terça-feira, 20 de setembro de 2011

Abaetetuba ganha Centro Educacional Agroambiental

Na manhã deste sábado (26), aconteceu a cerimônia de inauguração do Centro Educacional Agroambiental de Abaetetuba, que contou com a presença do chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho. O local tem capacidade para produzir até 185 mil mudas de fruteiras tropicais e essências florestais que serão distribuídas aos pequenos produtores rurais no período do inverno, para formação de pomares frutíferos domésticos e sistemas agrícolas.

No espaço, serão disponibilizadas mudas de açaí de terra firme e várzea, banana, cupuaçu, cacau, acerola, bacaba, abiu, ingá, biriba, jenipapo, castanha do Pará, taperebá, maracujá, mamão, mogno, cedro, visgueiro, paricá, palmeirinha, pau roxo, ipê, jatobá, macacaúba e andiroba.

O Centro Educacional Agroambiental de Abaetetuba foi criado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), presidida pelo médico e ambientalista Camilo Viana, que teve seu trabalho destacado por Zenaldo Coutinho. "A história da humanidade é sempre marcada por pessoas comuns, que são as pessoas que tratam de múltiplos assuntos na vida, como muitos de nós, e por pessoas revolucionárias, que dedicam as suas vidas a uma causa. A nossa Amazônia é respeitada e cobiçada pelo mundo inteiro. Mas, aqui dentro do nosso território, e eu vou me reportar ao Estado do Pará, com sete milhões e meio de habitantes, poucos são os paraenses que dedicam a sua vida à causa da região. Mas nós temos hoje, aqui nessa mesa, uma pessoa que não pode nenhum paraense, e não poderá a história desse Estado, omitir a dedicada, persistente, inteligente e obsessiva luta em favor da Amazônia, que é o nosso professor Camilo Viana. Ele é uma dessas pessoas especiais que eu lembrava ao falar da história da humanidade, um revolucionário", declarou.

Ele ainda elogiou a iniciativa do titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) por ter possibilitado a implantação de um projeto como o que foi inaugurado neste sábado. "Nós conseguimos encontrar aqui em abaeté um secretário municipal de agricultura que resolve dedicar parte do seu trabalho à preservação. Por que pensar em essências florestais? Por que pensar em reflorestamento? Por que pensar nas frutas da Amazônia? O resultado não vai ser visto em um ano ou seis meses, como em muitas produções tradicionais, onde é ligeiro. Produzir as nossas riquezas demanda tempo. Mas é exatamente aí que existe, eu diria, a riqueza deste momento. Aqui, dentro da Amazônia, no município de Abaetetuba, nós estamos fazendo um momento expressivo para a história do Pará e do Brasil. Nós precisamos multiplicar o bom exemplo da produção com respeito à natureza", declarou.

O chefe da Casa Civil defendeu também a importância de agregar valor ao que está sendo produzido. "Nós temos que ter indústrias. A gente tem que ter esse trabalho de beneficiamento aqui, na área da produção", frisou. Zenaldo destacou ainda o momento difícil que o Estado tem enfrentado. Mas observou que o governador Simão Jatene está empenhado em solucionar os problemas para poder aumentar os investimentos. "Além de quebrados, nós estamos com dívidas a curtíssimo prazo vencendo. Só no primeiro mês, em janeiro, já tinha um resultado negativo, entre o que o Estado arrecadou e o que ia gastar, de R$ 78 milhões. O governador mandou fazer uma economia de guerra e conseguimos terminar o mês com débito de R$ 50 milhões. Não é simples a situação. Mas, graças a Deus, o governador Simão Jatene é um economista. É um homem que conhece muito a máquina administrativa do Estado, e montou uma equipe que está caçando dinheiro para entrar e não deixar sair. Fazendo economia naquilo que é possível, sem prejudicar saúde, educação e segurança. E, se Deus quiser, já no verão, vamos ter o início forte de parcerias com o município de Abaetetuba", declarou.

DEDICAÇÃO

Sérgio Maués, titular da Secretaria Municipal de Agricultura de Abaetetuba, conta que o Centro Educacional Agroambiental exigiu um ano e meio de trabalho para ser inaugurado. "É importante ressaltar que além da Prefeitura, contamos ainda com o apoio da Sagri (Secretaria de Estado de Agricultura), com a produção de mudas", disse. O Centro conta com dois viveiros - denominados Camillo Viana e Francisco Maués Carvalho - com capacidade para produzir até 185 mil mudas. Segundo Sérgio, elas serão distribuídas aos agricultores e ribeirinhos da Região que se mostrarem interessados.

Para Camilo Viana, a inauguração do Centro é o exemplo de que é possível fazer alguma coisa em favor da região. "A defesa da Amazônia não depende de muita gente. Depende de cada um de nós. O Brasil pertencer a nós e temos que lutar por ele", enfatizou.

O deputado estadual José Megale também esteve presente na inauguração. "Quantos viveiros foram implantados nos últimos anos nessa região? Inúmeros. Mas quantos ainda existem? Só uns dois ou três. O Estado tem que apoiar, mas é preciso que tenha dedicação do município para garantir esse viveiro. Temos que incentivar o processo educacional, senão o Centro não se completa. Como o Camilo falou, cada um tem que fazer a sua parte", disse.

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Maria Rodrigues Carvalho, acredita que a entrega de um Centro Educacional Agroambiental representa a demonstração de que a Prefeitura acredita que é possível construir um Pará ou um país melhor. "Nós acreditamos no trabalho do governador Simão Jatene. Estamos construindo um novo Pará, que entende o desenvolvimento voltado para as pessoas. Que nesse espaço sejam plantadas muitas sementes, mas também sementes de vidas, de consciência ecológica também", concluiu.

Fonte: Governo do Pará

http://www.jornalbrasil.com.br/interna.php?autonum=22623

0 Comments: