domingo, 29 de novembro de 2009

É PRECISO ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

'

Antes de entrarmos propriamente na questão Temática, vamos atentar ao entendimento do que vem a ser o “público” ou “bem público” ou ainda a “administração pública”. Todos estes conceitos são “relativos ao povo, ao interesse do povo, àqueles que exercem função para o povo”.
Todos os órgãos e entidades que fazem parte da administração pública “direta” e “indireta”, tem obrigação legal e irrevogável de seguir os Princípios Constitucionais da administração pública.

“Já a Ética é uma palavra de origem grega “éthos” que vem a ser “propriedade do
caráter”. Ela existe em todas as sociedades humanas e pode ser definida como um conjunto de regras, princípios ou maneiras que guiam ou chamam a si a autoridade de guiar as ações de uma pessoa ou de um grupo, ou o estudo sistemático da argumentação sobre como se deve agir. “Para se fazer a administração pública de fato, há de ser ter, então, minimamente, Ética.

Segundo o artigo 37 da Constituição Federal: "A administração pública direta e indireta de qualquer um dos Poderes, seja da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência e, também, ao seguinte:...".

Vamos resumir os princípios:
  1. Princípio da Legalidade - Atuar em conformidade com os princípios constitucionais e de acordo com a lei e o direito. Definido no inciso II do art 5 da CF: "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

  2. Princípio da Impessoalidade - A finalidade é o interesse público (define também o Princípio da Finalidade) e o agente público deve tratar a todos de forma igual (também define o Princípio da Isonomia ou Igualdade).

  3. Princípio da Moralidade - Atuar com ética, com honestidade, com integridade de caráter.
    Princípio da Publicidade - É a divulgação dos atos administrativos que só pode ser restringida em alguns casos extremos (segurança nacional, investigações sigilosas).

  4. Princípio da Eficiência - Atuar com presteza, racionalidade e com perfeição.

Vemos, portanto, que para cargos de Poder Público (seja os de administração, gerencia, supervisão ou fiscalização) há necessidade de se considerar, primeiramente, a “Ética” (moralidade) por excelência, não apenas o depuro “político”.

Fazer a política caminhar na frente da Ética é o mesmo que caminhar com a “carroça” puxando os “bois”. Infelizmente em nossa região, essa prática é comum (...)

'

8 Comments:

Anônimo said...

Caro Edu:
Faltou o princípio da PUBLICIDADE, os atos e as decisões públicas devem realizar-se informando aos cidadãos e bem documentadas, isto é aluz dos alofotes, e não nos cuncluios de gabinete às escuras ou a luz da lamparina....
Um abraço

Anônimo said...

Ética? Na administração pública? Como? Isto é impossível, pelo simples fato dos políticos terem que assumir os seus "acordos" mau-caráter, infelizmente.

NÃO EXISTE ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE PAÍS DE 3º MUNDO.
ISTO É FATO...INFELIZMENTE.

ENQUANTO TIVERMOS BANDIDOS E BANDIDAS TRANSVERTIDOS(AS) COM SEUS FALSOS PALETÓS E VESTIDOS YELLOW ESTAREMOS A MERCÊ DE GRUPOS POLÍTICOS QUE VENCEM SUAS ELEIÇÕES ATRAVÉS DE COMPRA DE VOTO EM INVASÃO E PROMESSAS COM SEUS APOIADORES, SEJA ELE POLÍTICO DE 5ª CATEGORIA QUE SE VENDE, TRAFICANTE DE DROGAS E GRANDES EMPRESÁRIOS (SEU MERENDA)QUE SÃO OS PRINCIPAIS BENEFICIADOS NO DECORRER DE SUAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS "YELLOWNIZADA".

ESSE É O RETRATO DA ATUAL BANDEIRA "YELLOWNIZADA" POR AQUI.

"PARA UM BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA".

Anônimo said...

SE VOCÊ PERGUNTAR PARA UM POLÍTICO O QUE É ÉTICA?
ELE NÃO SABERÁ TE RESPONDER COM CERTEZA?

NÃO EXISTE ÉTICA NA POLÍTICA...

A ÉTICA PASSA PELO RESPEITO E PELO BOM SENSO. E ELES NÃO SABEM QUE ISTO EXISTE.

É MAIS FÁCIL FAZER PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DE SEUS ALGOZES DO QUE RESPEITÁ-LO. É ASSIM...

Edu Valente said...

Muito bem, amigo Leitor, a PUBLICIDADE da forma como você já mencionou também constitui um dos principais pilares da boa administração pública.

Anônimo said...

Ética e Política - Pensamentos e ações divergentes, muito divergentes...

Anônimo said...

É preciso estar vigilante, mudaram a administração e a razão social do Posto Central, agora sob a direção do cunhado da prefeita, Pedro, um inveterado lobista, para perpetrarem mais um golpe no combustível da prefeitura, o qual já estava sendo cobiçado por outro aproveitador que está construindo um posto, Seu Carlos.
Ontem, por sinal, foi denunciado um esquema na câmara municipal relativo à construção de casas populares nas ilhas de Abaetetuba envolvendo militantes do PT, vazado pelo descontentamento de uma integrante do esquema, Francisca,do rio Quianduba, inconformada com a divisão do bolo que privilegiou seu ex-comparsa, Ró, um desempregado que se transformou em dono de um belo restaurante chamado Panacarica e outras propriedades.
Como se vê, vermelho ou amarelo, tanto faz, as maracutaias são as mesmas.

Anônimo said...

Caro EDU já se vai um ano do mandato do Governo da Vontade Popular e nada...as desculpas de falta de transição e etc...já caducaram, a única coisa que melhorou foi que pararam as humilhações e acusações em cima da administração anterior mas, já era certo que mais cedo ou mais tarde esse rosário de desculpas esfarrapadas iriam acabar.
O trsite de isso tudo que vivemos uma administração apática rem que nada se fez e muito se falou inclusive mal dos outros.
Infelizmente o ano de 2009 foi um ano perdido para Abaetetuba.

Anônimo said...

Meus Caros,

Muito tem sido feito sim em Abaetetuba !!! Em primeiro lugar, em 2009 está sendo só pra limpar as sujeiras deixadas pelo Governo do PT, pra quem não está informado só naquele portal da cidade foram gastos 300 mil e existem muitas obras em convênio com estado que não foram prestado contas, isso que impossibilita Abaetetuba obter novos recursos.

Mais... o trabalho é consistente da atual gestão, vamos ver problemas históricos do municipio que foram resolvidos em 1 ano de mandato. Como a ampla reforma do Matadouro que cumpre com todas as exigências da vigilância sanitária como da Adepará. Além disso temos o Lixão no campo da aviação, que foi resolvido com a construção de um moderno aterro sanitário.

Isso são obras reais !!! E tem muito mais por aì...

Um abraço.