domingo, 20 de setembro de 2009

ABAETETUBA: QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

'
'


Já há muitos anos nosso município vem sofrendo com a carência de organização e planejamento na gestão de setores estratégicos e essenciais da infra-estrutura e da economia. O problema é antigo sim, mas precisamos começar a planejar o desenvolvimento do município imediatamente, para termos resultados positivos no futuro.
Quem permaneceu muito tempo sem vir a Abaetetuba se assusta com o fato de o município ter crescido e possuir um certo “status” de cidade grande. E é claro que nem todos os serviços estão presentes a contento, como exemplo, falta no município um cinema, uma agencia do banco Itaú, linhas de ônibus municipais, um aeroporto, concessionária de aluguel de veículos, entre outros. Mas voltando ao assunto, como me referi a pouco, quem chega a Abaeté até se assusta, mas quem permanece um certo tempo por aqui, começa a perceber de grosso modo o quanto nossa Pérola do Tocantins necessita se organizar, para fazer jus ao “status” de cidade grande. Quem vai as feiras do município, percorre o trânsito, circula pelo comércio, pelas áreas de invasão, pela beira do rio, quem dorme no município nota que precisamos planejar este crescimento desordenado. Hoje, Abaetetuba beira os 150 mil habitantes, amanhã serão 200 mil, no futuro, e sem planejamento, um verdadeiro caos.

7 Comments:

Anônimo said...

É quase impossivel planejar com a gestão que esta ai, porque, as pessoas que ocupam os setores que desemvolver a função de planejamento, são políticos e não técnicos, ou melhor politiqueiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo said...

A desorganização parte do não cumprimento dos princípios da administração pública, principalmente da moralidade. Sou filho de Abaeté, moro em Belém, me formei final do ano passado em direito, e acompanhei a campanha da Prefeita Francineti Carvalho. Achei que a mesma não tinha compromisso político com muita gente e que por isso faria uma boa administração. Até o momento, considero ter-me enganado profundamente, pois a prefeita parece ter alienado parte da administração do município em troca de apoio na câmara.
Parece que ela se esqueceu rapidamente dos votos que obteve, que já não são mais os mesmos. Sinceramente ainda não percebi melhora no município, mas sim retrocesso no trânsito e em outros setores da cidade.
Prefeita, não imaginava que você iria entrar nessa politicagem de troca de favores, faltou-lhe pulso. Agora, depois de ter aberto a porteira para determinados indivíduos, perdoe-me lhe dizer, mas se você correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

Anônimo said...

É ISSO MESMO MINHA GENTE. A VERDADE É Q A PREFEITA DIVIDIU MUITOS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO COM O PARTIDO DO VERADOR SABIÁ (PR) EM TROCA DE APOIO. NAS ILHAS, EXISTE UMA DIVISÃO NA EDUCAÇÃO COM DIREITO SOMENTE DOS VEREADORES GOVERNISTAS INDICAREM DESDE O RABETEIRO DO TRANSPORTE ESCOLAR ATÉ O SERVENTE DA ESCOLA. RIO MAÚBA, RIO MARACAPUCU, RIO FURO GRANDE, ENTRE OUTROS. LÁ NÃO É A PREFEITA QUEM MANDA, PRA TUDO TEM DE PEDIR AUTORIZAÇÃO DOS VEREADORES DONOS DO PEDAÇO.
ISSO SIM É MORALIDADE, OU SERIA TRANFERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? UMA NOVA MODALIDADE DE SE GOVERNAR.

TAÍ O RESULTADO!

Anônimo said...

Caro Edu:
Você tocou a temática fundamental da administração pública. Do jeito que se vem fazendo aqui em Abaetetuba com esse troca troca de funcionários incapacitados pelo simples mérito de que "são" dos meus... Por muito planejamento que exista dificilmente vai ser realizado... Quando vamos apreender que precisamos sím de funcionários concursados, capacitados para desenvolver as suas funções!
A Constituição Federal e Estadual, a Lei Orgânica do Município, a Lai de Responsabilidade Fiscal já tem os intrumentos de Planejamento necessários para uma administração pública eficiente. Que fazem destes instrumentos os gestores e os legisladores? São somente instrumentos formais? Onde ficou o Plano Diretor?
Instrumentos tem, mas precisa de pessoas que saibam usá-los e usá-los para fazer realidade outro
princípio muito esquecido da administração pública que é a EFICIENCIA.

Anônimo said...

Temos plena convicção que planejar é preciso! pois, se verdadeiramente não soubermos onde queremos chegar, não chegaremos a lugar nenhum.
Um verdadeiro planejamento se dá em três dimensões estratégico, tático e operacional. Até que conseguimos elaborar e executar os dois primeiros, porém o grande problema está na operacionalização na hora da execução. Não há, e isso é utópico dizer, que iremos crivar os melhores servidores para exercerem atividades no serviço público. Hoje todo mundo busca os concursos públicos com forma de segurança financeira, e se jogam em qualquer função, independentemente de afinidade ou não, e até aqueles que tem afinidade focam prioritariamente seus salários sem levar em consideração as pessoas (serviços).
A grande sacada era podermos fazer gestões públicos sobre a ótica das gestões privadas, tendo com parâmetro metas pre estabelecidas a serem cumpridas sob pena de sanções aos servidores que fossem negligentes.
Sou totalmente favorável a quebra da estabilidade funcional, pois é ela que permite que servidores efetivos, façam o que bem entendem no exercício de suas funções.
O dia que conseguirmos aproximar este modelo comparado ao privado teremos uma melhor execelencia no atendimento, mais para isso, temos de imputar regras mais rígidas aos sindicatos dos trabalhadores, que cumprem a função constitucional de defesa de direitos, sem medir consequências e avaliara as posturas diárias de seus filiados.
Sem mais, acredito que podemos a cada dia dá passos na direção da modernização administrativa..
TUDO POSSO SONHAR, MAIS NEM TODO SONHO POSSO REALIZAR, POR ISSO CONTINUO SONHANDO...

Anônimo said...

è muito fácil jogar a culpa dos disfortuneos dessa administração nos servidores, que estudaram e deram o sangue para conseguir um lugar ao sol.Quero contudo, lembrar que as falhas dessa administração, não está nos seus funcionários públicos concursados e sim naqueles que entraram por cima do muro nessa administração, pois são eles que ocupam cargos com poder de decisão dentro deste governo, poderia citar nomes confirmar meu diagn[óstico, mas contudo, acho que meu comentário não seria mostrado, mas procure bem e verifique a origem das cabeças pensantes deste governo, a maioria nem funcionário público é, depois chegue mais fundo nas chefias, coordenação, departamentos, secretariado entre outros e ai constate que não é o funcionário público, muito menos o efetivo o problema e sim a má qualidade da administração!!!!!!!!!!!!!

Anônimo said...

Continue sonhando, mas tenha consciência que nessa administração seus sonhos podem virar pesadelos!!!!!!!!!!!