terça-feira, 19 de abril de 2011

* O Rai não matou o peixe-boi

'


* Direto do Blog do Zé Carlos do PV (na íntegra)
'
Publiquei aqui uma nota repudiando o ríduculo ataque que sofri por parte do senador Flexa Ribeiro. Desde este dia venho recebendo comentários que acusam o secretário de meio ambiente de Abaetetuba e dirigente do PV de ter cometido o crime de matar um peixe-boi e degustar a carne. Como trata-se de uma denúncia muito séria e eu não sabia da história, decidi primeiro pedir explicações ao presidente da direção do PV de Abaetetuba e, para o conhecimento de todos, inclusive do Senador rídiculo, publico a seguir:



“Caro Presidente, o Rai Cardoso certo dia ainda no ano passado numa tarde de sexta-feira, foi procurado por pescadores das localidades de Maracapucu e Costa Maratauíra dando-lhe conta de que havia um peixe-boi agonizando no leito do rio das referidas localidades. De pronto o nosso Rai Cardoso acionou o Corpo de Bombeiros e a PM e com a equipe formada, partiu para a localidade indicada pelos pescadores. Chegando lá já encontrou o mamífero em óbito. Então junto com sua equipe e mais os pescadores procederam a remoção do animal para a cidade de Abaetetuba. Chegando à cidade o Rai contactou com o IBAMA e pediu as orientações devidas de como proceder. O IBAMA então respondeu que pelo fato de ser uma sexta-feira, portanto final da semana, e, por não disporem de autorização para a devida missão a orientação foi de que o animal fosse enterrado. Não satisfeito com a decisão o Rai resolveu contactar com o ICMBIO e obteve as mesmas determinações do IBAMA com uma res salva de que fosse retiradas as galhas e as barbatanas e as fossem conservadas para posteriormente serem recolhidas pelo pelo referido órgão. O que foi feito. Após essas providências, finalmente o peixe-boi estava liberado para o sepultamento. Nesse momento o mamífero já estava sendo velado por centenas de pessoas que quando o Secretário anúnciou o desfecho da situação logo tornaram contra a decisão e justificaram o porque: dado que nada indicava que o animal estivesse improprio para o comsumo humano e que muitas pessoas passam fome, porque então uma decisão de enterrar o peixe? Porque não distribuir para o povo? Diante dos fatos, o Rai então consultou sua equipe já mencionada acima e estes então, todos concordaram que o peixe fosse realmente distribuido para a população. Um relato minuncioso foi feito a mim pelo nosso ativista Rai Cardoso, inclusive um deles me chamou a atenção foi de quando a distribuição do peixe che gou um senhor que atende pelo nome de M'claren que serve a prefeita com seu deslocamento para as Ilhas do Município após garantir um pedaço do peixe para o seu comsumo exigiu em alto e bom som um pedaço e de boa qualidade para a sua patroa a Prefeita Francineti Carvalho. Concluo; conhecedor que sou da conduta do meu irmão Rai Cardoso o que sinto nesse episódio é uma revolta muito grande pelo que querem fazer com a imagem dele, só para esconder as reais motivações que levaram a sua demissão do cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba. Um grande abraço: Raimundo josé”.

'


'

'

- Pergunta do Folha de Abaetetuba: A substituição do Secretário de Meio Ambiente têve mesmo como justificativa a comilança do peixe boi, já falecido? Alguém sabe dizer? Alguém tem idéia de quais são as reais intenções citadas no texto? Tem haver com 2012? Hum...

'

'

0 Comments: