sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A PEDIDO DOS LEITORES, RETOMAMOS A DISCUSSÃO!

'
'

O Blog noticiou em primeira mão, nos dias 27 de julho e 26 de agosto (clique e confira) a possibilidade de um surto de casos de Doença de Chagas na Região Tocantina.

Isto porque, segundo as estatísticas, a cada quatro dias, em média, uma pessoa é infectada com doença de Chagas ao beber suco de açaí na Amazônia. Tem sido assim nos últimos anos, quando vários surtos da doença foram registrados, no Amazonas, no Amapá e, principalmente, no Pará.
Neste último mês, já há um surto identificado aqui em Abaetetuba (PA). Pelas informações colidas nos Bairros, já são mais de quinze pessoas com a enfermidade, todas residentes no Bairro da Aviação ou nas proximidades deste. Uma equipe da imprensa a nível regional entrou em contato com o Blog para obter informações quanto ao assunto.


Os relatos apontam que pessoas desenvolveram a doença após ingerir sucos típicos da região (principalmente açaí e bacaba), que triturados com o barbeiro ou preparados com higienização precária podem transmitir a doença.
De acordo com o Instituto Evandro Chagas, maior entidade responsável pelo assunto na região, de 1968 até 2008, a média dos casos por contaminação pelo açaí não para de crescer.
'

Os estudiosos apontam razões para essa situação: a subnotificação de casos, o desmatamento, as queimadas na Amazônia e a falta de cuidado e higiene no processamento artesanal da frutas típicas da região.
'
A Doença
A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo barbeiro. Os sintomas são febre, mal-estar, dor de cabeça e nas articulações, inchaços dos olhos, do fígado e do baço e alterações cardíacas.

7 Comments:

Anônimo said...

GOSTARIA Q. TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Q. TEM RESPONSABILIDADE COM A POPULAÇÃO SE UNISSE PARA EVITAR Q. SE ALASTRE ESSA SITUAÇÃO. VIGILÂNCIA SANITÁRIA PRECISA AGIR URGENTEMENTE, PRINCIPALMENTE DANDO INFORMAÇÃO A POPULAÇÃO MAIS POBRE. Q. TEM O AÇAI COM COMPLEMENTO ALIMENTAR

Anônimo said...

A QUEM CABE A RESPONSABILIDADE DESSA SITUAÇÃO?

Anônimo said...

Cabe a todos, aos gestores que não investem em educação e saúde e no caso de abaetetuba , não fazem nada pra melhorar a qualidade de vida da população, aos profissionais que não conhecem a realidade do municipio e por isso tem dificuldade de diagnósticar tratar e executar seu papel de educador em saúde, dos manipiladores de açai que ja tiveram varias oportunidades de participar de capacitações para manipular o açai com higiene e segurança, da própria população que compra o mesmo em locais sem as mínimas condições de higiene. O povo tem que ser mais seletivo, não só no que consome e de onde consome. Amigo se tivermos que catar um a um o açai para nos livrarmos do barbeiro, é isso que teremos que fazer! e ensinar isso ao povo (Manipuladores) é parte mais dificil de tudo!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo said...

Vou aproveitar este tema para alertar, o que está por vim, u grande surto de DENGUE, pois os guardas chefes que não sabem nada a respeito do combate eficaz a esta praga, e ficam somente fazendo besteiras.
O preço da incompetência é o desastre. Aguardem!

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo said...

Sabe-se que o que ocorre é a falta de informação, a semec poderia trabalhar melhor essa questão com o governo do estado, porém aqui em Abaeetuba a guerrinha impede o progresso, por outro lado a imcompetência do grupo da vigilância em saúde que só quer saber de (*Texto moderado) combustível nao ajuda em nada, sem falar dos enfermeiros que (*Texto moderado) coordenação dos PSFs e nao tem (*Texto moderado)com a saúde do nosso povo

Anônimo said...

Sobre a Postagem referente à dengue, informamos que recentemente nossos guardas-chefes são qualificados para exercer sua função,recentemente realizamos o LIRAa(levantamento de indice rapido do aedes aegipty),
e nosso municipio ficou com IIP (indice de infestação predial) abaixo de 1%, ou seja baixo risco de ocorrer uma epidemia, resaltamos que temos comprovado em documentos, todas as informações aqui citada. agora gostariamos de covidar a quem se achar interessado nessas informações se dirigir ao setor de endemias, e não postar informações que não condizem com a verdade, informações falsas..