domingo, 10 de outubro de 2010

Abaetetuba enfrenta surto de dengue

'
ALERTA Proliferação do vetor da doença se dá em fossas construídas de forma irregular

A cidade de Abaetetuba está enfrentando dias difíceis por causa da dengue. Considerado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) um dos 21 municípios cuja incidência da doença é maior, Abaetetuba já registrou somente em agosto e setembro deste ano 148 notificações, com 68 confirmações, como informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semab). De janeiro até ontem, a Vigilância em Saúde do município notificou 259 casos suspeitos, identificados em 12 bairros.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Álvaro Botelho, a situação na cidade é, de fato, de alerta, já que as estatísticas mostram dados atípicos, pois a prevalência de dengue não somente em Abaetetuba, mas em todo o Estado, é maior durante as chuvas amazônicas e não em época quente e seca, como a que a região enfrenta.

Diferente do que se vê na maioria dos casos de dengue, cuja proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti são encontradas em garrafas, pneus, vasos, piscinas , poças e caixas d’água destampadas, as fossas irregulares seriam responsáveis pelo vetor da doença, pois pelo fato de serem deterioradas, acabam servindo de "morada preferida" do mosquito transmissor.

Por isso, explica o secretário, a Semab tem trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que tem orientado moradores e fiscalizado as fossas para evitar que frestas ou buracos facilitem a proliferação dos focos da dengue. "Nós, da Secretaria de Saúde, temos feito a nossa parte. A Secretaria de Obras também está ajudando a fechar buracos nas fossas, mas é preciso que a população ajude, sendo mais consciente, pois o que vimos é que a maioria das fossas é feita de maneira irregular, sem uma estrutura adequada, por isso acabam rachando ou quebrando, facilitando a entrada do mosquito", observa Álvaro Botelho.

O secretário nega que Abaetetuba tenha registrado algum caso de dengue hemorrágica durante este ano e garante que em parceria com a Sespa, a cidade está preparada para enfrentar 0 surto da doença.

Moradores dizem que Mutirão, Santa Clara e Cristo Redentor são os bairros onde mais foram registrados casos de dengue em Abaetetuba. A agente comunitária de saúde Maria do Carmo Cunha conta que as seis pessoas da casa dela tiveram a doença. Na casa vizinha, os cinco moradores também ficaram doentes. O alto número de pessoas contaminadas, acredita, dona Maria, se deve ao fato de as fossas serem o principal foco de transmissão.

"Pelo que sei, só aqui na minha rua, 100 pessoas foram notificadas e 59 chegaram a fazer exame para confirmar. Dessas 59, 51 foram positivo", revela a agente de saúde. Ela diz que a confirmação teria sido feita através de exames laboratoriais realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Para reforçar as ações de combate e enfrentamento da doença no município, a secretaria de saúde deu início a uma campanha no rádio e na televisão. Dez chamadas diárias alertam a população para os riscos de contaminação e o que fazer quando os primeiros sintomas se manifestarem.

YÁSKARA CAVALCANTE
Da Redação
http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=493018

5 Comments:

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

Até parece que o sr. Secretário de saúde não sabe que os "CABEÇAS" das "endemias" estavam o mês todinho pregando bandeiras amarelas em Abaetetuba.

Saúde não é brincadeira seu Álvaro, como vcs estão fazendo, sempre colocando a política em primeiro lugar. Ao invés de colocar esses (*Texto moderado) da endemias pra trabalhar.

Taí o resultado dos incompetentes...

Anônimo said...

