sábado, 8 de agosto de 2009

ASFALTAMENTO DA PA-151 VAI BENEFICIAR BAIÃO E MOCAJUBA

O Governo do Estado promete dar inicio às obras de terraplanagem e asfaltamento da PA-151, entre os municípios de Baião e Mocajuba, previstas nas demandas do Planejamento Territorial Participativo (PTP) para a Região de Integração Tocantins. O lançamento das obras será neste sábado (8), com a presença de Valdir Ganzer, secretário de Estado de Transportes, órgão responsável pela execução dos serviços.
A rodovia será asfaltada em duas etapas, até 2010, com um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
De acordo com o agente do PTP na região, José Maria Lima, a obra trará mais dignidade à população ao tirar os dois municípios do isolamento e promover o desenvolvimento econômico da região, ao facilitar o escoamento da produção local.
O trecho das obras, orçadas em cerca de R$ 8 milhões, que se estende por 32 quilômetros, receberá asfaltamento, sinalização adequada, acostamento pavimentado para pedestres e ciclistas, sistema de drenagem e meio fio.
Ainda dentro das demandas do PTP, a região tocantina será atendida com a construção do Hospital Regional do Trevo de Igarapé-Miri. No município de Baião, o governo já realizou obras do programa asfalto participativo e construiu a biblioteca municipal.
Desenvolvimento sustentável - A Região de Integração Tocantins também está se mobilizando para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) da região. Técnicos do governo do Estado/Secretaria de Integração Regional (Seir) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão nos municípios de Oeiras do Pará, Cametá e Limoeiro do Ajuru, de 5 a 8 de agosto, colhendo subsídios destinados às consultas públicas que acontecerão ainda este mês na região.
O PDRS Tocantins faz parte da política de integração regional do Pará, e está sendo elaborado com a participação das comunidades locais, para definição das ações de desenvolvimento a curto, médio e longo prazos, de ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental, fomento às atividades produtivas sustentáveis, infraestrutura, e inclusão social e cidadania.
A redução das desigualdades socioeconômicas, o respeito à diversidade cultural, a viabilização de atividades econômicas que gerem emprego e renda e o uso sustentável dos recursos naturais são priorizados na elaboração dos PDRS, inseridos nas diretrizes do Plano Amazônia Sustentável (PAS), que propõe um novo modelo de desenvolvimento para a região.
Em 2008, a Seir firmou convênio com a Eletronorte, do qual consta, entre outros pontos, a elaboração dos Planos de Desenvolvimento das regiões Xingu, Tocantins e Lago de Tucuruí. No início deste ano foram realizadas as consultas públicas do PDRS Xingu; em agosto vão ser realizadas as consultas para o PDRS Tocantins, e estão previstas para setembro as da região Lago de Tucuruí.
Depois de elaborados, os planos devem orientar a ação dos gestores e outras iniciativas, de acordo com as demandas e potencialidades das regiões. A Região de Integração Tocantins tem 35.838 km² e uma população de 655.955 habitantes, distribuída em 11 municípios. É formada pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. Fonte:Ascom/Sepof e PTP
'
'
O BLOG QUESTIONA: QUANDO É QUE A “ALÇA VIÁRIA” RECEBERÁ MANUTENÇÃO DE VERDADE OU ASFALTO DIGNO?

2 Comments:

Anônimo said...

Sou de Baião e fiquei surpresa de ver o nome de nosso municipio em seu Blog Edu,esse governo estadual atual esta trazendo melhorias para o municipio e região.Vai até fazer as duas pontes de ligação da região que tanto vão gerar desenvolvimento .OBRIGADA ANA JÚLIA

Anônimo said...

BAIÃO

VOU DVULGAR SEU BLOG AS PESSOAS QUE CONHEÇO DO MEU MUNICIPIO E AS AÇÕES DOS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL AQUI NA REGIÃO .

EU FIQUEI SABENDO QUE A GOVERNADORA ESTEVE AÍ ENTREGANDO OBRAS-INAUGURANDO ,ASSIM COMO JÁ FEZ EM NOSSA CIDADE !

OBRIGADA, GOVERNADORA ANA JULIA POR OLHAR PARA A NOSSA REGIÃO,FATO HISTÓRICO.