sexta-feira, 28 de novembro de 2008

DIZEM AS MÁS LINGUAS EM ABAETÉ - PARTE II


Segundo informações oficiais e extra-oficiais do Blog, o Senador José Nery esteve, durante o Círio de Nossa Senhora da Conceição, visitando suas bases partidárias no município de Abaetetuba, por onde circulou com muita desenvoltura, participando de diversos eventos, reuniões e aniversários, certamente reafirmando suas articulações políticas e firmando novas. Dizem as más línguas que o Senador encontrou-se com a Prefeita eleita Francineti Carvalho (a quem o PSOL atacou ferozmente durante o horário político). Segundo dizem, a pauta da reunião circundou a respeito do apoio oferecido pelo Senador a nova gestão municipal.
Dizem também, as benditas "más línguas", que a intenção do Senador era de fazer alguns "pedidinhos básicos" de manutenção de alguns "partidários contratados" que são seus apadrinhados deste o início da gestão do PT e que atuam em vários órgãos, entre os principais: terminal rodoviário e a secretaria de educação. Resta saber se o Parlamentar obterá realmente êxito em sua investida? O próximo encontro entre os dois será no Bairro de São João, onde debaterão assuntos com os líderes comunitários locais.
PS.: Há uma gênese de "ciumeira" amarela nessa aproximação.

PT DIFICULTA TRANSIÇÃO POLÍTICA

Segundo informações de fontes oficiais deste Blog, o Partido dos Trabalhadores, através de seus dirigentes de primeiro escalão no município, estão dificultando a transição política de governo da atual prefeita eleita Francineti Carvalho. Segundo as informações, o próprio prefeito Luiz Lopes vêm seguindo postura a qual, segundo ele próprio, foi adotada quando o mesmo fora eleito em 2004. Para Lopes, ganhar tempo na transição é estratégico, uma vez que existem várias obras inacabadas a serem concluídas no município. Não se sabe se haverá tempo para tal!
Legalmente, não há nada que obrigue o prefeito a fazer uma "transição" de fato. Contudo, seria justo ao sentimento do povo e a própria democracia que a mesma ocorresse, pois serviços essenciais como a coleta de lixo, o funcionamento de hospitais e postos de saúde, assim como os serviços de assistância social e as fiscalizações e o abastecimento de alimentos pudessem continuar nomalmente, em janeiro de 2009. Como nenhum deles leu Nicolau Maquiavel, a politicagem continua.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PREPARATIVOS PARA VIAGEM

'

Hoje pela manhã, ao fazer um lanche na Casa do Pão, encontrei um velho conhecido, funcionário público municipal que atua no setor administrativo de RH da prefeitura. No decorrer de 10 minutos de prosa, confessou-me o cidadão que está saindo, desde outubro, consecutivas listas de exoneração de servidores temporários e de cargos comissionados. Em contrapartida, estão sendo chamados os aprovados no concurso público municipal para ocupar tais vagas, a partir de dezembro. Certamente é uma atitude louvável a de efetivar as pessoas de direito, que realizaram o concurso público municipal, contudo fica a interrogação: Será que tal atitude seria a mesma se o prefeito Luiz Lopes houvesse tido êxito no pleito eleitoral?

domingo, 9 de novembro de 2008

AOS LEITORES DO BLOG!

'
Aos cidadãos Abaetetubenses e amigos de Abaetetuba, fica a mensagem:
Mandem notícias, sugestões de postagens, comentários extras e fotos para o e-mail do Blog, segue o endereço: folhadeabaetetuba@gmail.com

Um grande abraço e continuem acessando o Blog e deixando seus comentários.

DIZEM AS MÁS LINGUAS EM ABAETE

'
Nem bem retornei à Abaetetuba e os boatos logo surgem:
Dizem os vermelhinhos que a Prefeita eleita, Francineti Carvalho, levantou vôo até a capital da Terra Tupiniquim (Brasília) para resolver pendências de um suposto processo, referente a Prestação de Contas do ano de 2003 quando era Secretária de Saúde, do qual recorreu ao Supremo Tribunal, por ter sido condenada em primeira instancia. Argumentam os vermelhos que o tal processo não tramitava ainda em julgado, por isso o STE acatou a candidatura da prefeita eleita. Acreditam os mesmos vermelhinhos, que o tal processo uma vez tramitado em julgado, impedirá que Francineti Carvalho seja diplomada prefeita, o que impediria sua posse.
Por outro lado, os amarelinhos argumentam que a prefeita eleita foi até Brasília em busca de recursos federais de emendas parlamentares de sua base partidária, para começar 2009 com muitas obras para o povo abaetetubense. De fato, existem muitos políticos de peso no cenário nacional que apoiaram a candidatura de Francineti Carvalho, como o Deputado Federal Flexa Ribeiro, entre vários outros.

Como mencionou o blogueiro no início do Post são apenas boatos. Mas como, de fato, a prefeita eleita viajou para Brasília, algo a motivou ir até lá. Fica a interrogação.

O RETORNO DO BLOGUEIRO

'
Após merecidas férias, o blogueiro retorna à Terra da Cachaça (ou já seria Terra do Brinquedo de Miriti)... Ah, só o engenho do Pacheco salva! De fato, foi o tempo necessário para o Blog ser indexado pelo Google, afinal: Se não está nos resultados Google, não existe.
Enfim, fortaleza estava uma beleza (aguardem a publicação das fotos). Abaetetuba continua no mesmo lugar, e pegando fogo com o clima pós-eleição. Que o fogo permaneça apenas na "metafora"!

domingo, 12 de outubro de 2008

ÁGUA: PROBLEMA OU ARMAÇÃO?

Em conversa ontem a noite com um amigo professor da UFPa, com formação de especialista, porém que, sobretudo após o consumo de alguns chopes, se considera "Cientista Político" quanto ao cenário em Abaetetuba, chegamos a algum consenso: o principal deles é o mistério a se esclarecer com relação ao problema da água nos bairros centrais de Abaetetuba. Bairros como Centro, São Lourenço e Santa Rosa há muitos anos não sofriam, em suas ruas centrais, problemas de falta total de água. Pois aconteceu a falta de água nos 60 dias que antecederam a eleição. O mistério reside no fato de, segundo informações de moradores desses bairros, a água já esta normalizando nas ruas mais centrais.Certamente a pessoa mais certa a esclarecer o fato seria o (a) próprio (a) gerente da COSANPA.

LUIZ LOPES EM ENTREVISTA À GUARANI FM

No dia 08 de outubro de 2008, o atual prefeito Luiz Lopes concedeu uma entrevista a radio comunitária Guarani FM, onde fez sua análise a respeito do resultado das eleições. Foi uma entrevista muito interessante, onde o prefeito de forma muito madura assumiu a derrota nas urnas. Luiz Lopes afirmou que a experiência frente à prefeitura foi muito interessante e gratificante. Agradeceu a militância e as pessoas que o apoiaram na campanha. Lopes prometeu inaugurar obras pendentes, como: a continuação do asfaltamento na cidade e a aplicação de selante nas ruas, a orla da Vila de Beja, escolas municipais em fase de construção, os postos de saúde dos Bairros de São João, São Sebastião e Colônia Nova e principalmente o Projeto Água para Todos, do Governo do Estado. Alias, em relação à água, Lopes afirmou que perdeu a eleição para a falta de água e não para os seus adversários.

sábado, 11 de outubro de 2008

RESULTADO PARA VEREADOR

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

RESULTADO PARA PREFEITO

Fonte: Superior Tribunal Eleitoral (TSE)

ELEIÇÕES EM ABAETETUBA




O resultado das eleições em Abaetetuba foi realmente imprevisível, para quem entende de política, até 5 de outubro. Travava-se uma disputa equilibrada entre o atual prefeito Luiz Lopes (da coligação formada por dez partidos, encabeçada pelo PT) e Francineti Carvalho (coligação PSDB / PV). Os outros candidatos: Zé Miguel (PR), Vicente Maciel (PMDB) e Guilherme (PSOL), eram meros atores coadjuvantes diante do “Oscar” (que seria a vitória nas urnas). Nesta altura, os três já devem estar arrependidos de não ter coligado com PT ou PSDB. Frente ao imprevisível, podemos dizer que a eleição em Abaetetuba foi decidida em detalhes: Pequenos detalhes, porém decisivos!

Do lado do PT pesaram negativamente fatores como:
1. Vice-prefeito de chapa com alto índice de rejeição frente à população;
2. Dirigentes de partido (PT) e “aduladores locais” impopulares frente ao povo abaetetubense e a própria governadora do Estado;
3. Mau uso dos recursos de campanha (excesso de bandeiras bonitas, em material caro);
4. Mau uso do tempo superior no horário político de rádio e TV;
5. Excesso de obras as vésperas da eleição;
6. Pouco interesse da governadora do Estado na reeleição do prefeito;
7. Deslealdade dos candidatos a vereador da coligação.
8. Sentimento de já ganhou, às vésperas do dia 5 de outubro.

(Pensando bem, não são só pequenos detalhes).

Do lado do PSDB pesaram positivamente fatores como:
1. Excelente marketing de campanha (as musicas e marchinhas do PSDB deram “show” nas eleições, sobretudo uma referente à suposta “panelinha” de pessoas do governo municipal);
2. Fator Wladimir Costa (pasmem, do PMDB);
3. Índice de rejeição pequeno da candidata a prefeita e a vice de chapa;
4. Excelente uso dos recursos de campanha (sem dúvida, inferiores aos que dispunha na coligação do PT, que administrava a máquina municipal);
5. Excelente trabalho de fiscalização no dia 5 de outubro.

Diante do exposto, selou-se uma vitória considerada por mim, de forma imparcial, brilhante de Francineti Carvalho (PSDB). Sim, “brilhante”, e não por adulação, mas sim porque, fazendo referência ao futebol, aconteceu aos “45 minutos do segundo tempo”. Brilhante sim, pois permite ao povo ter a oportunidade de ver uma mulher pela primeira vez à frente da prefeitura municipal. E, também brilhante, pois pode permitir ao PT, um grande partido de tradição no município fazer uma renovação de seus dirigentes atuais, que certamente caíram em descrédito com a população. Se Francineti Carvalho fará um bom governo só o tempo irá dizer, e com ele estaremos aqui para registrar os fatos. Contudo, a chance foi-lhe dada. Desejamo-lhes muita sorte e competência!
Além disso, a população, como nas eleições de 2002 e 2004, disse não à conjugação do mesmo partido político nas três esferas de poder (na época o PSDB com: Fernando Henrique, Simão Jatene e Chico Narrina), deixando Abaetetuba isolada diante dos governos estadual e federal, hoje encabeçados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Para 2010, a briga desde já promete ser boa.