quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Usina de Tucuruí: prefeitos querem compensação

'
A mitigação dos problemas criados pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e o cumprimento do acordo firmado com os municípios localizados à jusante do rio Tocantins pela Eletronorte, onde estão previstas ações compensatórias aos que foram prejudicados pela obra, foram dois temas recorrentes durante o Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Região do Tocantins, realizado no sábado (5), em Abaetetuba, pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).
Segundo os prefeitos presentes no evento, é preciso que a Eletronorte cumpra o disposto no Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião à Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PPDJUS). “A Eletronorte precisa respeitar e cumprir os acordos firmados. Cheguei a dizer em Brasília que estamos que nem o Curupira, andando em círculos. É preciso que os projetos saiam do papel e beneficiem a população afetada pela usina”, disse o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal (Codesei), João Carlos Dias, prefeito de Barcarena.João Carlos aproveitou para pedir a colaboração do presidente da Famep, prefeito Helder Barbalho, e dos deputados Elcione Barbalho, Miriquinho Batista e Nilma Lima, presentes em Abaetetuba, no sentido de “fazer justiça aos municípios afetados”, garantindo que o PPDJUS seja cumprido. “Essa é hora de unir esforços e podem contar com a Famep, cuja missão é a de defender os municípios”, enfatizou Helder Barbalho.
Além das questões pendentes junto à Eletronorte, os municípios da Região do Tocantins se ressentem da falta de infraestrutura e de transportes. Eles querem o asfaltamento da BR-422 e a construção das pontes sobre os rios Igarapé-Miri e Meruú. “Precisamos disto para que tenhamos acesso mais rápido à capital e aos municípios vizinhos”, informou Norival Pimentel, prefeito de Limoeiro do Ajuru. Sobre as pontes, os prefeitos relataram que um projeto para construi-las foi elaborado ainda no primeiro governo de Simão Jatene.
Para a deputada Elcione Barbalho, que vem acompanhando os seminários da Famep desde o início, há similaridades nas reivindicações dos municípios, que merecem ser atendidas. “Essa Amazônia aqui é outro Brasil. É o Brasil que o Brasil desconhece. O Pará tem riqueza, paga impostos e merece ser respeitado”, disse a deputada.Estiveram presentes no evento de Abaetetuba os prefeitos de Abaetetuba, Francinete Carvalho; Barcarena, João Carlos Dias; Limoeiro do Ajuru, Norival Pimentel; Igarapé-Miri, Roberto Pina; Iran Lima, Moju; Baião, Nilton Farias, que foi acompanhado de seu vice, Tales Miranda; Benedito Pompeu, vice-prefeito de Cametá; os presidentes das Câmaras de Vereadores de Tomé-Açu, Cecília de Oliveira, Acará, Jorieldson Lima, Tailândia, Maria Celestina, representando os prefeitos desses municípios.

0 Comments: