quinta-feira, 24 de março de 2011

O PEIXE BOI SAIU CARO! (Dica do Leitor)

Ibama multa responsáveis por distribuição de carne de peixe-boi

O prefeito e o secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba, município do nordeste paraense, foram multados em R$5 mil cada um, por distribuir carne de peixe-boi à população da cidade.

O episódio aconteceu em 2010. Na época, o animal foi esquartejado por um pescador e em seguida a carne foi distribuída. Desde então a superintendência do Ibama vem apurando a denúncia de crime ambiental que finalizou com a autuação dos dois.

Nas imagens, o secretário admite ter mandado esquartejar e dar a carne do peixe-boi, que teria sido encontrado já morto na costa do município, apesar da orientação dada por telefone por técnico do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que enterrasse o animal.

O peixe-boi é um mamífero ameaçado de extinção, que tem a caça e o consumo proibidos pela legislação ambiental. 'Ao distribuir a carne do peixe-boi, a prefeitura e seu representante estimularam o consumo de um animal protegido e colocaram em risco a saúde da população, uma vez que ele poderia estar contaminado', acrescenta o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha. Os autuados têm 20 dias para recorrer.

Outro lado - O Portal ORM tenta contato com a Prefeitura de Abaetetuba para mais esclarecimentos sobre o caso.

FONTE: http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=19&id_noticia=523366

0 Comments: