terça-feira, 6 de abril de 2010

Eleições 2010: O que vem por aí!?

Há aproximados 180 dias (6 meses) das Eleições 2010, o vento que sopra por aqui ainda é frio (bem friozinho). Posso garantir que ventos mornos já se encaminham pra estas bandas, o que vai tornar Abaetetuba um cenário bastante interessante nas eleições deste ano. Ao longo das próximas semanas, o Blog vai retratar o cenário político em Abaetetuba e na Região Tocantina, em todos os seus aspectos. Afinal, a democracia se faz de posicionamentos e questionamentos, que devem ser esmiuçados ao máximo, para que o Leitor forme uma opinião consistente e faça bonito em outubro.

O cenário local

Como (possíveis) pré-candidatos ao pleito eleitoral deste ano, temos alguns cidadãos debutantes e outros tantos tarimbados em eleições. Afinal, Abaetetuba é um grande colégio eleitoral, o sexto paraense, com potencial teórico para fazer seus representantes nas diversas cadeiras do legislativo, o que na prática não tem acontecido por aqui, por vários motivos que vamos discutir ao longo das próximas semanas. 
Papo furado de lado, vamos ao que interessa... Os candidatos e candidatas (em ordem alfabética, para não privilegiar ou desmerecer ninguém):

- Alcides Negrão – “Chita” (PSDB): Vereador eleito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado federal*.
- Antônia Botelho (PCdoB): Vice prefeita na gestão municipal 2005-2008, deve concorrer ao cargo de deputada estadual.
- Cláudio Rodrigues - "Cabinho" (PSC*): Candidato a vereador em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Daniel Boney (PSL*): Estreante na política, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- João de Deus (PMN): Candidato a deputado estadual em 2006, deve concorrer a deputado estadual.
- José Nery (PSOL): Senador da republica na suplência da governadora Ana Júlia, deve concorrer a deputado estadual.
- Jotalino (PRTB*): Se for confirmada candidatura, deve concorrer a deputado estadual*.
- Miriquinho Batista (PT): Deputado estadual eleito em 2006, deve concorrer ao cargo de deputado federal*.
- Raimundo Vieira – “Vieirinha” (PSB): Ex-candidato a vereador, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Vanildo Maciel – “Pipico” (PT): Vereador eleito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado estadual.
- Vicente Maciel (PMDB): Candidato a prefeito em 2008, deve concorrer ao cargo de deputado federal.
- Zé Miguel (PR): Candidato a prefeiro em 2008, se for confirmada candidatura, deve concorrer a deputado estadual*.

( * Informações a serem confirmadas pelos candidatos e pelo Blog).

15 Comments:

Anônimo said...

Edu, pela quantidade de candidatos posso te adiantar q a maioria dos q estão aó só vão mesmo cumprir tabela p/ outros candidatos de fora.

Anônimo said...

ACHO QUE ALGUNS DOS NOMES CITADOS VÃO DESISTIR DE CONCORRER NAS ELEIÇÕES. OUTROS QUE VÃO CONCORRER A DEPUTADO ESTADUAL SÃO APENAS FIGURANTES PARA OS VERDADEIROS CANDIDADOS A ESTADUAL. ISSO SEMPRE ACONTECEU EM ABAETETUBA. O CARA VEM PRA FEDERAL APOIADO POR UM CANDIDADO A ESTADUAL SOMENTE PRA FAZER CAMPANHA PRO CARA. E SABE O PIOR É ISSO NÃO DÁ MAIS CERTO. PROVA DISSO É O RESULTADO DAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES.

Anônimo said...

Edu, bem sabeos que esse período é de pura especlação e esperteza, muitas lideranças não lançam o nome diretamente mais fazem dobradinhas com candidatos de outros municípios, alguns se lançam sem chance nenhuma, só para projetarem os nomes para possíveis candidaturas em 2012. Tenho algumas certezas, e se formos verdadeiraemnte analisar, e sem paixão, é brincadeira algumas candidaturas, mesmo sendo legitimas.
Bonner, Antonia Botelho, j Lino, nunca foram candidatos a nada, logo, não possuem densidade eleitoral.Vieira, Cabinho, Zé Miguel, já tem noção dos seus tamanhos eleitorais em nosso municiípio e sabem que suas candidaturas são elementos somatórios para coeficientes. Creio que Chita e Pipico, por serem vitoriosos nas urnas nas últimas eleições e suas trajetórias de vitórias, os caçifam para uma disputa mais coerente e possível. João de Deus nem adianta comentar, pois foi um desastre junto com o Vicente nas últimas eleições, quando da somatória dos dois, em uma disputa com quatro candidatos não conseguiram nem 2.500 votos.
Logo, penso que temos de trabalhar o voto bairrista e vÊ o que vai acontecer.

Anônimo said...

- Alcides Negrão – “Chita” (PSDB): Limita-se ao seu eleitorado, não consegue agregar outras lideranças além das que hoje fazem parte da sua base como vereador.

-Antônia Botelho (PC do B): Sua liderança era através da Associação dos Moradores das Ilhas de Abaetetuba AMIA depois da desastrosa administração em que ela foi vice-prefeita seu prestigio na sua base eleitoral diminuiu muito.

- Cláudio Rodrigues - "Cabinho" (PSC*): Ainda falta expressividade, não apresenta perfil de forte liderança política.

- Dj Daniel Bonney (PSC): Parece até comédia, não possui nenhum trabalho político como movimento estudantil ou social, se caracterizando como uma candidatura sem compromisso.

João de Deus (PMN): Já teve oportunidade de ser deputado estadual e quase nada fez por abaetetuba, é difícil confiar nele.


José Nery (PSOL): Senador por acaso, não conseguiu eleger pelo menos um vereador do seu partido em abaetetuba, mostrando desta forma que está com sua base política extremamente fragilizada.

- Jotalino (PRTB*): Possui certa liderança na sua comunidade evangélica, no qual ele é pastor, mas não consegue agregar as outras comunidades evangélicas, limitando-se muito.

- Miriquinho Batista (PT): Sua candidatura a federal começou a apresentar dificuldades dentro do PT devido as candidaturas de Carlos Martins e Mário Cardoso duas figuras da mesma ala no partido e de grande cacife dentro do pt, Martins irmão da prefeita de Santarém Maria do Carmo e Mário fortalecido pela sua candidatura a prefeito em Belém. Miriquinho tem grande chance de sair chupando o dedo no final da história.

- Raimundo Vieira – “Vieirinha” (PSB): Figura sem expressividade política.

-Pipico (PT): Sua candidatura só servirá para dar apoio a candidatura de Miriquinho e Ana julia em abaetetuba, apresenta o apoio restrito de apenas uma parte do pt no município, devido a sua rejeição até mesmo dentro do partido.

- Vicente Maciel (PMDB): Já foi candidato a federal com o discurso de vote no candidato da terra, o povo até que ajudou e deu o voto de confiança obteve 19 mil votos, mas com o passar dos anos mostrou-se incapaz de criar uma base forte, tendo uma candidatura fraquíssima para prefeito.

- Zé Miguel (PR): Ex-vereador sem expressividade, teve uma candidatura a prefeito que também foi um fracasso.

Anônimo said...

Não sou cientista político, mas faço minha análise:

Chita (PSDB): Só vem fazer graça, pois não tem cacife pra federal, vem tentar somar pro Megale, mas talvez diminua mais ainda.

Antônia Botelho (PCdoB): Saiu das últimas eleições queimada, pois não soube se impor e esqueceu de quem a ajudou a se eleger.

Cláudio Rodrigues(PSC): É um cara boa praça, ficha limpa, se tiver recursos financeiros pra fazer uma boa campanha e o coeficiente partidário ajudar, pode até fazer chover.

João de Deus (PMN): Sua credibilidade acabou junto com as chances que teve na política.

José Nery (PSOL): Na minha opinião é uma incógnita, pois não sei o quanto cacife politico ele tem nos outros municípios. Se usar o dinheiro q tem guardado, pode levar uns 5 mil votos daqui de Abaeté.

Jotalino (PRB): Mesmo sendo um cara boa praça, não é filho da terra, o que dificulta em muita sua candidatura.

Miriquinho Batista (PT): Vai roer um osso pra se eleger federal, pode levar uns 15 a 20 mil votos de Abaeté. Tem de somar no outros municípios.

