segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PARÁ TEM 166 CASOS DE MAL DE CHAGAS

'
Dados atualizados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apontam a contaminação, entre janeiro e outubro deste ano, de 166 pessoas pelo mal de Chagas no Pará. Há focos da doença em Belém e outros quatro municípios do interior. Três deles, no Arquipélago do Marajó, não possuem hospitais para o atendimento a doentes com complicações cardíacas provocadas pelo mal.

O quarto município, Abaetetuba, no nordeste paraense, viu o número de doentes subir de 18 para 32 em apenas uma semana. Anteontem, uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Sespa esteve na cidade para avaliar o avanço da doença, não mais restrita a um único bairro, como em anos anteriores.

Mesmo deixando de fora os casos confirmados nos últimos três dias, os dados da Sespa revelam um avanço nunca antes registrado do mal de Chagas no Pará: entre janeiro e outubro deste ano foram contabilizados 71% mais casos do que em todo o ano passado, quando 97 pessoas foram contaminadas, e 45% a mais do que em 2007 (veja o quadro). Em quatro anos, o Pará somou 476 pessoas infectadas.

0 Comments: