sábado, 27 de novembro de 2010

Peregrinos em busca da Eucaristia

'

A forte chuva não desanimou os participantes do I Congresso Eucarístico da Diocese de Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal. Antes das 15h, os ônibus começavam a chegar. O número de pessoas vindas de outras cidades refletia o êxito do ano eucarístico. Eram centenas de corações ansiando por conhecer mais profundamente Cristo presente na Eucaristia.

Desde cedo, as famílias castanhalenses se preparavam para acolher os participantes das 31 paróquias da Diocese. A leiga Francisca Tavares, de Nova Timboteua, disse ter ficado admirada com a solidariedade dos que estavam acolhendo os visitantes e a disposição destes em partilhar suas casas. "Todos queriam fazer com que nos sentíssemos acolhidos, como se estivéssemos em nossos lares. As famílias estavam alegres e solícitas em nos receber", conta.

A irmã Rute Lima, da Paróquia de São José, destacou que, durante o Congresso, se pode "perceber a fé do povo junto de Jesus Eucarístico, uma fé poderosa. Um verdadeiro momento de união, partilha e oração. Foi emocionante".

No domingo, a procissão com Cristo Eucarístico, saindo da igreja de São José até a Catedral, levou centenas às ruas da cidade. Raimundo Santos, de Primavera, falou que "foi muito bonito ver aquela multidão seguindo Cristo. Depois das palestras do sábado, nada melhor do que ver o povo mostrando seu amor à Eucaristia". Na celebração de encerramento, na Praça dos Doze Apóstolos, Dom Carlos Verzeletti fez o envio dos missionários, reafirmando a mensagem principal do hino do I Congresso Eucarístico: "O teu povo a caminho busca em Ti o guia. Nas estradas rumo ao reino é sustento o teu corpo. Fica sempre conosco, ó Senhor".

Os congressistas foram divididos em quatro plenárias. Dom Flávio Giovanele, de Abaetetuba, falou sobre "Eucaristia e Caridade", mostrando "Jesus que se doa a nós e nós que nos doamos a Jesus". À noite, houve a Santa Missa presidida por Dom Vicente Zico. Durante a celebração representantes das quatro foranias, que constituem a diocese, ajudaram a montar o símbolo do Congresso em um painel, refletindo a aliança que Deus faz com o seu povo e que mantém até o fim, "Felizes os convidados às núpcias do Cordeiro".

0 Comments: