terça-feira, 17 de agosto de 2010

O IMBRÓGLIO NA SAÚDE MUNICIPAL PERMANECE SEM SOLUÇÃO!

'

O Leitor encaminha, através de e-mail ao Blog, planilha comparativa com informações de verbas recebidas pelo município na área da saúde, que comprovam aumento dos repasses para a saúde. Também denúncia remanejamentos e cortes de salários dos servidores da área da saúde que têm participado da greve. Se confirmado, o fato configura ato ilegal de improbidade administrativa.
'
'
'
Caro Edu,
'
Este é um comparativo dos recursos repassados a Prefeitura de Abaetetuba e Secretaria de saúde nos anos de 2008 e 2009. Deixa eu explicar melhor: É que a prefeita insiste em dizer que os recursos da saúde diminuíram, se referindo apenas ao tal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que de fato aconteceu, porém a saúde do município não vive apenas deste recurso, arrecada de outros como vc pode comprovar nesta tabela, sendo que teve um "saldo positivo" em 2009 de R$ 527.225,42, quer dizer no geral os recursos AUMENTARAM, só que pela péssima gestão acabou comprometendo o município sabe lá de que forma. Outra: Todos os enfermeiros (as) que participam da greve tiveram seus salários cortados (as gratificações) do mês de julho, passamos a receber apenas o salário base, fomos remanejados para outras Unidades sem qualquer tipo de explicação ou justificativa plausível, enfim estamos sofrendo assédio moral de todos os setores da prefeitura e secretária de saúde, passamos a estar na mira da prefeita e do secretário. Mais uma informação: Haverá uma audiência pública nesta 6ª feira a partir das 8:00h, só não sei ainda lhe confirmar o local, mas se não me engano será na Barraca de Conceição. Nos dê essa força com seu blog, divulgue e participe.
'
Um abraço.
'
(* Texto moderado a pedido do autor/leitor)

13 Comments:

Maiky Duarte said...

Temos que ser sábios; entender que o problema da saúde no município de Abaetetuba é reflexo de anos de abandono e falta de planejamento de todos o gestores anteriores, inclusive, a atual gestão; Não adianta agora,expressar opiniões de ódio e politiqueiras, dizendo que aquele ou outro governo fizeram ou deixaram de fazer, porque a grande verdade, é que ainda não houve no município um governo realmente comprometido com a população; um governo que possa dar as respostas que nosso povo precisa para ter uma vida com mais saúde e com o mínimo de dignidade.

Anônimo said...

O Maiky faz uma análise interessante. Até respeito a opinião que ele defende.

O temos que entender no momento atual em que a saúde vive em Abaetetuba, é que nunca antes na história deste município os servidores da saúde foram tão desprestigiados e desrespeitados.

Pagamento atrazado, ausência de reajuste salarial, perceguição aos trabalhadores, mentiras usadas como justificativa para a má gestão da política de saúde.

A saúde piorou sim. Só os usuários e os profissionais que atuam na área podem sentir na pele o que digo!

Anônimo said...

Maiky,

Acredito q. vc faz parte desta administraçao desatrosa sem rumo, temos q. parar com essa história de botar culpas no passado, houveram varias mentiras para q. atual prefita fosse eleita, inclusive com apoio branco de quem eu menos esperava o psol do nery, forjanto através de suas marionetes a queima de remédios no aeroporto.

Anônimo said...

A respeito da greve dos servidores municipais da Secretaria de Saúde venho através deste blog tecer meus sinceros comentários. Não sou e nunca fui a favor de greves, pois entre os maiores prejudicados sempre esta o povo que paga seus impostos e necessita dos serviços públicos, principalmente os mais pobres. Mas da mesma forma que não sou a favor da greve também não sou a favor da penalização do servidor público com o atraso de salários e sem um mínimo de reajuste salarial. Também entendo que um município como Abaetetuba que não tem geração de renda própria e que depende quase que exclusivamente dos repasses federais e estaduais como FPM, FUNDEB e Fundo da Saúde, etc., sempre terá problemas de caixa, principalmente se esses recursos não forem bem administrados. E infelizmente é isso que acontece e sempre aconteceu em nosso município, algumas vezes por desvio de dinheiro para fins excusos e enriquecimento ilícito, e outras vezes por incompetência dos nossos governantes. Há exceções, mas raras. Não vamos cometer injustiças. Mas o que quero deixar bem claro em minha explanação é que acima de tudo deveria estar o bem e o progresso de nosso município e que deveria prevalecer acima de quaisquer outros interesses particulares ou de partidos políticos. É incrível como em pleno século 21 ainda existam pessoas como os militantes dos “partidos políticos” que se dizem representantes do povo brigando entre si em busca do poder pelo poder, sem escrúpulos, sem decência, sem honestidade, sem caráter. Às vezes acho que tudo está perdido, e a cada dia fica mais difícil acreditar no ser humano e que este tipo insanidade nunca terá fim. Quando é que teremos representantes dignos e honestos? Pra falar verdade eu queria que esses homens públicos me fizessem mudar de idéia a respeito deles e de suas reais intenções. Como eu gostaria que daqui há alguns anos eu pudesse encontrar com um deles na rua, apertar sua mão, olhar em seus olhos e dizer, você é um digno representante de sua classe. .... CONTINUA
Assinado: Abaetetubense indignado

Anônimo said...

Voltando ao assunto da greve quero ainda ressaltar, a respeito do pronunciamento da Senhora Prefeita na televisão Quero dizer que não procede a desculpa de que o atraso no pagamento dos servidores e do não pagamento do reajuste salarial é culpa do corte ou redução no repasse de verbas, insinuando uma perseguição do governo federal. É fato que esses repasses não são fixos e sofrem variações de acordo com o que é arrecadado com a cobrança de impostos. Impostos esses que não são poucos, mas muito mal empregados. É fato também que geralmente no inicio do ano há uma arrecadação maior e consequentemente aumento também nos repasses devidos aos municípios. E no meio do ano há uma diminuição dessa arrecadação e como não poderia deixar de ser, uma diminuição nos repasses para o município. O que não é nenhuma exclusividade de Abaetetuba. Isso ocorre com todos ou outros municípios independente do partido que esteja no governo. Quem já passou pelo governo deve ter a obrigação de saber disso e quem pretende algum dia pleitear um cargo público, principalmente no executivo, não pode deixar de se interar desse fato. Esses repasses são variáveis, às vezes aumentam, às vezes diminuem. O que falta meus amigos é planejamento e seriedade para administrar esses recursos. E usá-los de forma adequada e equilibrada. E também tentar achar formas de gerar renda dentro do próprio município. Um administrador só não faz isso se não quiser ou por pura incompetência. O Tribunal de Contas dos Municípios está aí para orientar em todos esses procedimentos e caminhos a seguir dentro do que preceitua a Lei, ou seja, só não faz direito quem não quiser. Antes de terminar um ultimo comentário a respeito de uma matéria publicada em um jornal tão parcial quanto seu editor. Falo a respeito do Jornal de Abaetetuba. Fica claro que o mesmo é parcial quando o assunto é política. O mesmo tem a cara de pau de dizer que os servidores da saúde são manipulados pela oposição. E que não tem opinião própria, ou seja, chama a todos esses dignos servidores e prestadores de serviços públicos de “maria-vai-com-as-outras”. É de uma falta de respeito tremenda. Que ele tinha essa parcialidade eu já sabia há muito tempo e isso fica claro para qualquer um que leia o seu jornal. Ele devia procurar ouvir todas as partes envolvidas para ter um quadro real da situação e não ficar escrevendo besteiras de forma bastante tendenciosa. Se não seu jornal em vez de servir como um instrumento de informação, vira um mero panfleto de política partidária.
Assinado: Abaetetubense indignado

Anônimo said...

