A nova seleção será necessária para preencher as vagas não ocupadas devido ao baixo desempenho.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) fará um novo vestibular para preencher as vagas que sobraram no Processo Seletivo Seriado de 2010. A decisão foi tomada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), realizada ontem. A intenção do Conselho é preencher a demanda de vagas não preenchidas, pelo baixo desempenho dos candidatos em alguns cursos, ainda no primeiro semestre para evitar prejuízos no ano letivo da instituição.
A expectativa é que o Edital do novo certame seja lançado ainda no mês de abril e as provas sejam realizadas até o mês de junho. Das 951 vagas que não foram preenchidas no PSS 2010, 913 serão reofertadas: 91 em Abaetetuba, 138 em Altamira, 80 em Belém, 64 em Bragança, 100 em Breves, 8 em Cametá, 66 em Castanhal, 332 em Marabá e 34 em Soure. O Conselho decidiu que as 38 vagas não preenchidas para os cursos ofertados em Santarém não serão oferecidas novamente porque o Campus se transformou em uma instituição independente, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
A realização de um novo processo foi definida porque, em alguns cursos, as aulas já iniciaram e, em outros, a turma esperaria o ingresso de novos alunos. A ideia inicial era promover um novo processo seletivo para as graduações em que sobraram mais de dez vagas e ofertar as remanescentes para o Processo Seletivo à Mobilidade Interna e, posteriormente, Externa (Vestibulinho) sempre que houvesse menos de dez vagas disponíveis. No entanto, por consenso, ficou definido que todas as vagas serão preenchidas agora.
A nova avaliação deve ser composta por uma prova objetiva e uma redação, mas outros detalhes ainda deverão ser acertados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps). A Universidade garante ainda que não haverá prejuízo aos estudantes que entrarão na Universidade pelo Processo Seletivo Especial.
(Diário do Pará).
0 Comments:
Post a Comment