quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“O ser humano é um animal político!”


O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).

Na nossa outrora Terra da Cachaça, hoje cidade do Brinquedo de Miriti, a Politeía (política) anda a mil por hora. Então, vamos depressa analisar o cenário político da última “volta”, considerando é claro que a carruagem está andando. Neste contexto, o que é certo hoje poderá ser errado amanhã e vice versa.

Iremos nos deter no resultado das duas últimas eleições (2008 e 2010) para contextualização dos prováveis candidatos.

Em 2008, concorreram na ordem de melhor desempenho:

1º. Francineti (PSDB) e Ronald (PV);

2º. Luiz Lopes (PT) e Afonso Sarges (PTB);

3º. Zé Miguel (PR) e Tia Biga (DEM);

4º. Vicente Maciel (PMDB) e João de Deus (PDT)

5º. Guilherme (PSOL) e Raimundinho (PSOL).

As articulações atuais indicam que nenhuma dessas duplas irão se repetir em 2012.

Nas eleições de 2010, que foram eleições estaduais e federais, tivemos como destaque a eleição do Deputado Federal Miriquinho Batista (PT). Outros nomes de representantes “Abaetetubenses” que participaram, com coragem, das eleições (em ordem alfabética) foram:


- Antônia Botelho (PC do B) - Deputada Estadual

- Cláudio Rodrigues (PSC) - Deputado Estadual

- J. Lino (PRB) - Deputado Estadual

- José Nery (PSOL) - Deputado Estadual

- Pipico (PT) - Deputado Estadual

- Vicente Maciel (PMDB) - Deputado Federal

- Vieirinha (PSB) - Deputado Estadual


Alguns fatos do cenário atual:


Desgaste evidente do governo municipal e, consequentemente, do PSDB e da atual prefeita, ao que tudo indica tentará a reeleição. O partido articula uma chapa forte no proporcional, com nomes já tarimbados (para o bem e para o mal) em eleições anteriores. O partido tem a força da máquina municipal e estadual. Entretanto, terá de “nadar contra a maré” de uma administração apagada.


O PT encontra-se em articulação. O principal representante para tentar aproximar o partido da máquina federal seria o Deputado Miriquinho, que até o momento ainda não demonstrou a sua força política. O ex-prefeito Luiz Lopes seria o nome natural e mais forte para concorrer às eleições. Também deverá “nadar contra a maré” para tentar apagar a imagem ainda desgastada, construída pelos dirigentes partidários de sua administração, que ainda o cercam.


O PSOL tenta viabilizar a candidatura do ex-senador José Nery. O momento talvez seja o mais propício para “rachar” a polarização das últimas eleições municipais. O PSOL é um partido experiente de outras eleições, deve imaginar que sozinho não chegará a lugar algum, por isso deve tentar a aproximação natural com partidos de centro e de esquerda, que não estejam, digamos, “à venda”, o que também constitui um verdadeiro “nado contra a maré”.


Além do PSOL, que concorreu nas últimas eleições com candidatura a deputado estadual, o PSC parece pretenso a lançar uma candidatura a prefeito. Os indicativos demonstram que o nome natural do partido seria o de Cláudio Rodrigues. Dos candidatos, talvez o nome com menos rejeição, entretanto, também deverá “nadar contra a maré” para viabilizar recursos financeiros fartos para uma possível campanha majoritária, já que o partido provavelmente nunca concorreu ao pleito.


Também existe a possibilidade do lançamento de outros nomes como: Zé Miguel (PR), Afonso Sarges (PTB), Pedro Negrão (PSB), João de Deus (PMN), Arnaldo Sereni (PSL), Raí Lima (PMDB), Ronald (PPS), entre outros. Sabe-se que ainda há muito tempo até as eleições e que a conjuntura política mudará a cada mês, com novos atores no cenário municipal e muitas articulações. Contudo, parece haver consenso de que o momento seria o mais oportuno para romper a chamada “polarização política” em Abaetetuba. Para isso, ainda há de se “nadar muito contra a maré”!


Na próxima avaliação, estaremos abordando o cenário das proporcionais!


5 Comments:

Layune Muriel said...

Pela Primeira Vez vejo Você fazendo uma avaliação correta do cenário político de Abaetetuba. Edu acho que devemos fortalecer sim esta luta para quebrar esta dita Polarização...e concordo com vc sobre o Nome do Ex- senador José Nery que na minha avaliação se souber costurar irá quebrar essa polarização, neste pleito acho que as cores deverá ser Amarelo x laranja ou Laranja x Vermelho.

sindical said...

Fiquei sabendo através de um amigo, sobre essa postagem e da ausência de menção ao meu nome,creio que não houve má fé, quando se reporta as eleições de 2010. fui candidato dentro de um processo tático pelo partido dos trabalhadores, e conseguir junto com um conjunto de amigos, companheiros e outros, a segunda maior votação no muncípio, perdendo apenas para o SENADOR Nery à época. Demonstrando que só com um pequeno manadato de vereador, mas com uma atuação grandiosa e reconehcida, e mesmo sem apoio de grandes lideranças políticas, obtive resultado possível e satisfatório para o cenário que tínhamos naquele momento.Agradeceria se fosse levada em consideração essa inquietação momentânea. Vereador PIPICO

Oscar said...

Edu, o PT tá quebrado e pior ficará se vir acompanhado do mesmo vice que compôs a chapa em 2008, a atual prefeita, que tenta vincular a sua imagem como protetora das crianças deve vir acompanhada de Iraci Junior que, contraditóriamente, é o principal cabo eleitoral do famoso ex-deputado Sefer no município, pedófilo condenado pela Justiça Estadual, o que desgastará sua candidatura, Zé Miguel é, essencialmente, um empresário, sabe de suas limitações mas tem prestígio na cúpula do PR, o que lhe garante o comando do partido para conseguir imprimir seus interesses em qualquer administração, Vicente Maciel está em segundo plano no PMDB, não tem força nem capital para lutar contra os interesses da família do Prefeito de Moju, Iran Lima, em nosso município, portanto, o momento está mais do que propício para uma terceira via, principalmente se evoluírem as negociações para a formação do bloco que unirá Nery, Ronald, Arnaldo Sereni e Cláudio Rodrigues, resta-nos esperar, um abraço!

Edu Valente said...

Ok! Desculpe. Já fizemos o acréscimo da informação.

Alex Ferreira said...

Acredito assim como o PT ñ está quabrado e ,muito menmos a informação repassada sobre o vice e FALSA, pois acredito nas mudanças feitas a partir da eleição de um presidente do partido novo, com nova cara e com militantes q. conduziram de forma extraordinária a campanha da gov. Ana Julia, apesar de derrotada o PT em Abaetetuaba saiu vitorioso, acredito nessa companheirada boa de campanha.