Antes de terminar um ultimo comentário a respeito de uma matéria publicada em um jornal tão parcial quanto seu editor. Falo a respeito do Jornal de Abaetetuba. Fica claro que o mesmo é parcial quando o assunto é política. O mesmo tem a cara de pau de dizer que os servidores da saúde são manipulados pela oposição. E que não tem opinião própria, ou seja, chama a todos esses dignos servidores e prestadores de serviços públicos de “maria-vai-com-as-outras”. É de uma falta de respeito tremenda. Que ele tinha essa parcialidade eu já sabia há muito tempo e isso fica claro para qualquer um que leia o seu jornal. Ele devia procurar ouvir todas as partes envolvidas para ter um quadro real da situação e não ficar escrevendo besteiras de forma bastante tendenciosa. Se não seu jornal em vez de servir como um instrumento de informação, vira um mero panfleto de política partidária.
Assinado: Abaetetubense indignado

Maiky said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maiky said...

Estou vendo EDU que você não é muito imparcial com assuntos políticos; até agora não postou o meu direito de resposta, devido o meu nome ter sido citado nos comentários do blog.
Ass:Maiky

Anônimo said...

Direito de resposta!!. Acho que a pessoa que postou que eu (Maiky) que ao contrário dela não sou anônimo; só pode ser no mínimo um energúmeno, dizer que eu trabalho para francinete se eu escrevi duras críticas contra esse governo; entendo que esse anônimo não sabe ler e deve ser um petista de araque que ainda não se conformou com a queda de Luíz lopes,concerteza devia está ganhando algum nesse governo esdrúxulo. E outra, dizer que o (*Texto Moderado)(PSOL), montou chapa branca para apoiar francinete? então me responde porque o PT coligou em mais de 1000 prefeituras com o PSDB(pode verificar no site do tribunal eleitoral, só pra citar um:Belo horizonte) a rixa é só em pontos isolados(EX:Abaetetuba) o projeto político é o mesmo. O (*Texto moderado) PSOL, eu entendo, mantém uma relação institucional e não prega a política do ódio, como fazem os petistas do quanto pior melhor(a prova disso é os mais de 10 milhões em recursos para a Abaetetuba, incluindo o governo Luís Lopes)pergunte a ele!. Se referindo ao colega que postou que não devemos voltar ao passado, acho totalmente equivocado pois, repito que a saúde de Abaetetuba está na situação que está devido a incompetência de todos os governos anteriores e o Atual também, nem os governos que passaram nem o atual,trataram a saúde de forma eficiente e com idoneidade; todos foram irresponsáveis no trato do bem público; quantas vezes chamaram o povo para discutir?NUNCA!! e se dizem democráticos. Apoio veementemente o movimento dos trabalhadores da saúde por melhores condições de trabalho e salários que, consequentemente culminará num melhor atendimento a população.

* Texto de Maiky Duarte, devidamente moderado.

Edu Valente said...

Maiky, demorei a publicar devido a necessidade de moderar alguns trechos seu texto.

Desculpe,

Boa Leitura!

Edu Valente said...

Maiky, demorei a publicar devido a necessidade de moderar alguns trechos de seu texto.

Desculpe,

Boa Leitura!

Anônimo said...

Buemba!!! Fontes seguras informam que, Zé Miguel acaba de assumir o comando de campanha do candidato Tucano ao Governo do Pará Simão Jatene a nivel de Abaetetuba. O que será que está acontecendo? Ao que tudo indica, deram uma baita rasteira na Francinete, ou também, pode ser que a prefeita tenha resolvido pular fora do barco antes que o mesmo afunde de vez. À qualquer momento eu volto. Fique ligado!!!

Anônimo said...

Roubaram a bicicleta do Padre Dante. Pelo amor de DEUS! É muita sacanagem!!