O anônimo tem razão de sobra para tamanha indignação.Edu, eu já me perguntei e pergunto para as pessoas:quem é Álvaro Botelho? De onde veio?A dona prefeita,PREOCUPADA em ganhar na política,pouco está se lichando para quem treme de frio e febre,morrendo a míngua com dengue.Que vergonha!Ela encurralou quase todos os funcionários da prefeitura para pregar bandeira amarela e pedir votos para os candidatos dela.A ordem era:ou adere a campanha e faz o que eu mando,ou então:Rua!Que tipo de Democracia é esse?Os insatisfeitos e humilhados servidores saíam das reuniões se lamentando da cidade está entregue em mãos tão usurárias.Não deu outra:nas urnas,o povo já mandou o seu recado.Os candidatos que ela apoiou tiveram uma votação pífia, até aquele que na própria terra dele só teve 100 votos.Por isso que o resultado das eleições ocasionaram muitos "CAROANES" e "PITIÁS".Esse governo,na área da saúde,pra não falar de outras,é um verdadeiro fracasso.No entanto,para a senhora gestora,vai tudo muito bem.Só que politicamente falando, ela já deve ter percebido que a popularidade dela,diante da população,há muito que atravessou,numa casca de pão,a Baía Marapatá.Qualquer candidato que ela apoiar estará perdido,porque a falta de uma administração séria neste município é gritante.Agora,é só rezar e esperar que essa gestão sirva como lição de vida e cidadania consciente na hora de eleger um novo gestor para a cidade,porque como as coisas estão indo,mesmo dando tudo o que se essa administração deu durante a campanha,o resultado vai ser tão amargo quanto fica a boca do pobre que treme de dengue.Edu seu Blog é excelente.Parabéns!

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

ÉGUA,EDU!COMO FOI QUE O ANÔNIMO DE CIMA ADIVINHOU QUE A GESTORA ESTÁ TÃO IMPOPULAR ASSIM,COMPANHEIRO?AGORA ELA ESTÁ BOTANDO A CULPA NA GENTE QUE MORA NO ALGODOAL,DIZENDO QUE SOMOS TRAIDORES,QUE NÃO VOTAMOS NOS CANDIDATOS DELA.NOSSO BAIRRO NÃO É CURRAL ELEITORAL DE NINGUÉM.NÃO SOMOS BOIS E JÁ ESTAMOS FARTOS DE MENTIRAS ELEITOREIRAS E DE VIVER SEM NEM UMA GOTA DE ÁGUA.NÃO ADIANTA MAIS MONTAR PALAQUES EM NOSSO BAIRRO,TRAZER GENTE SABE DEUS DE ONDE E FICAR TAGARELANDO FALSIDADES E ENGANAÇÕES.SOMOS UMA COMUNIDADE UNIDA NO SOFRIMENTO,POR ISSO, NÃO SOMOS BESTAS DE ACREDITAR MAIS NESSA MULHER.CASO ELA SONHE COM UMA REELEIÇÃO,ELA VAI TER UMA GRANDE SURPRESA.ELA PENSA QUE ESTÁ COM ALGUMA MORAL PARA EXIGIR VOTOS PARA QUEM ELA APONTA,NÓS QUEREMOS DISTÂNCIA DE GENTE DOIDA QUE SÓ SABE TER O REI NA BARRIGA E SÓ ENXERGA O POBRE NA HORA DE PEDIR VOTO.SE DEPENDER DO BAIRRO DO ALGODOAL,A GESTORA ESTÁ NA ROÇA,PORQUE A POPULAÇÃO DO NOSSO BAIRRO NÃO QUER NEM OUVIR FALAR NO NOME DELA,ELA JÁ DECEPCIONOU TODO MUNDO.NÃO ADIANTA REFORMAR ESCOLAS SE ELA TRATA MAL OS PROFESSORES,RECEBE OS OUTROS COM ARROGÂNCIA E NÃO TEM A EDUCAÇAO QUE UMA GESTORA DEVERIA TER.OBRA DE FACHADA NÃO TORNA NINGUÉM SIMPÁTICO.ALIÁS O ROSTO DELA JÁ CAUSA ATÉ INCÔMODO NAS PESSOAS.FALA UM BOCADO E NÃO DIZ NADA.EDU,MUITO OBRIGADO POR DEIXAR EU PARTICIPAR DO SEU BLOG.ESSA PREFEITA PRECISA SABER O QUE A POPULAÇÃO PENSA DELA E DA SUA TURMA DE IGNORANTES POLÍTICOS!