segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEMA ENCONTRA INFRAÇÕES AMBIENTAIS EM ABAETETUBA E APA DO COMBU

Duas serrarias clandestinas e uma embarcação que transportava oito metros cúbicos de madeira foram autuadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Combu durante fiscalização da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará), nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20).

A rede atravessava a região conhecida como Furo Grande, próximo a Ilha das Onças. As serrarias estavam localizadas às margens dos rios, produzindo resíduos na localidade.

No mês de agosto, a equipe de fiscais da Sema ainda realizou uma operação no período de 10 a 17, quando foram apreendidas três redes ilegais de pesca e lavrados mais três autos de infração para os proprietários de terrenos onde igarapés estavam sendo barrados.

Uma das redes atravessava de uma ponta à outra um dos braços do Rio Maracapucu, que percorre a cidade de Abaetetuba, nordeste paraense. As outras duas não atendiam as normas de 7 cm nos entrenós opostos.

No caso dos igarapés, o proprietário de um dos terrenos tinha iniciado uma barragem para fazer uma piscina natural e outro para uso particular. Em um deles já estava desmatada a mata ciliar, que é a vegetação localizada às margens de rios, córregos, lagos, represas ou nascentes, considerada área de preservação permanente, explicou o engenheiro de pesca da Sema, David Luz. Os rios fiscalizados em Abaetetuba foram Maracapucu, Maratauira, Sacoeira Mirim, Tucumanduba, Tucumandubazinho e Arumanduba.

http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=486104

0 Comments: