quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CNM realiza reunião com prefeitos do projeto CapaCidades


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma reunião com gestores dos quatro municípios participantes do projeto CapaCidades, desenvolvido em parceria entre CNM e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF), e contou com a presença dos prefeitos de Jaguarão (RS), José Cláudio Ferreira Martins, Abaetetuba (PA), Francineti Maria Rodrigues Carvalho, Marliéria (MG), Waldemar Nunes de Sousa, e Barbalha (CE), José Leite Gonçalves Cruz e das representantes do Pnud, Célia Arraes e Ieva Lazareviciute.

Durante o encontro, foram discutidos os resultados e andamento do projeto, além de sugestões e encaminhamentos aos prefeitos para 2012. Este ano, os municípios já receberam alguns cursos de capacitação técnica e captação de recursos. Em Abaetetuba estão previstas novos oficinas de digitalização de cartografias e oficinas para o setor privado. Barbalha vai contar com oficinas de cordel, xilogravura e de prestação de contas para cooperativas e associações.

Os municípios também aderiram a ferramenta da CNM, o Portal de compras Municipal –CidadeCompras, e receberam ajuda para estabelecer convênios. O prefeito de Jaguarão conseguiu uma parceria para revitalizar o Centro Histórico do Município e Abaetetuba aposentou o lixão da cidade e hoje conta com um aterro sanitário controlado.

Além disso, o município também se conveniou ao Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Pará (IFPA) e está construindo seu Plano de Resíduos Sólidos e criando um projeto de coleta seletiva.


Publicado por Redação em 24/08/2011

0 Comments: