segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sobre as Eleições 2010!

'
'

O Blog “cantou” a “pedra”. Também não precisava ser nenhum grande gênio para prever o resultado desta eleição. Ouso em afirmar que os melhores candidatos, frente às circunstâncias venceram, tanto para o Pará, quanto para o Brasil. Vejam bem: Eu escrevi “frente às circunstâncias”! Contudo, em termos gerais, Abaetetuba saiu perdendo nesta eleição. Obviamente, vou externar meus argumentos, depois me digam se concordam ou não.

Mas antes de qualquer argumento, quero discorrer um pouco sobre o “poder”. A busca obsessiva pelo poder e sua manutenção é o que motiva alguns seres humanos a ingressarem numa verdadeira batalha em nome da sonhada democracia. Travam uma guerra que deveria ser uma verdadeira festa, não fosse o desespero pelo alcance do “poder”. Deliciar-se na seiva que emana do “poder de governar” tem um preço alto. O poder muitas vezes permite a uma pessoa (ou grupo) a possibilidade de esculpir seu(s) nome(s) na história, seja para o bem ou para o mal. Para o mal muitas vezes “sim”, pois há fragilidade em uma democracia que ainda engatinha frente à sede de muitas bocas pela “seiva açucarada” que alimenta o padrão capitalista neoliberal de governar. Até o voto virou capital (mas isso é outra história). É por ela – a “seiva rara” – que a batalha entrou na esfera do vale tudo. E digo com segurança: São poucos os seres humanos preparados para lidarem com o poder e não serem por ele dominado. Pois o poder tem vida própria e domina. Ah, sim, domina!O poder, assim como um imã, atrai para si muitas coisas (...).

Papo furado de lado, vamos ao que interessa! Mas antes peço aos Leitores que, como eu, abstenham-se neste momento de análise de qualquer amor, carinho, afinidade ou causa política, em obséquio do óbvio: A razão!

Dilma Rousseff: Sem dúvida, a mulher mais preparada deste país para assumir a presidência do Brasil. Foi indicação do próprio Lula que, queiram ou não, foi o melhor presidente da história deste país, por isso fez sua sucessora, Dilma. Ela tem a biografia de uma mulher inteligente e lutadora e, convenhamos, Lula tem bagagem, pois promoveu a maior transformação social do Brasil em sua história (favor não confundir transformação social com transformação econômica). Foi Lula quem iniciou um processo ímpar, ao permitir ao cidadão miserável desta nação a tão sonhada cidadania plena. Claro que isso teve impacto financeiro para a classe média deste país, mas penso que não teria outra maneira de fazer (e eu também sou classe média). Talvez porque Lula um dia tenha tido uma vida miserável no Nordeste. Resumindo: Falar de Dilma é falar de Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula e, não tenham dúvida, que Dilma vai continuar a risca o legado de Lula. Lula mais uma vez demonstrou que é o cara. Dilma (Lula) derrotou a imprensa suja e a grande mídia golpista deste país. Derrotou uma campanha de difamação nunca antes vista na nossa história. Resta agora a Dilma trilhar seu caminho e fazer sua história. Instrumentos para isso ela possui. Particularmente, penso que Dilma será uma grande presidente para o Brasil e que conseguirá cumprir a promessa de erradicar a miséria deste país (pelo menos torço para isso).

José Serra: Sem dúvida, o homem mais preparado deste país para assumir a presidência do Brasil. É um político de grandes projetos e de grandes feitos. Inteligentíssimo. Um mestre na arte da política (que errou feio ao aceitar Índio como seu vice de chapa). Sério ao extremo, o que prejudica o seu carisma. Muito afinado com os ideais políticos de seu partido, Serra, caso eleito, provavelmente faria mudanças de médio prazo na política econômica e social do país. Sua vitória foi ter conseguido passar ao segundo turno, o que considero positivo. Serra foi derrotado pela intuição e sorte de Lula. Penso que nenhum político do sexo masculino, dentro dos quadros do PT conseguiria derrotar o PSDBista. Serra foi derrotado por Lula e pelo slogan “Agora é a vez da mulher”.

Lula empatou em 3 x 3. Agora são três eleições perdidas, contra três ganhas.

Simão Jatene: Hoje, um político competente na arte da política. Simão Jatene aprendeu direitinho com seu mestre Almir Gabriel. Jatene é grato a Almir, seu “criador”, tanto que abertamente diz que prefere guardar as boas lembranças de Gabriel. Jatene fez carreira antes de entrar para política como servidor público, o que lhe garantiu base sólida para a política. Adquiriu grande sensibilidade na música que, certamente, soube transferir para a política e para sua campanha vitoriosa. Jatene foi um governador mediano, de obras vistosas e de pouco destaque para o social. Na verdade, Jatene nunca governou o Pará a seu modo. Penso que Jatene quando governador foi apenas seguidor do modelo Almir Gabriel de governar. Jatene agora tem sua chance. Uma chance construída com muita competência. A campanha de Jatene poderia até ser estudada a fundo para construção de uma tese de doutorado em ciências econômicas. Um misto exemplar de eficiência e eficácia política (neste caso, Abaetetuba não entraria na pesquisa, pois por aqui foi um misto de desperdício). Jatene fez seu Senador e sai fortalecido para governar. Sua base eleitoral forte de atuação deve ser a Região Metropolitana e o Sul do Pará, seu eleitorado fiel (claro que isso apenas, na prática).

Ana Júlia: Uma mulher de fibra e garra que não estava preparada para governar o Pará, hoje está, mas não irá governar. É a frase que penso que resume perfeitamente Ana Júlia. O detalhe é que o povo raramente dá uma segunda chance pra alguém na política. Ana Júlia sentiu isso na pele. Para Abaetetuba, o melhor governo dos últimos anos, demonstrado espontaneamente nas urnas pelos Abaetetubenses que lhe dariam a vitória no primeiro turno. E apesar do escândalo da garotinha presa com homens por aqui, Ana Júlia soube valorizar os votos que obteve de Abaeté (claro, não fez mais que a obrigação). Sua campanha foi vacilante, a exemplo de seu governo e sua capacidade de governar. Foi incapaz de mostrar resultados concretos. Suas alianças foram infelizes, sobretudo com o prefeito de Belém. Enfim, Ana Júlia desperdiçou uma chance que talvez o PT demore muito tempo a ter novamente no Estado do Pará: Uma dobradinha vitoriosa com o governo federal. Um duro golpe no PT do Pará, cheio de tendências mirabolantes que fatiam o partido, fragilizando-o e expondo suas vísceras e pontos fracos. Ana Júlia irá refletir agora seus erros e seus acertos. O povo deu seu recado nas urnas no primeiro turno, praticamente selando a vitória de Simão Jatene.

Abaetetuba: Lugar belo e aconchegante, abundante de homens e mulheres fortes e valentes, que sabem responder nas urnas a realidade em que vivem. Isto, pois, está provado!

21 Comments:

Anônimo said...

É, Edu, agora vamos ver quem serão as viúvas de Ana Julia no município.

Anônimo said...

Parabéns pelo blog. Abaetetuba mostrou que não se deixa levar por bandeira e barulho.

Anônimo said...

Pobre Abaetetuba, Jatene ainda nem conversou com sua base de apoio e os abutres daqui já espalham boatos de quem ficará com a carniça: Pedro Negrão ficará com a URE, Zé Miguel indicará a advogada petista, Eliane, para o presídio, Vicente Maciel voltará a comandar o Detran, Arnaldo Sirene indicará o diretor do Hemopa, Chita indicará na Sagri e Adepará, Pedro Henrique Ribeiro será o diretor regional da Setran e a prefeita indicará o diretor da deficitária cosanpa.
Isso tudo, claro, se Jatene não verificar que com o "apoio" de alguns dos acima citados a votação de Ana Julia cresceu no 2º turno.

Anônimo said...

Quem será que ficará com a indicação da EMATER?

Anônimo said...

Creio muito firmemente, que algumas consequências da derrota de Ana Júlia serão visíveis em Abaetetuba, onde seu agrupamento comandado pelo Vereador Raí, Ana Lúcia e Cia ltda, ficaram sem pernas, braços, sufocando suas pretensões políticas futuras, pois seus sustentáculos estavam encravados ao governo. Derrotado o governo quem sugava suas benécias sentiram bastante, pois não se preocuparam em criar um grupo político a partir de concpções ideológicas, mais se detiveram em cooptar, e construíram suas bases políticas em cima da areia, ela se esvaiu e com ela seus projetos, tchau..
A vitória do PSDB a nível estadual, não trará muitas mudanças a nível municipal, no qye tange a desastrosa administração da prefeita. O que fará verdadeiramente e agassalhar alguns, esfomiados em órgãos, para fazerem politicagens, pois conhecemos um por um dos possíveis indicados e sabemos suas incompetências e desvios administrativos.
Aqueles que com o passar dos anos aprenderam fazer política com ou sem governo ao seu lado, sobreviverão a qualquer tempo, pois sugam seu nectar do meio so seio da sociedade civil organizada ou não, estão lá no dia-adia, vivendo com eles e sofrendo com eles, e buscando alternativas para melhora de suas vidas.
UM grande abraço e que nos Deus abençõe.

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

A divisão dos cargos estaduais em Abaetetuba, se confirmadas as especulações, representarão a continuação da visão patrimonialista da coisa pública em nossa cidade, onde poucas famílias concentram a renda e as benesses, legando aos mais pobres uma vida de miséria.

Anônimo said...

Ô ANÔNIMO DAS 19:54, VOCÊ ESTÁ ENGANADO, A FAMÍLIA (*Texto moderado) TÁ QUERENDO A SETRAN PARA ALAVANCAR OS NEGÓCIOS DO EMPRESÁRIO (*Texto moderado) E FAZER CAIXA PARA A CAMPANHA DO SEU REBENTO, O VEREADOR QUE A POUCO TEMPO ERA OPOSIÇÃO À PREFEITA E QUE AGORA SE DIZ ALIADO, EMBORA FALE MAL DELA NOS QUATRO CANTOS DA CIDADE.

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

O ÍTALO MÁCOLA ESTÁ UMA FÉRA COM UMA MUI AMIGA SUA AQUI EM ABAETÉ. ACONTECE QUE O TUCANO RASPOU A GAVETA NA RETA FINAL DA CAMPANHA, E CONSEGUIU METER NAS MÃOS DELA A QUANTIA DE QUARENTA MIL REAIS, ACREDITANDO NA PROMESSA DE QUE LEVARIA DE ABAETETUBA NO MÍNIMO 15 MIL VOTOS, SE LASCOU!! LEVOU 2 MIL E OLHE LÁ, E NÃO SE REELEGEU. É COMO DIZ AQUELE VELHO DITADO; TODO MALANDRO TEM TAMBÉM O SEU DIA DE ZÉ MANÉ, DIZEM POR AÍ QUE ELE ESTÁ QUERENDO SUA GRANA DE VOLTA. TÔ MORRENDO DE PENINHA DELE!! KKKKKKKK!!

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

Anônimo das 17:43, isso é verdade, a mui amiga deixou o dinheiro nas mãos do cunhado fanho que, junto com a mulher, embolsaram a grana, agora a cúpula do partido tá fazendo a cobrança e ela tá numa sinuca de bico, tá ameaçada até de perder a legenda para a próxima leição.

Anônimo said...

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!! Essa vai ter 100 anos de perdão.

Anônimo said...

QUEM DIRIA!! ÍTALO MÁCOLA CONHECIDO PELA SUA INTELIGÊNCIA, DEPUTADO RODADO, ACOSTUMADO A LIDAR COM TODO O TIPO DE CARÁTER NO MEIO DA POLÍTICA, SER LUDIBRIADO DE FORMA TÃO SUTÍL E SORRATEIRA POR SEUS PRÓPRIOS PARCEIROS! ESSA EU VOU TE CONTAR, PASSOU DA MEDIDA. MAS SEMPRE EXISTE O DIA EM QUE O ALUNO DÁ UMA LIÇÃO NO MESTRE, ISSO TEM!! ONDE E COM QUEM ESTARÁ ESSA GRANA? SE ALGUEM SOUBER ME AVISE POR FAVOR.

Anônimo said...

Tenho uma sugestão. Se o Sr. Ítalo Mácola conseguir recuperar esse dinheiro, que tal doar a metade para o Hospital Santa Rosa? Daria muito bem para comprar material cirurgico que está com estoque zerado. É gente na fila para ser operado a mais de tres meses e não tem nada por lá.

Anônimo said...

Desculpe mas não concordo que Lula tenha sido o melhor presidente. Fez um governo mediano, soube utilizar a terra lavrada com o suor de FHC.

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

PARCEIROS DE BLOG,O NEGÓCIO É ESCABROSO!A VOTAÇÃO DA ANA JÚLIA EM ABAETETUBA,FOI UMA RESPOSTA À PREFEITA.O JATENE,POR SI SÓ,JÁ TEM NOME E ELEITORADO NO MUNICÍPIO E,TINHA TUDO PRA GANHAR DA ANA,DESDE QUE A POLÍCIA ESPANCOU PROFESSORES E ESPIRROU PIMENTA EM MUITOS OLHOS E ELA(A ANA)NÃO RECEBEU OS PROFESSORES PARA NEGOCIAR.ENTÃO,SE O JATENE,COMO EXEMPLO:DEPENDESSE SÓ DE ABAETETUBA PARA SE ELEGER,HAVIA PERDIDO FEIO!ACHO QUE ELE JÁ TEM A CONFIRMAÇÃO DE QUE A PREFEITA NÃO TEM POPULARIDADE NENHUMA E VIVE CERCADA SÓ DE PILANTRAS.PROVA DISSO ESTÁ NA SITUAÇÃO DO ÍTALO "MÁGOA" QUE ESTÁ PARECE SURUCUCU NA DESOVA COM A VULGO FRANCI,QUE SE APOIAR ALGUÉM PARA ALGUMA COISA,É CADÁVER!

Anônimo said...

O Ítalo achava que conhecia os pilantras daqui, se deu mal. OS megalomaniacos daqui são terríveis.
São loucos por diheiro. Agora vão ter que pagar o homem de novo. Ai entra a secretaria de saúde de novo. Então sabemos que para o futuro a saúde não tem saída, vai ciontinuar fu....
E viva os acordos políticos da "(*Texto moderado)....

Anônimo said...

O nosso cemitério municipal no dia de finados estava uma imundície, sujo, cheio de mato mal capinado, uma vergona! Por isso que a diferença de votos de Ana Julia pra Jatene aumentou de 10 mil votos, para mais de 11 mil votos no segundo turno.
Alguém avise o homem que ele está em maus lençois por aqui.

Anônimo said...

olha Edú! muito boa sua análise e o resultado das urnas em Abaeté, podera ser considerada como um aviso, para as eleições de 2012.
By, By, Francinete.

Batman.