'
Sábado (28/02/2009) pela manhã, a partir das 8 horas, esteve acontecendo na Escola Estadual Benvinda Pontes”, a assembléia geral dos universitários de Abaetetuba, matriculados na Universidade Estadual do Pará – UEPA, que funciona no município de Moju. A finalidade da assembléia foi discutir alternativas com relação ao transporte dos referidos estudantes, problema que foi contornado pela administração passada. Os promotores do encontro convidaram os vereadores de Abaetetuba para participarem do evento alegando que já procuraram a prefeita municipal e esta não se dispôs a ajudar, mesmo contando com uma verba de 50.000,00 (cinqüenta mil reais) orçada pela Câmara para essa finalidade. São 345 universitários que compõem a associação e não dispõem de condições de arcar com esse transporte num custo de R$ - 23.000,00 mensais. As propostas discutidas na assembléia foram analisadas e os estudantes definiram normas de sensibilizar a gestora municipal, fazendo ver que a ajuda não é feita para atender a vagabundos sociais, mas sim a uma juventude que pretende se qualificar para participar do desenvolvimento regional e local. No governo petista eles recebiam uma ajuda mensal de R$ - 3.000,00 facilitando em muito a vida dos universitários. As desculpas apresentadas eram de que o município foi deixado em situação financeira difícil pelo governo anterior e com muita inadimplência. Disse mais a gestora de que se fosse disponibilizar esses recursos solicitados, teria que tirar verba da merenda escolar e isso ela não faria. Afirmou que a responsabilidade seria do governo do Estado, e que o compromisso da prefeitura esta direcionado para as crianças e adolescentes, numa clara demonstração de que o impasse é mais político partidário do que realmente falta de recursos. Sentindo-se desrespeitados e humilhados pela prefeita resolveram partir para uma luta de força e já amanhã na Câmara deverão comparecer em grande quantidade para reivindicar apoio dos vereadores em apelos que farão da Tribuna Popular. Os vereadores da oposição e da situação prometeram estudar o caso e apoiar o movimento porque reconhecem que ele está eivado de razões e a prefeitura possui autorização dos parlamentares dos quais partiu a verba orçada para este fim. Após o que ficar resolvido na câmara amanhã, os universitários tomarão as medidas que acharem necessárias para a equação do problema. Disseram eles que há um ônibus para essa finalidade doado pelo governo do Estado, mas a prefeitura se recusa também a fornecer o combustível.
FONTE: Transcrito da Matéria Publicada em “O Jornal de Abaetetuba” Edição de 03 de março de 2009 – do Editor Paes Loureiro.
FONTE: Transcrito da Matéria Publicada em “O Jornal de Abaetetuba” Edição de 03 de março de 2009 – do Editor Paes Loureiro.
0 Comments:
Post a Comment