sábado, 6 de agosto de 2011

UFPA: estão abertas as pré-inscrições ao Parfor

Estão abertas, até 10 de setembro, as pré-inscrições para participar do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) 2012/1, que tem o objetivo de formar mais de 40 mil docentes em todo Estado. Para realizar a inscrição o professor da rede pública precisa acessar a Plataforma Freire (freire.mec.gov.br), fazer seu cadastro e opção de curso disponível na região.

Nesta etapa, que terá início em julho de 2012, a UFPA oferta nove turmas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Pedagogia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências, Matemática e Linguagens. São 360 novas vagas distribuídas nos municípios de Abaetetuba, Acará, Belém, Itaituba, Mãe do Rio, Tucuruí e São Caetano de Odivelas.

A pré-inscrição na Plataforma Freire é necessária para a escolha do curso que o professor almeja estudar. Depois da pré-inscrição há a validação/homologação da inscrição pelas secretarias municipais de educação. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Secretaria de Educação no Estado (Seduc).

Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção, não há vestibular. Os cursos da UFPA, em sua maioria, têm a duração de quatro anos e acontecem no período em que os professores estejam em recesso de suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final das atividades, os “professores-alunos” receberão diploma de curso superior.

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada (seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA.

Atualmente (2011), o Parfor UFPA está presente em 42 pólos (municípios) em todo Pará. Possui 183 turmas e tem 6.495 professores-alunos matriculados.

A UFPA oferece 21 cursos no Parfor: Arte/teatro; Arte/dança; Artes visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química, Sociologia, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências, Matemática e Linguagens, Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo.

Cronograma de inscrição para o Parfor 2012/1:

03/08/2011 a 10/09/2011 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire

11/09/2011 a 08/10/2011 - Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais

09/10/2011 a 12/12/2011 - Período de seleção dos alunos

13/12/2011 a 31/12/2012 - Período de matrícula pelas IES e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire.

Para mais informações, acesse: www.ufpa.br/parfor

(Ascom Parfor/UFPA)

0 Comments: