sábado, 20 de novembro de 2010

CÁ COM MEUS BOTONS... PENSANDO!

'

'
Por prudência e senso de justiça... Vamos ponderar coisas!

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


AS RAZÕES:

- O folhadeabaetetuba.blogspot.com nasceu como um espaço democrático de construção coletiva de idéias, de debate de opiniões divergentes ou convergentes – sempre garantindo a exposição do contraditório. Também busca representar um portal de divulgação da cultura, das noticias e das belezas da Pérola do Tocantins (Abaetetuba), além, é claro, de denunciar as possíveis mazelas sociais existentes, doa a quem doer!

- Longe de ser um espaço provinciano, pois de tal forma não o faríamos, o folhadeabaetetuba apresenta posicionamento informativo (ou seja, se posiciona diante de fatos), porém não divulga ou defende ideologias partidárias, entretanto, democraticamente informa e reforma. O julgamento final é do Leitor.

- Também não somos donos da verdade, nem da razão. E um exemplo claro consiste nesta postagem que você está por ler, amigo Leitor.


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


OS FATOS:

- O folhadeabaetetuba.blogspot.com é útil à sociedade Abaetetubense? Sinceramente, não afirmo categoricamente... Mas espero que sim!

- Posso dizer que o folhadeabaetetuba está crescendo, no entanto constitui atualmente uma espécie de instrumento que “serve” a todos: A parcela da situação passa a conhecer o que a parcela da aposição pensa sobre as suas fragilidades (expostas, às vezes, de forma exagerada). Já a oposição tem um espaço para cobrar o que está injusto ou tortuoso. E, por fim, a parcela da arquibancada (do centro) tem acesso à informação farta, para fazer apreciação e extrair suas próprias conclusões.

- Mas há de melhorar e isso depende dos Leitores.


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


OS MOTIVOS:


- Recebi um comentário com conteúdo interessante – aliás, recebemos diariamente diversos comentários, alguns deles recheados de doses fartas de “malícia” e “material explosivo”. Ponderamos e publicamos os, digamos, mais “lights”. O conteúdo que me fez refletir, no comentário citado, é de um Leitor anônimo. Ele diz, entre outras coisas, o seguinte:

“Estou pensando em um potencial de fato na nossa cidade, mas só me veio à mente a falta de ética. Por que será? (...) Aliás Edu, seu blog é cheio de comentários antiéticos, pessoas desrespeitosas, agredindo gente do bem, parece que tem pessoas aí que levam tudo para o lado pessoal. (...) Mas por que não falar sobre isso sem agredir, machucar, hostilizar as pessoas? Por isso as pessoas que passam por aqui depois dizem que Abaetetuba é um município DOENTE, infelizmente tenho que concordar. Precisamos antes de tudo respeitar as pessoas e isso vale (...) para pessoas que acessam seu Blog (...)”.

Sinceramente, ponderei sobre o comentário, e refleti... refleti... refleti....


+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+--+-+-+-+-+


AS CONSEQÜÊNCIAS:

- Como o Blog é um espaço que preza o respeito às pessoas. E, por favor, não vamos confundir “respeito” com “cerceamento de opiniões”, afinal, quem se expõe à vida pública (ou seja, aos cargos públicos), deve entender que passa a estar sujeito a críticas justas e às vezes injustas. Pois, afinal, a democracia tem seu preço... (Mas isso é outro assunto).


- Então decidimos:

1. O Blog passa a não mais aceitar comentários anônimos. Para ter comentários aceitos e publicados no Blog o Leitor deverá se registrar na própria caixa de comentários. Basta se registrar uma única vez e guardar o seu “login” e “senha” (é simples e fácil, não custa nada, robusteia a opinião do Leitor e evita injustiças na minha “humana” e modesta moderação).

2. Não serão mais aceitos comentários em “CAIXA ALTA” (OU SEJA, ESCRITOS TOTALMENTE EM LETRAS MAÍUSCULAS).

3. O Blog é mais dos Leitores do que do Post, então, por favor, entendam e colaborem. Prefiro fechar o espaço a mantê-lo tendo como preço minha consciência inquieta.

4. Opinem, discutam e reflitam. Pois penso que é assim que se constrói uma sociedade cada vez melhor.

* PS.: Não faço meia culpa! Entretanto, se algum Leitor sentiu-se ofendido, em sua pessoa ou honra, com algum comentário anônimo ou postagem, basta acusar e especificar data, hora e post, que faremos uma avaliação mais criteriosa, para remoção.


Um grande abraço!

5 Comments:

Lírio said...

Parece incrível como antigos fantasmas tentam nos assombrar, fantasmas de uma década que devem ser esquecidos e nunca mais imitados. Pois é evidente esclarecer que pessoas públicas estão expostas a toda e qualquer critica e especulação e que jamais devem tentar cercear a opinião pública, que graças a Deus, ainda não está narcotizada. Sejamos francos ao afirmar que este espaço serve como um espelho para qualquer gestão e é claro que quando as coisas estiverem bem, haverá elogios e agradecimentos, apesar de acreditar que não devemos agradecer por direitos. E um desses direitos está nós sendo usurpado... o que nos restará? Não temos segurança, educação, empregos com salários em dia, saúde... E agora o nosso direito de revoltar-nos foi privado. Será que esses desmandos não terão fim? Caro Edu, respeitosamente, compartilho com você que até nas denúncias de violência como da mulher, criança, idoso, trabalho escravo, entre outros, o anonimato é preservado, incentivado e valorizado, senão fosse por isso muitas pessoas ainda seriam reféns da brutalidade e ignorância. E este seqüestro, de direitos, está nos sendo apresentado. E “pensando com os meus botões, linhas, paetês e parafusos...presencio mais um ato de violência. O que querem esconder, tudo é público em nossa “jóia do Tocantins” com seus serem místicos e mitológicos que querem ser deuses, a começar por nossa folclórica gestora que tenta justificar o injustificável, como cinco secretários de saúde em apenas, quase dois anos, e era sobre isso que está manhã resolvi escrever e fui tomada de assalto. Porém, como os fins justificam os meios, estou perplexa com a série de assassinatos(literal e figurativo) que estão ocorrendo no hospital ora por negligência de todos os tipos, como médicos que ficam em hotéis com crianças graves na UCI, e não preciso dizer que lugar de médico e no hospital, ou a ausência desses profissionais que obrigam o grande gestor dos serviços de saúde que é o SUS a encaminhar para o particular (quinta feira o hospital ficou sem médico nos plantões e tiveram que encaminhar para o hospital geral, que ficou lotado). Cadê o profissional que vocês expuseram em carro público, dando a um pobre mortal a responsabilidade de mais de 100.000 (cem mil) habitantes, menosprezando e humilhando profissionais, tão quanto competentes? Ora por imperícia de outros que na tentativa de ‘ajudar’, pois não tem as qualificações e treinamentos adequados, prejudicam ainda mais a situação, tendo como resumo o descrédito dos serviços e profissionais e mortes de inocentes. Vossas preocupações deveriam estar voltadas para isso, seres mitológicos e intocáveis, pois até os deuses não estavam acima de criticas e recriminações e cometiam enganos, mesmo sendo deuses. O que queremos é mais humildemente...ajudar, nada mais. Caro Edu, parabéns e boa sorte, estamos aqui com você e com a verdade. Bom dia! A Ignorância é a pior doença que mutila a alma.

Unknown said...

Muita gente se esconde atrás do anonimato para denegrir e ridicularizar a vida de outras pessoas. Acho louvável essa iniciativa, porque quem possui o mínimo de ética não precisa se esconder.

lobato said...

censura ate em blog e de mais.

RUI SANTOS said...

Há de estar aqui posto o que deve estar, críticas e apenas isto, manifestações como devem ser feitas, elogios a quem de direito, enfim, tudo com clareza, tudo que uma sociedade bem educada merece ter

RUI SANTOS said...

A palavra deve ser clara e bem direcionada, deve mostrar com clareza o objetivo do comunicador, objetivo este que deve ser pautado apenas nos fatos, apenas no foco, ou seja, na idéia central, daí, torna-se desnecessário expressar de maneira grosseira, assuntos que merecem serem debatidos com pontos de vistas objetivos e bem claros