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A Assembleia Legislativa aprovou requerimento para realização de sessão especial que vai debater os projetos das hidrovias Tocantins/Araguaia, Guamá/Capim, Tapajós/Teles Pires/Juruena e Marajó, bem como os portos do Pará e as eclusas de Tucuruí.
A data do encontro ainda será marcada. A iniciativa da sessão é da Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará, de caráter suprapartidário e integrada por 38 dos 41 deputados da Casa.
No Baixo Amazonas, Óbidos e Juruti, por exemplo, os municípios aguardam investimentos de R$ 15 milhões cada, além de R$ 2,8 milhões prometidos para dotar de flutuante e rampa o terminal hidroviário de Oriximiná. Marabá deverá receber R$ 30 milhões iniciais, de um total estimado em mais de R$ 120 milhões para a construção de porto e plataforma intermodal, que permitirá embarque e desembarque de cargas por ferrovia e rodovia. Na região do Tocantins está prevista a construção de terminais de cargas e passageiros em Abaetetuba, no valor de R$ 10 milhões, e em Cametá, orçado em R$ 15 milhões.
Outros portos também são necessários, principalmente depois que estiverem prontas as eclusas de Tucuruí. 'O levantamento georreferenciado aponta como estratégicos terminais e trapiches e rampas em todas as regiões de integração do Pará', salienta o deputado Luís Cunha, presidente da Frente Parlamentar.
A data do encontro ainda será marcada. A iniciativa da sessão é da Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará, de caráter suprapartidário e integrada por 38 dos 41 deputados da Casa.
No Baixo Amazonas, Óbidos e Juruti, por exemplo, os municípios aguardam investimentos de R$ 15 milhões cada, além de R$ 2,8 milhões prometidos para dotar de flutuante e rampa o terminal hidroviário de Oriximiná. Marabá deverá receber R$ 30 milhões iniciais, de um total estimado em mais de R$ 120 milhões para a construção de porto e plataforma intermodal, que permitirá embarque e desembarque de cargas por ferrovia e rodovia. Na região do Tocantins está prevista a construção de terminais de cargas e passageiros em Abaetetuba, no valor de R$ 10 milhões, e em Cametá, orçado em R$ 15 milhões.
Outros portos também são necessários, principalmente depois que estiverem prontas as eclusas de Tucuruí. 'O levantamento georreferenciado aponta como estratégicos terminais e trapiches e rampas em todas as regiões de integração do Pará', salienta o deputado Luís Cunha, presidente da Frente Parlamentar.
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