Vieirinha(PSB): Não tem cacife político pra concorrer de verdade a uma eleição pra deputado estadual, mas se tiver recursos pode fazer uma boa ferida.

Pipico(PT): Se a Ana Júlia resolver apoioar ele em outros municípios, pode até fazer chover, porque aqui em Abaeté ele tem muita rejeição.

Vicente Maciel (PMDB): Provou nas últimas eleições que os 19 mil votos de 2006 foram puro acidente.

Zé Miguel (PR): Esse não vem candidato a nada, com certeza.

Penso que o nosso povo deve ser extremamente bairrista nessas eleições e só votar mesmo em quem é de nossa terra.

Anônimo said...

Se essas forem realmente as nossas opções para deputados, ta difícil trabalhar o voto barrista, os políticos de abaetetuba devem concentrar-se em um projeto político visando realmente o desenvolvimento do município, na sua postagem você citou vários nomes que hoje estão como pré-candidatos aos cargos de Deputado Estadual e Federal, mas essas pessoas não representam um bloco político supra-partidário que realmente venha com força para vencer uma eleição. Os caras estão preocupados única e exclusivamente com suas projeções políticas para uma futura candidatura para vereador e prefeito ou trabalhando candidaturas para fazer negociações financeiras.

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

Bem, Edu, na minha opinião antes de usarmos nossas forças para elergermos um desses nomes, temos q pensar q isso vai lhe possibilitar uma projeção financeira, muito dinheiro. Como eleger um cara como o ze miguel q vive nos bares (*Texto moderado). Ou o Joao d Deus q vive (*texto moderado) do nossso povo. e o Cabinho (*Texto moderado). E o Pobre coitado do Pipico (*Texto moderado) s n tem moral nem na (*Texto moderado). Já a Antônia mostrou mal (*Texto moderado) c o Luiz Lopes. O jeito é nos unirmos em torno d um nome digno e de respeito, q tenha d verdade uma família digna. Q tal o Chita?

Anônimo said...

Ei cabinho, v s t toca, vc n ganha nem p Conselheiro Tutelar, pois lembra do (*Texto moderado). Vamos votar no Chita, nossa melhor opção.

Anônimo said...

por caso
1) Chita (PSDB): todos sabem que ele quer ser candidato a dep. federal para somar com o dep. est. Megale para quem trabalha, sua candidatura não decolaria, pois não consegue agregar novas lideranças e a Prefeita tem compromisso com o dep. fed. Zenaldo, o que dificulta sua candidatura.
2) Antonia Botelho (PC do B): como vice prefeita não conseguiu eleger seu marido que foi candidato a vereador na ultima eleição e atingiu somente 200 e poucos votos, mostrando que seu prestigiu político caiu muito.
3)Claúdio (PSC): foi candidato a vereador na ultima eleição e atingiu 800 e poucos votos, até foi bem votado, mas não tem base, muito menos cacife para ser eleito dep. est., vai somar votos para o dep. fed. Zequinha Marinho (PSC), servir de ancora, situação que pode queimá-lo no cenário municipal.
4)Dj Daniel Bonner (PRB): a melhor piada de todas as candidatura, sem base política, sem atuação no município, quem saber em 2012 nas eleições municipais possa ser candidato a vereador também para somar na candidatura de outro porque não tem nenhuma expressão.
5) João de Deus (PNM): já foi vereador, prefeito, dep. est., mas na ultima reeleição a dep. est. decepnou muito seus conterrâneos, o que lhe custou seu mandato, pode ser que na sobra do PMN, quem sabe, possa entrar, já que o 1º vai ser o já dep. est. Alessandro Novelino.
6) Sen. Nery (PSOL): não conseguiu eleger nenhum vereador de seu partido na ultima eleição municipal, sua liderança na cidade resume-se a Guilherme que insiste em falar em nome do mandato de Sen. José Nery, uma piada. Vai somar para eleição de Edmilson e talvez Aracely, de Senador da Republica a político sem mandato, sua analíse política quando saiu do PT acabou com sua carreira, hoje poderia está em situação bem melhor se ainda fosse do PT.
7) Jotalino (PRTB): sem expressão na cidade, é pastor de uma igreja mas não tem prestígio político.
8)Vierinha (PSB): também chega a ser piada, quando foi candidato a vereador a duas eleições atrás teve somente 400 votos, vai ser candidato por imposição do PSB estadual que quer votos na região. Também mostrou ser fraco articulador político quando coligou o PSB com PMN e PSL e foi engolido pelo PSL.
9) Zé Miguel (PR): se for candidato, vem porque o partido quer votos na região, sempre se elegeu quando seu irmão Afonso Sarge o apoio, hoje em dia nenhum dos dois tem prestigio perante a população. Foi candidato a prefeito na ultima eleição e teve 5 mil votos com 6 vereadores trabalhando para ele, desempenho decepcionante.
10) Pipico (PT): mesmo tendo sido o candidato a vereador mais votado da ultima eleição, sem prefeitura na mão agora vai ser difícil, acho até que pode ser o mais votado no município, mas não vai atingir 25 mil votos para se eleger.
11) De. Est. Miriquinho (PT): candidato a dep. fed. vai ter que correr muito para se eleger, uma vez que o coeficiente teve ficar na casa dos 120 mil votos.
12) Vicente Maciel (PMDB): teve a chance de ser uma nova liderança política no município e não sobe aproveitar, decepcionou com candidato a prefeito, ehoje não tem nem 5 mil votos para dep. fed.
Sendo assim, se formos pensar nossas opções políticas são muito decepcionantes, ai falamos em ser bairista, mas temos que ter nomes capazes de realmente ajudar Abaetetuba, por isso sempre tem candidatos de fora que entra e ganha voto no cidade, mas lembrem-se existe dep. est. e fed. que não são da região mas que possuem trabalho e atuação significativa no município.

