Policiais militares da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município de Abaetetuba, vinham monitorando a ação de uma quadrilha comandada por Enóquio Farias da Silva, de 39 anos. Ele é conhecido pela prática de vários crimes na região do Baixo Tocantins, principalmente o de pirataria e roubo a banco. Enóqui ainda é foragido do Sistema Penitenciário do Pará.
Comandada pelo major Silva Junior, da 3º CIPM - Abaetetuba, a guarnição realizou cerco policial depois de ser informada de que o bando do acusado estava armado no porto da cidade de Abaetetuba e se preparando para praticar roubos em série na região rural e urbana do município.
Ao chegarem ao local, supostamente utilizado para o planejamento dos assaltos, os policiais se depararam com a veracidade das informações e surpreenderam Enóquio Farias da Silva, que não teve reação.
ARMA
O acusado estava armado de um revólver marca Python, calibre 357, de uso exclusivo da Polícia Militar. A arma pertencia ao cabo Araújo, quando este foi vítima de assalto seguido de morte ano passado. Na ocasião, teve a arma roubada.
Continuando as incursões no local, foram localizados mais dois comparsas de Enóquio Farias, indicando um local nas ilhas que servia de abrigo para a quadrilha. Com mandado de busca e apreensão, o major Silva Júnior comandou diligências na localidade de Urumanduba.
APREENSÃO
Na casa de um tio de Enóquio, dois homens não identificados empreenderam fuga. Foi feita uma busca no local, e uma arma caseira do tipo cartucheira e outra de fabricação artesanal com tambor calibre 12 foram encontradas. Uma máscara do “Pânico”, bastante utilizada nos roubos a banco no interior do Estado, também estava em meio aos objetos apreendidos.
Além do armamento pesado, os policiais encontraram vários materiais que, segundo a PM, foram roubados em ações do grupo no interior de Abaetetuba. Uma embarcação estilo “rabeta” que serve de suporte para abordagem e fuga da quadrilha estava no local.
Com a detenção da quadrilha todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba para os procedimentos legais. Todo o material apreendido também foi levado para a seccional.
(Diário do Pará)
0 Comments:
Post a Comment