quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR COM MISCELÂNIA POLÍTICA EXCESSIVA!

'
'
'

Hoje ocorrem as eleições para a composição no novo Conselho Tutelar de Abaetetuba. Temo que, infelizmente, poderá haver muita confusão. Em um ano eleitoral, com clima excessivamente eleitoreiro, e com grupos políticos - (pudera isso?! Pasmem!) - investindo alto em alguns dos candidatos pretendentes aos cinco cargos de conselheiro tutelar que, inclusive, é remunerado.
Essa vai ser é a preliminar do quem vem por aí em outubro meus amigos.
Tem “caboclo(a)” investindo alto em apadrinhados políticos, o que pode prejudicar a qualidade dos futuros conselheiros tutelares.
Alguns candidatos não possuem histórico de trabalhos voltados à infância e a adolescência o que, no meu ver, deveria ser um dos critérios essenciais para que pleiteassem os cargos de grande responsabilidade. Pura utopia minha!
'
... Vamos esperar pra ver o (des)enrolar “político” dessa eleição.
'

11 Comments:

Miguel said...

É uma vergonha que partidos políticos estejam por trás de candidatos nesta eleição. Esse fato compromete bastante a atuação dos futuros conselheiros, pois estes dificilmente terão isenção para desenvovler seus trabalhos. Acredito que Abaetetuba anda para trás em casos como esses. E enquanto isso as crianças e adolescentes ficam em segundo plano, pois é mais importante criar áreas de influência partidária, que "podridão ética". Quando nossos políticos irão amadurecer?

Anônimo said...

Foi uma vergonha as eleições pro Conselho Tutelar de Abaetetuba. Prevaleceu, como sempre, o poder econônimo. Como cidadão abaetetubense, olho pros meus filhos que estão bem graças a Deus e penso na situação dos filhos do mundo, dos filhos miseráveis de Abaetetuba que precisam de um conselho tutelar independente.
Abaetetuba só tem perdido com este governo que aí está. Parece que lutam pelo poder, em todos os lugares, para perpetuar um modo de agir imoral.
O povo esclarecido desse município é minoria. Isso é que doi!
Onde estão nossas autoridades de bem que não veêm isso tudo!

Estamos caminhando para uma ditadura em Abaeté. Estão acabando com as instituições de bem. E ninguém faz nada. Incrível.

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

É VERDADE. PELO QUE SEI AS ILHAS FIRAM MANIPULADAS E ENCOMENDADAS POR CERTOS POLÍTICOS, PARA ELEGEREAM AS SUA PANELINHA.

Gabriel Moraes said...

O blogueiro não deve ter acompanhado todo o processo eleitoral para escolha dos cinco conselheiros tutelares para os próximos 3 anos em Abaetetuba. A eleição foi organizada pelo CMDCA Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

E foi extremamente inovadora, só foi candidato o cidadão que comprovasse através de declaração de entidade registrada no CMDCA que atuou pelo menos 2 anos com trabalhos que envolvesse criança e adolescente, o candidato teria que ter o segundo grau completo e teria que ter pelo menos 50% de acertos na prova elaborada pelo ministério público à respeito do ECA.
O CMDCA inovou também acabando com as antigas inscrições para votar nesta eleição, abrindo para todo eleitor abaetetubense que possui titulo eleitoral, dando fim aos corrais eleitorais, Utilizando tambem urnas eletrônicas para dar mais lisura ao processo.

Criticar é Fácil...Fazer que é Difícil

Edu Valente said...

Caro Gabriel, primeiramente gostaria de agradecer sua participação no Blog, obrigado.
Entretanto, perceba que em momento algum, caro Gabriel, foi questionada pelo Blog a metodologia ou mesmo a lisura do processo eleitoral para escolha dos "novos" Conselheiros Tutelares. Você, como cidadão atuante no meio político, sabe bem de quem deve ser a função de manter a lisura no processo eleitoral citado.
Devo lhe dizer também que, infelizmente, uma declaração de que "um dia atuou", não é a mesma coisa de "estar atuando".
Convenhamos também, meu caro, que 50% de acerto em uma prova é uma média baixa, você não acha?
Da mesma forma, não houve fiscalização efetiva nos locais de votação. O que você me diz?
E, por fim, convenhamos: ganhou a eleição quem tinha maior, digamos, infra-estrutura política.
Gostaria de ver toda esta mobilização se o cargo de conselheiro tutelar fosse, além de voluntário, não remunerado.
Ai sim, seria bem mais democrático, não!?
Criticar às vezes é necessário. É da contraposição de idéias que surgem os maiores e mais efetivos avanços de nossa sociedade.
Uma boa Leitura!

Gabriel Moraes said...

Caro Edu, não precisa agradecer pela participação, estamos aqui para colaborar no debate...

Venho deixar claro aos outros leitores do Blog, que a lisura do processo é garantida por vários meios, mas principalmente através do Ministério Público, orgão fiscalizador.

Em relação a declaração, não podemos discriminar o candidato que já atuou com crianças e adolescentes e hoje pode não estar atuando por algum outro motivo, mas que pode sim ter capacidade para exercer a função.

No que diz respeito a fiscalização, principalmente da Boca de Urna, infelizmente até mesmo os processos eleitorais organizados pelo TRE nós vemos essas práticas.

Infelizmente vimos nesta eleição demonstrações de influências de pessoas partidárias de todas as agremiações políticas e também somos realistas que a remuneração foi um grande atrativo para os candidatos. Lembro-me quando foram criados os primeiros conselhos, era preciso convencer as pessoas para serem candidatos.

A respeito da enquête, independentemente do resultado, nós membros do CMDCA estamos hoje felizes, pois buscamos dar o melhor na organização desta eleição por entendermos a importância da garantia dos direitos da criança e do adolescente para o nosso município.

Anônimo said...

Infelizmente foi o que se viu nessa eleição a máquina do governo sendo descaradamente usada pois todas as pessoas que estavam na frente da organização do pleito eram do governo (funcionários, muitos comissionados e etc). Sou eleitor do conselho desde a primeira eleição e nunca vi tanta intervenção de um governo como nesta.Isso só prejudica o órgão que deve ser inparcial, aliás, nem no tempo do finado PT isso acontecia gente.Nuca vi no mundo conselho tutelar TUTELADO pela prefeita.

Anônimo said...

A verdade é que, infelizmente, com raras exceções, a maior parte das pessoas não está nem um pouco interessada em ajudar ninguém , o interesse unico e exclusivo é pelo dinheiro e pelo poder. E isso serve também quando se fala de Conselho Tutelar. Todo nós sabemos onde estão os menores se prostituindo, usando drogas, pedindo esmolas, assaltando... E onde estão os representantes dos poderes, onde está o conselho tutelar nessas horas... é claro, é muito facil fazer de conta que isso não existe... só como um exemplo voces já viram alguém desse ditos "CONSELHOS" lá frente da Cidade (beiradão)onde a prostituição infantil prolifera, não é claro que não. É mais fácil ve-los no carnaval ou outros eventos só para incomodar os pais de família que estão com seus filhos seja nos bares ou em outros locais só pra dizer que não podem ficar lá com crianças por não ser um ambiente adequado e outras baboseiras, deixem de tanta hipocrisia. E não venham me dizer que estou falando besteira, infelizmente essa é nossa triste realidade. Menos dircurso e mais ação é o minimo que podem fazer para justificar o salário que irão receber.

Anônimo said...

Caros Amigos, toda essa manifestação de lisura e transparência que foi colocada pelo Sr. Gabriel é questionável, quando toda a formação do conselho municipal dso direitos e de toda comissão eleitoral, foram e são amnipulados e formados diretamente pelo governo, salvo, o Zaquel. Com os conselheiros e com a comissão eleitoral ditando as regras, não foi difícil prevê o resultado, o qual aconteceu de fato, a vitória da chapa da prefeita.
Todos documentos normatizadores da eleição para conselheiros tutelares eram eram vicisdos, cheios de direcionamentos e favorecimentos.
Regras impostas a véspera das eleições onde a maioria dos candidatos nem sabiam, a não permissão de fiscais indicados pelos candidatos, mesários ligados diretamente ao governo e ou a vereadores da base governista, aluguel de kombis e rabetas por parte da estrutura governamental, participação direta de todo secretariado, do vice prefeito e da própria prefeita antes e no dia da eleição conforme várias filmagens e fotos tiradas no dia pleito.
creio que por essas e outras essa eleição deveria ser anulada por captação de sufrágio, abuso de Poder político e econômico, e o pior quase em sua totalidade os Conselheiros eleitos não tem o mínimo compromisso com a causa.
Se engana quem pensa que a questão da eleição deste conselho está ligada ao salário prioritariamente, pois quase todos tinham empregos no governo, e alguns até cargo de confiança, o que está em jogo é um conselho formado por membros do governo para sevirem de proteção quanto a falta de políticas voltadas a criança e a juventude.
Isso tem sido a praxi do governo, tomar os organismos de controle social e os de garantia de direitos, como é está sendo nos conselhos municipais e no conselho tuitelar.
Isso sim é a verdade, o resto é hipocrisia...

Everaldo Sena said...

Foi uma verdadeira vergonha...Sem mais comentários.