quinta-feira, 1 de abril de 2010

"VICENTE CIDADE" FAZ OBERVAÇÕES SOBRE O POSICIONAMENTO E MANDATO DO SENADOR NERY

Segundo a Postagem no "Blog do Vicente Cidade", Senador Nery foi equivocado ao mudar de partido e postura política o que, segundo sua análise, pode lhe custar o almejado mandato de "deputado estadual", ao qual irá disputar.

Leia abaixo o texto na íntegra:

Senador Nery terá difícil tarefa no PSOL. (Link para o Original)

Quando era vereador em Abaetetuba, o hoje Senador da República José Nery era pessoa muito ligada a governadora Ana Júlia, tanto que fora indicado para ser o seu suplente na chapa que a elegeu senadora em 2002. Quando Ana se elege governadora em 2006, Nery assume o mandato de senador em seu lugar, mas, logo depois deixa o PT e vai para o PSOL, se posicionando como oposição e deixando o governo descoberto de um interlocutor no Senado Federal, ficando o governo sem um representante de fato, para defender os interesses do estado, a partir de uma nova lógica de gestão, que foi vitoriosa na eleição de 2006.
Essa decisão do Senador Nery, foi uma grande decepção para todos, pois teve conseqüências danosas para a nossa governadora, uma vez que o governo ficou sem interlocução no Senado Federal e durante esse primeiro mandato, vimos o governo ser vítima de toda sorte de calúnias e acusações (e até mesmo baixarias) vindas da tribuna daquela casa, praticadas pelos senadores oposicionistas do PSDB, Mário Couto e Flexa Ribeiro, que expunham nacionalmente uma imagem negativa do estado e da governadora para tentar desqualificar os avanços e as mudanças do governo popular, sem que houvesse uma voz discordante que repunha a verdade aos fatos. A saída do Senador Nery do PT fora portanto um duro golpe para o governo.
Não estou entrando no mérito da decisão do Senador Nery, isso não me cabe, mas, em minha avaliação acredito que tenha cometido um equívoco de avaliação política. Como petista, eu também fiquei atordoado com a crise gerada por lideranças que sujaram a nossa história, agora, como militante de esquerda, não via, como não vejo ainda hoje, espaço para que outro partido substitua o PT como o partido de referência da esquerda no país. Ou seja, ainda acho que a disputa interna dentro do PT pela direção do partido, e consequentemente a sua reafirmação com o socialismo, é mais eficiente que a disputa de vanguarda pelas “bases sem direção” ou pela primazia no movimento de esquerda.
Isto posto, acredito que o Senador Nery, se tivesse continuado no PT, seria uma liderança ascendente no partido. Teria cumprido importante missão no Senado Federal, estaria certamente com o seu mandato muito evidenciado no estado e, não duvido, estaria certamente em posição privilegiada dentro do PT e do governo para decidir qual caminho seguiria nessa eleição vindoura.
Entretanto, no PSOL, o Senador Nery será candidato a Deputado Estadual, disputando a pequena base do partido com a sua maior liderança, Edmilson Rodrigues, e com a ex deputada Araceli, que também conta com boa organização partidária. É o que resta. Neste ano, uma vaga na Assembléia Legislativa deve ser alcançada por volta dos 90.000 votos por coligação. Ou seja, considerando uma possível, porém não muito provável, coligação entre PSOL/PSTU/PCB não acredito que esses partidos seriam capazes de alcançar densidade eleitoral superior a uma única vaga, portanto, acho que o Sen. Nery se limitará a cumprir um importante papel na eleição do Edmilson para Deputado Estadual. Muito pouco para o companheiro Nery.

Que pena!!
 
Transcrito da Fonte: http://vicentecidade21.blogspot.com/2010/04/senador-nery-tera-dificil-tarefa-no.html

Análise do Folha de Abaetetuba: É um pouco tarde pra lamentar, não acham? Assim como é um pouco cedo pra prever o resultado! Agora você Leitor, faca sua análise!

2 Comments:

Anônimo said...

ja votei no nery para vereador mas me decepcionei quando ele mudou de partido e ficou no oposição da governadora acho que ela ta como eu decepcionada acho também que ele não ganha para deputado estadual e muito fraco.

Anônimo said...

Como filho de Abetetuba, analiso qu Nery não ganharia mais nem para vereador em nosso município, pois os que o apoiavam se desintegraram pelas benéias do Governo Estadual, e os que apoiam são benficiados por seu mandato de Senador, e quando ele sair, que irá acontecer com eles?
Sair o PT foi um erro, pior do qu isso, foi apoiar a Francinete e se juntar ao Mário outo e ao Flexa Ribeiro.

O correto era devolver o Mandato, mais logo, que deixaria a mamata.