NEGATIVO - Instituto continua investigando doença em Salinópolis e Santarém Novo.
Deu negativo o exame do garoto de 12 anos, morador do município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, para o sorotipo 4 da dengue (DENV4). A confirmação foi feita ontem, pela diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Elisabeth Santos. A preocupação de especialistas em virologia era que o caso se confirmasse, já que uma pessoa já havia sido infectada com o DENV4 no Pará. Técnicos do Evandro Chagas continuam investigando indícios do sorotipo 4 nos municípios de Salinópolis, Santarém Novo - onde já foi confirmado um caso de DENV4 - e Abaetetuba.
De acordo com Elisabeth Santos, as análises de material de um garoto de Abaetetuba descartaram o DENV4 e atestaram que ele contraiu, na verdade, o sorotipo 1 da dengue. "Não era o DENV4. Era dengue tipo 1", informou a diretora do instituto, que afirmou, que embora descartado, o caso serviu de alerta para reforçar as ações de combate à doença.
O diretor do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Amiraldo Pinheiro, destaca que o objetivo é evitar que o sorotipo 4 da dengue se prolifere pelo Pará e para isso as ações de enfrentamento ganharam o reforço de técnicos e da equipe de virologistas do Evandro Chagas.
Amiraldo Pinheiro pede que a população também colabore e faça a sua parte, pois sem isso as ações de combate à doença, criadas pelos governos federal, estadual e municipal não terão êxito. "A população tem relaxado em algumas situações. Se cada um fizer a sua parte, podemos juntos evitar que haja uma epidemia de dengue no Pará e no Brasil", reiterou o diretor.
Fonte: Jornal "O Liberal"
0 Comments:
Post a Comment