quarta-feira, 7 de outubro de 2009

POLÍCIA FISCALIZA EXPLORAÇÃO SEXUAL EM ABAETETUBA

'
'

A Polícia Civil divulgou ontem, os resultados da operação “Paz em Abaetetuba II”, sob coordenação da Superintendência Regional do Baixo-Tocantins, realizada nos últimos dias. No total, a operação fiscalizou 16 estabelecimentos - 12 bares, duas casas de shows e duas casas de prostituição. Ao todo, 87 pessoas foram abordadas e revistadas em Abaetetuba. Oito adolescentes encontradas em situação de risco foram resgatadas pelo Conselho Tutelar de Abaetetuba e, posteriormente, entregues aos responsáveis. Seis motocicletas foram apreendidas e encaminhadas ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

A ação policial teve por objetivo combater a prostituição e exploração sexual infantil, por meio da fiscalização de estabelecimentos noturnos, como bares e casas de show, para verificar a presença de crianças e adolescentes, a venda de bebidas alcoólicas a menores, a regularização de estabelecimentos junto à Divisão de Polícia Administrativa (DPA), como também combater o crime de poluição sonora.

A operação teve início dia 25 de setembro, por volta das 23h, e contou com policiais civis, uma guarnição da Polícia Militar, equipe de peritos do Instituto Médico Legal (IML), equipes do Detran e do Departamento de Trânsito do Município de Abaetetuba (Demutran), além de conselheiros tutelares daquela cidade. Os agentes deslocaram-se a locais pré-determinados durante o planejamento operacional. De início, a operação atingiu a orla de Abaetetuba, onde havia denúncias sobre a presença de adolescentes em situação de risco e exploração sexual.

Os agentes abordaram suspeitos com o objetivo de encontrar armas e drogas no local. Bares que vendiam bebidas alcoólicas e que estavam com documentos em situação irregular foram fechados pela DPA. Uma adolescente que provavelmente estaria se prostituindo foi resgatada pelos membros do Conselho Tutelar. Na casa noturna, denominada “Tietê”, famosa por realizar festas na cidade, os policiais encontraram vários adolescentes, tanto nas proximidades quanto no interior do local. Diante disso, o estabelecimento foi imediatamente fechado e o responsável intimado a comparecer na sede da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Os adolescentes em situação de risco foram entregues aos responsáveis.

“Fiscalizamos também postos de gasolina, onde averiguamos denúncias de poluição sonora, consumo de drogas e venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniências fora do horário permitido por Lei”, explica a delegada Andrezza Martins Franco, superintendente regional do Baixo-Tocantins.

(Fonte: Diário do Pará)

3 Comments:

Anônimo said...

ATÉ QUE ENFIM!!! AS NOSSAS AUTORIDADES PARECE QUE ESTÃO COMEÇANDO A SE TOCAR EM RELAÇÃO À NOSSA TRISTE REALIDADE EM ABAETETUBA. TEM QUE FISCALIZAR A NOSSA FEIRA 24 HORAS POR DIA, POIS LÁ É O LOCAL ONDE OCORRE AS MAIORES BARBARIDADES CONTRA AS NOSSAS CRIANÇAS. ESTUPROS, PRÁTICA DE PEDOFILIA E TODO O GÊNERO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL, ALÉM DO USO DE DROGAS. A DELEGADA E O NOSSO JUÍZ TEM QUE DAR UM BASTA EM FESTAS COM CERVEJA DE 1 REAL QUE É O MAIOR CHAMARISCO PARA ENFIAR BEBIDA ALCOLICA GOELA A BAIXO NOS NOSSOS JOVENS. ESSAS FESTAS QUE REUNEM TRIBOS, ISTO É; GALERAS COM DETERMINADOS NOMES MARCADOS POR INICIAIS, SINÔNIMO DE CONFRONTO E VIOLENCIA, QUE JÁ CEIFOU A VIDA DE MUITOS JOVENS, GERALMENTE POR TRÁS DE UMA GALERA COMO ESSA, SEMPRE EXISTE UM TRAFICANTE SE DANDO BEM. O DIA QUE TIVER UM JUIZ, UMA DELEGADA OU UM DELEGADO DE PEITO AQUI NA NOSSA CIDADE, QUE COLOQUE NA CABEÇA QUE ISSO TEM QUE ACABAR, AS COISA VÃO MUDAR PRA MELHOR, E COM CERTEZA, O POVO VAI AGRADECER, POR QUE SE CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ, INFELIZMENTE SÓ NOS RESTA LAMENTAR.

LíDia diAs said...

É Edu, mais uma vez Abaetetuba em cena por conta da prostituição. Triste, mas fato real. Espero que as rondas continuem e muitos desses jovens (é, também meninos se prostituem em Abaeté) deixem essa situação degradante que é a prostituição. Pois se vêem isso como um bom futuro, só tenho a lhes aconselhar que o bom futuro só tem quem se educa. E por mais difícil que seja buscar essa educação, não é válido desistir.

Anônimo said...

Creio que a ação de combate as consequências necessitam ser periódicas e não esporádicas com tem acontecido históricamente. Sei que Abaetetuba tem sido a grande alavnaca propulsora de escandalos, e que bom que isso aconteça, por que se não fosse assim algumas coisas não mudavam aqui, no estado e no País.
Vejam só as grandes obras estruturais consequencias de acontecimentos decorrentes de situações de violência contra a pessoa.
Só não devemos nos deter as ações do Estado, quando da sua responsabilidade de garantir segurança, pois a segurança e fruto de justiça e da paz.
Creio que cada um de nós tem uma grande responsabilidade no que tange a segurança pública.
Qual o papel da família, no combate a violência? O que os Pais podem fazer para garantir um município melhor? Os donos de bares e promotres de eventos, os realizadores de micaretas? os donos de moteis e prostibulos? será que todos esses também não são importantes para reverter este quadro?
SE ENGANA QUEM PENSA QUE DEVEMOS PREPARAR UM MUNDO MELHOR PARA NOSSOS FILHOS, O QUE TEMOS DE FAZER É PREPARAR FILHOS MELHORES PARA O MUNDO.
uM GRANDE ABRAÇO...