segunda-feira, 2 de maio de 2011

Educação diferenciada para a juventude de Abaetetuba

'
(Foto: aula da turma de pedagogia das águas em uma das ilhas de Abaetetuba)

Educação diferenciada para a juventude do e no campo

Logo mais às 15h35 estreia na tela do Canal Futura o episódio sobre educação, do Diz Ai, que nesta terceira edição destaca a juventude rural.
Na TV duas experiências que tem mudado a vida de comunidades no Norte e Centro Oeste do país.

De Abaetetuba, uma cidade/ilha que fica próxima a capital paraense Belém, vem a experiência do Curso de Pedagogia da Águas, da Universidade Federal do Pará.

O objetivo geral da formação é a Licenciatura Plena de Pedagogia que visa proporcionar uma educação que valoriza o significado de ser Ribeirinho (camponês) e prepare os jovens e adultos como futuros educadores populares de nível superior nas áreas de assentamentos nas ilhas a fim de serem agentes do desenvolvimento sócio-economicamente sustentável da área de campo.

A formatura da primeira turma de Pedagogia das Águas, será no dia 15 abril, um dia após a história do curso ter ser mostrada a todo Brasil pelo Canal Futura. O episódio também será exibido durante a solenidade de formatura, na cidade de Abaetetuba, com a participação do Canal Futura.

Já em Goiás Velho, o Diz Ai mostra a Escola Família Agrícola, que tem ajudado na formação de jovens, filhos e filhas de agricultares familiares da região, introduzindo técnicas agroecológicas na produção e garantindo a diversificação da produção e aumento da renda. O destaque é sistema de alternância, que também é utilizado pelas Casas Familiares Rurais (CFR) em todo país.

Fique de olho e assista ao programa Diz Ai toda quinta, às 15h35, com reprises aos sábados, 15h50 e domingos, às 8h20.

Fonte: http://dizaijuventude.blogspot.com/2011/04/educacao-diferenciada-para-juventude-do.html

0 Comments: