Obrigado.
Edú o cara mete o pau nos anonimos e assina só Rui, ora Rui de que onde mora quem é, assim é fácil meu amigo, quem assina matéria de blogs está arriscado a sofrer represalia e muito mais ok. até parece que voce, dito Rui não sabe onde mora, aqui é Abaeté, terra sem lei.
Mas sobre o miriti Fest estive lá no domingo de dia tava legal mas não vi falar nenhuma vez da ajuda do Governo do Estado a esse evento pra quem não sabe foi doado 20.000,00 (vinte mil reais) da Secretaria de Cultura do Estado convenio com a associação comercial de abaetetuba publicado no diario do para conforme abaixo
e quem leva a fama é PMA que eté agora não cumpriu com o combinado.
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31661 de 07/05/2010
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
Convênio
Número de Publicação: 100807
Convênio: 138/2010
Objeto: O presente convênio tem por objeto, mediante a conjugação de esforços dos partícipes, a execução das ações relativas ao projeto “FEIRA DE EXPOSIÇÃO DO BRINQUEDO DE MIRITI DE ABAETETUBA”.
Valor Total: 20.000,00
Assinatura: 06/05/2010
Vigência: 06/05/2010 a 06/08/2010
Orçamento:
Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso
13392118125960000 335041 0101002158 Estadual
Partes:
Beneficiário ente Privado: Associação Comercial de Abaetetuba
Endereço: R Andradina, sn
CEP. 68440000 - Abaetetuba/PA
Complemento: AV. Dom Pedro II, Bairro Centro
Concedente: Secretaria de Estado de Cultura
Ordenador: Ana Paula Lima Gouvea Nogueira
Eu voltarei bay! bay!
Batman.
Post a Comment