Anônimo said...

O MEU VOTO E DA MINHA FAMÍLIA JÁ ESTÁ DEFINIDO, POIS EU ACREDITO QUE O DR. CLÁUDIO RODRIGUES DE TODOS OS POSSÍVEIS CANDIDATOS CITADOS É A PESSOA MAIS BEM PREPARADA E COM AS MELHORES INTENÇÕES PARA ABAETETUBA. EU CONFIO NO DR. CLÁUDIO COMO EXCELENTE PROFISSIONAL, COMO UMA PESSOA SIMPLES DE VALORES HUMANOS E SEI QUE COMO POLÍTICO VAI DAR UM SHOW DE COMPETÊNCIA.
ACHO QUE ENFIM ABAETETUBA TEM UM NOME PARA QUE POSSA CONSTRUÍR A TERCEIRA VIA NA POLÍTICA.
OS OUTROS QUE JÁ TIVERAM A CHANCE DE FAZER ALGO E NÃO FIZERAM NADA, NÃO MERECEM NOVA OPORTUNIDADE DO POVO.

OTÁVIO LIMA DE SENA
FILHO DE ABAETÉ, ERRADICADO EM BELÉM DO PARÁ.

Anônimo said...

É estranho falar em copetênia para uma pessoa como o Claudio Rodrigues q acabou c a saúde bucal no nosso município durante a gestão do luiz Lopes, todos sabemos q ficava maior parte do tempo em seu consultório em vez d cumprir horário na coordenação. Sinto muito sr Otávio, s vc existe mesmo deve ser p ai p Belém, pq aqui vc está por fora da nossa realidade.

Anônimo said...

Acredito que de todos os politicos citados para candidatura à Deputado Federal quem mais se demonstra capaz desenvolver um bom trabalho é o João de Deus. Primeiro pela sua experiência em mandato legislativo, bem como pelos trabalhos desempenhados durante a sua carreira politica que foram muitos e precisam ser divulgados à massa formadora de opinião que não se interessa por projetos sociais, mas sim por seus próprios interesses.

Anônimo said...

Meus amigos comentaristas acho que vc podem estar enganados a respeito do Dep. Miriquinho Batista, o cara pelo que vejo em cenário estadual é muito bem articulado. Sempre com a Governadora foi cotado pra ser ministro do Presidente Lula. Li em uma revista da região do lago que ele era o pai da pesca paraense. Agora tentam queimar o cara com denuncias de colônias ele não é secretário de pesca nem presidente de colônia. Ele busca recurso pra pesca através de emendas articulações politicas etc. Povo de Abaetetuba essa é a hora de eleger um cara de vc pra federal ele é o nome certo. Podem acreditar.