segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conselheiros de Abaetetuba participam de formação sobre direitos de crianças e adolescentes

Ação faz parte do projeto da Associação Nacional dos Centros de Defesa para fortalecer a comunidade de Abaetetuba e evitar episódios como o da menina presa com homens em 2007

Começa nesta segunda-feira, 30, a Formação de Conselheiros de Abaetetuba, ação que prevê a atualização dos conselheiros de Abaetetuba e municípios da região (Igarapé Miri, Barcarena, entre outros) sobre direitos de crianças e adolescentes. Cerca de 100 pessoas estão confirmadas para participar da formação, que é voltada também para profissionais da área da saúde, educação, etc.

A formação vai reunir temas diversos como a história social da infância no Brasil, as mais recentes alterações do Estatuto da Criança e do Adolescente, o papel da Polícia, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública no sistema de proteção de crianças e adolescentes, o direito de participação de crianças e adolescentes nos assuntos que lhes dizem respeito, o orçamento criança e os fundos da política da infância, etc.

A formação começa na segunda-feira e vai até sexta-feira. Entre os palestrantes está o coordenador do Disk Denúncia Nacional, Joacy Pinheiro, além de um dos coordenadores da Associação Nacional dos Centros de Defesa (Anced), Antônio Pedro Soares. Além deles, participam da formação técnicos dos cedecas Ceará, Emaús, Bento Rubião e Rio de Janeiro.
A ação faz parte do Projeto de Intervenções Exemplares, coordenado pela Anced e que tem o “caso Abaetetuba” como um das linhas de ação, prevendo a defesa jurídica da adolescente e de sua família, bem como o fortalecimento da comunidade onde o fato ocorreu, como forma de evitar novas violações.

http://www.cedecarj.org.br/noticias/60

3 Comments:

Anônimo said...

Eu posso estar sendo injusto mas, que ninguém vê o trabalho desses conselheiros isso é verdade; na minha opinião não passam de um bando de cabos eleitorais falando demais e fazendo de menos.

Anônimo said...

TEM RAZÃO AMIGO, CONSELHO TUTELAR EM ABAETETUBA É O MAIOR FIÁSCO QUE SE PODE TER CONHECIMENTO. NÃO EXISTE AÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À FISCALIZAÇÃO, CONTROLE ENFIM... TROCANDO EM MIUDOS, É UMA PIADA. PROCURE OS CONSELHEIROS NA FILA DO BANCO NO DIA DO PAGAMENTO, QUE VOCE COM CERTEZA VAI ENCONTRÁ-LOS GORDINHOS E SORRIDENTES. ENQUANTO ISSO, CRIANÇAS CONTINUAM SOFRENDO ABUSOS E VIOLENCIA SEXUAL NA ORLA DE ABAETETUBA. É O NOSSO DINHEIRO INFELIZMENTE INDO PELO O RALO POR CONTA DE QUEM NÃO TEM COMPROMISSO COM O POVO.

Anônimo said...

Ô povo que só sabe olhar para o seu umbigo

È muito fácil criticar o trabalho dos conselheiros tutelares

Fazer o trabalho deles que é difícil

Fico feliz em saber que eles estão passando por capacitação, pois essa é uma profissão que precisa sempre estar se renovando, tomando novo fôlego, para enfrentar as demandas diárias que não são fáceis.

Estão de Parabéns a ANCED, o Cedeca-Emaús, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes de Abaetetuba e o Conselho Tutelar de Abaetetuba