sábado, 27 de novembro de 2010

Abaetetuba louva Nossa Senhora da Conceição

'
Começa hoje a festividade de Nossa Senhora da Conceição, em Abaetetuba. A programação conta com a Romaria Ciclística, saindo às 17 horas da praça Cristo Redentor, e o tradicional "Auto da Padroeira", às 19 horas, realizado também na praça. Amanhã, acontece o Círio Fluvial, saindo às 7h30 da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada nas proximidades do rio Costa Maratuíra. Em seguida, acontece a Moto Romaria, saindo por volta das 10 horas, da Praça da Bandeira. À noite, os fiéis participam da Trasladação, saindo às 19 horas, da igreja de Nossa Senhora da Conceição. No domingo, o Círio da cidade deve reunir cerca de 40 mil pessoas nas ruas do município. A festa encerra no dia 8 de dezembro, com a missa solene e a procissão da padroeira.

Em sua sexta edição, a Romaria Ciclística de Abaetetuba deve reunir hoje cerca de duas mil pessoas. O evento inicia às 17 horas, saindo da Praça do Cristo Redentor, seguindo pela rodovia Doutor João Miranda e termina na Praça Nossa Senhora da Conceição. Com dois quilômetros de percurso, a procissão é voltada para os jovens, que enfeitam suas bicicletas de branco pedindo por paz.

Amanhã é a vez dos amantes do rio mostrarem sua devoção a Nossa Senhora da Conceição. O Círio Fluvial sai às 7h30 da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada à beira do rio Costa Maratuíra e segue até o porto da cidade. Logo após a chegada da santa começa a Moto Romaria, saindo da praça da Bandeira, seguindo pela avenida Pedro Rodrigues, rua Joaquim Mendes Contente, avenida Dom Pedro II, rua Magno de Araújo, travessa José Gonçalves Chaves, rua Barão do Rio Branco terminando na igreja matriz, localizada em frente a praça da Conceição. A noite acontece a Trasladação, às 19 horas, saindo da igreja matriz, seguindo pela rua Barão do Rio Branco, avenida Pedro Rodrigues, rua Coronel Pedro Borges do Rêgo, rua Aroldo Araújo, rua João de Deus, terminando na igreja do Divino Espírito Santo, localizado no bairro da Viação.

No domingo, o Círio inicia às 10h30, saindo da rua João de Deus, seguindo pela avenida São Paulo, rua Dom Pedro I, rua Lauro Sodré, avenida Dom Pedro II, terminando na praça Nossa Senhora da conceição, onde será realizada uma missa presidida pelo bispo da diocese de Abaetetuba, dom Flávio Giovenale.

No primeiro domingo de dezembro acontece o Círio Mirim, saindo da igreja matriz, às 8 horas, com missa após a procissão. A programação da festividade de Nossa Senhora da Conceição só termina no dia 8, dedicado à padroeira da cidade, com missa solene realizada ás 10 horas na igreja matriz e procissão de encerramento ás 17 horas.

http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=502155

0 Comments: