terça-feira, 26 de abril de 2011

Alunos de Abaetetuba premiados chegam a Belém

'

Chegaram a Belém no início da tarde desta sexta-feira (18), os dois alunos da escola São Francisco Xavier, conveniada com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e localizada no município de Abaetetuba (Região de Integração Tocantins), que receberam em Brasília o 3º Prêmio Ciência do Ensino Médio, promovido pelo Ministério da Educação.


A escola foi a única do Pará a ser contemplada com o Prêmio, no valor de R$ 40 mil, na categoria Região Norte, pela realização do Projeto Biogás, desenvolvido pelos alunos José Ribeiro Filho e Malaliel Costa, sob a coordenação do professor Gilberto Luís Silva.


Além dos autores e do coordenador do projeto, o município foi representado na premiação pelo prefeito Luiz Lopes, pelo secretário Municipal de Educação, Adelino Ferranti, pela diretora da escola, Miguelina Bittencourt, e pelas professoras Barbára Cardoso, Maria de Fátima Vasconcelos e Ana Célia Araújo.


Ineditismo - O projeto do Biogás consiste na decomposição de material orgânico (fezes de animais e de humanos) para a produção de gás metano, a ser usado como fonte de energia. A idéia é recolher os resíduos, que seriam despejados nos rios da cidade, e com o uso de um biodigestor obter gás metano, para ser engarrafado e convertido em gás de cozinha.


O ineditismo e a sustentabilidade do projeto são as principais características que o credenciaram a vencer diversas seleções para participar de feiras e mostras no Brasil e no exterior. “Além de pensar numa saída para evitar a poluição dos rios, o produto final, o gás de cozinha, visa eliminar o uso do carvão à lenha, e a matéria orgânica ainda se torna adubo”, destacou o professor Luís Silva.


O projeto já foi exposto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 4 e 5, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), da Fundação Liberato da Cunha, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e na Feira de Ciência de Educação Básica (Fenaceb), em Belo Horizonte, Minas Gerais. A participação na Mostratec levou o projeto a ser exibido na Milsete, uma feira científica e tecnológica realizada na cidade de Durban, na África do Sul.


Texto: Ascom/Seduc

0 Comments: